bars

Os Bonecos Gigantes vão encantar o Carnaval do Distrito Federal - Release


Foto: Boneca Gigante - Crédito: Nara Oliveira
Pareia Comunicação 07/02/2020

Projeto Bonecos Gigantes ministrará oficinas de construção, manipulação e cortejos o durante o mês de fevereiro

Para animar e encantar ainda mais o Carnaval da cidade, o Projeto Bonecos Gigantes, ministrado pela mestra Tetê Alcândida, realizará uma série de atividades durante o mês de fevereiro, com oficinas e apresentações. No dia 08 de fevereiro, sábado, acontecerá o Curso de Manipulação de Bonecos Gigantes, a partir das 15h, no Mercado Sul de Taguatinga, em parceria com a Ecofeira Mercado Sul. Já nos dias 14, 15 e 16 acontecerá, no Batalhão das Artes de Taguatinga, a 3ª edição do Curso de Construção de Bonecos Gigantes, sendo na sexta, das 16h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 17h. E nos dias 23 e 25, domingo e terça de Carnaval, os bonecos gigantes encantarão o Bloco do Ventoinha de Canudo, da 206 Norte, a partir das 16h, com um lindo cortejo, como parte do Curso de Manipulação de Bonecos Gigantes. Todas as atividades são gratuitas. 

* Inscrições para Curso de Produção de Bonecos: https://forms.gle/T38z45Xh9fj1Eggw5 

* Inscrições para Cursos de Manipulação de Bonecos: https://forms.gle/TEbAcYEnv9xyVu649  

 

Um pouco sobre Bonecos Gigantes

Na atualidade, os bonecos gigantes são esculturas enormes de personagens da história de um local, estado, país e continente. Esta tradição, que tem provável origem na Idade Média, demonstra o papel da linguagem popular na permanência e ensinamento desta cultura oral, que dialoga com a sociedade de forma crítica, destacando temas na criação do imaginário brasileiro. Sua primeira aparição no Brasil, se deu por volta de 1932, através do personagem Zé Pereira, em Olinda - PE. O projeto "Fortalecendo a Cultura Popular através do Resgate de Bonecos Gigantes", quer aguçar a criatividade e valorizar o potencial e viabilização dessa arte tão expressiva, tendo a parceria do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal - FAC/DF.  

 

Tetê Alcândida

Terezinha Alcândida Borges, mais conhecida como Tetê Alcândida tem uma trajetória na cultura popular de quase 30 anos. "Menina, você é um artista!" -, foi o que ouviu de um palhaço de circo que encomendara o conserto de um par de sapatos, surpreso com o resultado. Moradora de Taguatinga desde 1991, logo se viu fazendo sapatos, figurinos e cenários para grupos teatrais, circenses e folclóricos locais, nacionais e internacionais. Além do ofício de sapateira, também é cenógrafa, bonequeira, artesã, oficineira de brinquedos e brincadeiras populares entre outras profissões que construiu ao longo da vida. Em sua carreira já concentra ações importantes como - cenógrafa do Maior São João do Cerrado (Ceilândia) por 10 anos e uma das fundadoras do bloco carnavalesco Mamãe Taguá. Também a partir da releitura dos bonecos de Olinda, passou a confeccionar bonecos gigantes, além do trabalho de resgate das tradições da roça, através da intervenção artística com a "Cozinha da Roça". Em 2018 foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal por ter prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural da cidade. Atualmente é Coordenadora do Batalhão das Artes, em parceria com a Associação dos Comerciantes e Industriários de Taguatinga - ACIT.

 

SERVIÇO

Projeto Bonecos Gigantes no Carnaval

Fevereiro de 2019

Atividades gratuitas

* Inscrições para Curso de Produção de Bonecos: https://forms.gle/T38z45Xh9fj1Eggw5 

* Inscrições para Cursos de Manipulação de Bonecos: https://forms.gle/TEbAcYEnv9xyVu649  

 

Programação:

*3a Edição - Curso Bonecos Gigantes: da produção a manipulação*

Datas: 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo)

Horários: Sexta: 16h às 21h; Sábado: 9h às 17h; Domingo: 9h às 17h

Local: Batalhão das Artes - Endereço: Praça da QI 25 - Taguatinga Norte (Ponto de Referência: Associação Comercial e Industrial de Taguatinga) 

Classificação: a partir de 15 anos

 

*Ecofeira Mercado Sul - Curso Manipulação de Bonecos Gigantes*

Data: 08 de fevereiro (sábado)

Horário: A partir das 15h

Local: Mercado Sul Vive - QSB 12/13 - Taguatinga Sul

Classificação: Livre

 

*Bloco Ventoinha de Canudo - Curso Manipulação de Bonecos Gigantes*

Datas: 23 e 25 de fevereiro (domingo e terça-feira)

Concentração do Bloco: 16h20

Saída: 17h30 fazendo o percurso com os bonecos

Local: Comercial da  206 Norte

Classificação: Livre