Brasília é Aqui - logo
  • Cadastrar matéria
Logo Brasília é Aqui
  • Página Inicial
  • Daqui
  • Matérias
    • Atualidades
    • Artes e Museus
    • Política
    • Governo
    • Economia
    • Ciência e Tecnologia
    • Cultura e Lazer
    • Festas e Shows
    • Saúde e Bem-Estar
    • Mobilidade e Viagens
    • Moda
    • Gastronomia
    • Esportes
    • Negócios e Empreendedorismo
    • Finanças e Mercados
    • Sociedade e Comportamento
    • Educação e Cursos
    • Bebê e Criança
    • Animais e Pet
    • Empregos e Oportunidades
    • Todas
    • Fontes de matérias
  • Horário de ônibus
  • Cinemas
  • Eventos
  • Loterias
Cadastrar matéria
Brasília é Aqui
Nossos sites

Minas é Aqui

Sampa é Aqui

Rio é Aqui

Brasília é Aqui

Sobre Nós

Política de Privacidade

Fale Conosco

  • Por Paulo Almeida
  • 09/10/2026

IGG celebra Dia das Crianças com HackaKids sobre segurança digital

Compartilhar:

Evento reuniu cerca de 300 estudantes no Paranoá para cocriar melhorias em um jogo educativo sobre segurança na internet.

IGG celebra Dia das Crianças com HackaKids sobre segurança digital

O Instituto Gabriel Gastal (IGG) celebrou o Dia das Crianças com um HackaKids realizado na LIFT School, no Paranoá. A atividade reuniu cerca de 300 crianças e colocou estudantes do 5º ano como protagonistas de uma experiência de tecnologia, criatividade e educação digital.

Com o tema “Sua ideia muda o jogo”, o desafio convidou os alunos a propor melhorias para o Detetive Digital, game desenvolvido pelo IGG para ensinar, de forma lúdica, como reconhecer riscos na internet e adotar comportamentos mais seguros.

No jogo, os participantes percorrem diferentes ambientes, conversam com personagens, respondem a perguntas e conquistam insígnias enquanto aprendem sobre segurança on-line. Durante o HackaKids, os estudantes imaginaram novos personagens, avatares, missões e desafios para tornar a experiência mais divertida e educativa.

“A proposta foi justamente ouvir as crianças e entender como elas gostariam de aprender sobre segurança digital. Elas trouxeram sugestões que podem tornar o jogo mais atrativo”, afirmou Marcelo Biângulo, diretor de Tecnologia e Inovação da Liberty Group e um dos mentores do jogo.

Segundo Paloma Gastal, presidente do IGG, a iniciativa colocou as crianças no centro do processo de criação. “Elas mostraram que têm criatividade, senso crítico e muito a contribuir. Queremos que sejam protagonistas da tecnologia, e não apenas consumidoras”, declarou.

Após desenvolverem as propostas, os grupos apresentaram as ideias aos mentores em formato de pitch. A atividade trabalhou comunicação, colaboração e a capacidade de defender soluções.

Pedro Palmeira, coordenador de Inovação da Liberty Group, destacou a participação dos estudantes. “O mais importante é que elas não ficaram apenas assistindo: participaram, questionaram e ajudaram a construir”, disse.

A coordenadora de Robótica do Sériös School, Letícia Puziski Rossato, acompanhou a atividade e ressaltou a importância de abordar limites, responsabilidade e respeito no ambiente digital. A professora Alessandra Salazar, da LIFT School, afirmou que os alunos também compartilham o aprendizado com familiares e amigos.

O encerramento do HackaKids teve lanche, música e dança ao lado de personagens do Giraffas. A programação reuniu aprendizado, diversão e convivência.

Segurança digital começa com diálogo

A presença crescente de crianças na internet amplia as oportunidades de aprendizagem e entretenimento, mas também exige atenção de famílias e escolas. Segundo o estudo “Proteção à primeira infância entre telas e mídias digitais”, do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), 82% das crianças brasileiras de 6 a 8 anos utilizavam a internet em 2024.

Entre os riscos estão a exposição a conteúdos inadequados, o contato com desconhecidos, o compartilhamento de dados pessoais, os golpes virtuais e o cyberbullying. O uso excessivo de telas também pode comprometer o sono, as atividades físicas e a convivência familiar.

Para Paloma Gastal, além de orientar sobre os riscos, é necessário ensinar as crianças a proteger a privacidade e pedir ajuda quando necessário. Ela também citou como medidas importantes as conversas frequentes, o acompanhamento dos aplicativos utilizados e a definição de limites adequados à idade.

O IGG desenvolve um e-book educativo para pais, responsáveis e escolas, com orientações sobre segurança na internet, proteção de dados, riscos digitais e uso equilibrado das telas.

Mais informações estão disponíveis em https://www.institutogabrielgastal.org.br/.

Compartilhar:
Etiquetas:
  • Sociedade e Comportamento
  • Educação e Cursos
Cadastrar matéria
Quer divulgar o sua matéria e ter a possibilidade de expor essa matéria para 5000 pessoas diariamente? Cadastre gratuitamente sua matéria.
Brasília é Aqui | 2026 | Todos os Direitos Reservados
Política de Privacidade | Termos de Uso | Fale Conosco | Feed RSS
Minas é Aqui | Sampa é Aqui | Rio é Aqui | Brasília é Aqui