Ascenção e valorização de produtos usados aumenta a cada dia. Estudo aponta que 56% dos brasileiros declararam já ter feito ao menos uma transação (compra ou venda) de artigos usados
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Ascenção e valorização de produtos usados aumenta a cada dia. Estudo aponta que 56% dos brasileiros declararam já ter feito ao menos uma transação (compra ou venda) de artigos usados
Há seis meses o Meu Número Brechó saiu do universo virtual e ganhou vida com uma loja física no Venâncio Shopping. A empresária Fabiana Resende começou a empreitada em sua casa em 2020, tirando fotos das peças garimpadas e colocando nas redes sociais para venda. Com o tempo, sentiu que um espaço físico poderia fazer o diferencial do seu negócio.
“Mulheres gostam de experimentar as peças. Por mais que explicasse nas descrições dos produtos os tipos de tecidos e materiais, o nosso público sentia falta de poder tocar, vestir, experimentar. E para nós ter este espaço físico é ótimo”, conta Fabiana Resende.
Localizado no 1º piso, o público pode encontrar um mix variado de roupas, acessórios, joias, bolsas e carteiras. Entre as marcas mais comercializadas estão: Animale, Lelis Blanc, Farm, Shoulder, Zara, entre outras. Também itens de luxo com peças de grifes como Gucci, Louis Vuitton, Chanel e Dior. “Nosso público gosta de peças de marcas com valor de mercado mais baixo. Aqui os itens podem custar cerca de R$ 70% a menos que nas lojas de origem. Varia de acordo com a peça e a marca”, explica a empresária.
A qualidade das peças é um diferencial do brechó, que aceita apenas itens com excelente estado de conservação, sem avarias, garantindo assim um acervo de qualidade. A loja também recebe peças por consignação. Clientes que tiverem interesse em vender, podem levar os itens até a loja, lá são avaliados e passam por uma curadoria para definir o preço. Quando as peças são vendidas, o cliente recebe o valor da venda com o desconto da comissão.
“Com a expansão da moda circular as pessoas estão bem mais abertas para isso, não há preconceito. Aqui, a maioria das peças são novas, algumas chegam até com etiqueta pois nunca foram usadas,” destaca.
Economia circular
A economia circular é uma alternativa positiva quanto à redução dos impactos ambientais das cadeias de produção e tem despontado como um importante crescente no mercado de moda. Atualmente, 70% dos compradores de itens usados “gostam do fator sustentável” associado ao consumo desses produtos, comparado com 62% em 2018, de acordo com o estudo A (re)descoberta da moda seminova no Brasil, realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e o Enjoei, que ouviu 3 mil pessoas de todo o país, de diferentes idades e perfis socioeconômicos. A estimativa é de que esse mercado cresça de 15% a 20% nos próximos 5 anos, ultrapassando o valor do mercado de fast fashion até 2030.
O conceito de resale, a venda de peças seminovas também ganhou destaque no NRF 2023 - Retail’s Big Show, evento que reuniu representantes do setor de varejo do mundo todo em Nova Iorque (EUA). Executivos, especialistas e empresas renomadas debateram sobre o futuro do varejo por meio de temas como comportamento do consumidor, ESG, nova dinâmica na publicidade, mídias sociais e tendências.
SERVIÇO - Meu Número Brechó
Venâncio Shopping
Informações: (61) 99992-1074
@meunumero.brecho
https://www.mnumero.com/
Venâncio Shopping
SCS Q 8 – Asa Sul
Informações: (61) 3208-2000
Canais digitais: www.venancioshopping.com.br
Instagram: @venancioshopping