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Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram - Release


Foto: Divulgação
JC Comunicação 28/04/2021

Profissional da área de fotografia dá dicas em como registrar o melhor clique para alavancar as vendas através de redes sociais

Dados revelados pelo Sebrae, apontam que entre 2014 e junho de 2018, o Instagram triplicou a quantidade de perfis, ultrapassando 1 bilhão de usuários ativos ao longo do mês. Sendo que 70% das empresas existentes no mundo tem um perfil no Instagram, enquanto o Twitter é usado por 67,2% das empresas e o Linkedin por 57%.

 

No que se refere a interação, cerca de 80% dos usuários interagem com pelo menos uma marca, 70% das hashtags representam uma marca e uma única hashtag é capaz de alavancar em 12,6% o engajamento com o público. Cerca de 1 milhão de pessoas visitam os sites fora da plataforma, por meio de links no Instagram, aumentando assim o tráfego dos sites.

 

Se uma imagem vale mais que mil palavras, então que tal caprichar na produção e estimular clientes a ver mais detalhes dos posts, comprar online ou ir até sua loja física conferir de perto as peças  que você tem pra vender.

 

Dicas de fotografia

Para o fotógrafo Paulo Henryke Diaz, mais conhecido como PhD, a dica para tirar fotos de roupas e vender mais no Instagram, é experimentar ambientes “cleans” e assim dar notoriedade ao produto. “Cenários que não competem com o look. Ter uma modelo desinibida faz toda diferença para composição da fotografia”, reforça PhD.

 

Paulo teve de se reinventar nessa pandemia causada pelo novo Coronavírus para aumentar seu faturamento. Ele falou que o trabalho de marketing na internet através de tráfego pago foi uma boa saída. Investir em locações e cenários fotográficos também foi uma das soluções para aumentar seus ganhos. “Use a criatividade!”, aconselha.

 

O fotógrafo acredita que seu diferencial em relação a outros profissionais do mercado, foi o investimento, criatividade e procurar sempre soluções e inovações, para que o trabalho não fique estagnado. Sair da zona de conforto sempre!

 

Mais dicas

1 - Leve em conta quem é o seu público: Que tipo de looks os clientes mais buscam? Qual a peça-chave da estação e que faz a cabeça das suas clientes? Qual faixa etária? Hábitos? Preferências? Padrão econômico?

 

2 - Crie o ambiente adequado que favoreça obter boas imagens: A nitidez dos detalhes de uma foto não deve ser revelada unicamente pelo flash. Aliás, se possível, até evite o uso dele. O ideal é sempre priorizar a luz natural, portanto, procure um ambiente sempre iluminado na hora de tirar fotos para o Instagram de sua loja.

 

3 - Certifique-se de que a lente da câmera esteja limpa: Seja uma câmera profissional, seja do seu smartphone, é possível obter bons resultados. Para tanto, há um fator que muitas vezes passa desapercebido. Se trata da lente da câmera.

 

4 - Teste pessoas reais e manequins: Quando você mesmo posa como modelo para as fotos, vestindo as roupas que você revende, você humaniza a marca da loja.Você pode usar modelos reais, amigas e clientes da loja.

 

5 - Pense na roupa e na composição do cenário: Repare todos os detalhes da roupa, antes de fotografar e postar. Ela vestiu bem? Está combinando de forma harmonizada com o look e demais acessórios?

 

6 - Mantenha um padrão: É importante para a identidade visual de sua loja, que você mantenha um padrão, sobretudo no material de divulgação dos produtos.

 

7 - Aposte na variação de ângulos: Uma boa foto deve contar uma boa história, isso é fato. Para criar uma narrativa interessante, explore ao máximo a variação dos ângulos.

 

8 - Fuja do zoom: Ao invés de dar aquele popular e “mágico” zoom, se aproxime para realizar o registro.O zoom faz com que a foto perca muito em qualidade, em resolução.

 

9 – Edite: Há inúmeros apps fáceis e muito intuitivos para você usar no próprio celular. Até mesmo o Instagram possui alguns recursos que irão otimizar a foto e deixá-la mais atraente.