bars

Os principais Benefícios ao DF em Setembro 2021 - De Brasília

Follow

Foto: Tânia Rego / Agencia Brasil
Paulo Lima 04/10/2021

Setembro foi um mês movimentado no Distrito Federal. O avanço na vacinação contra a Covid-19 tem possibilitado às pessoas voltarem às atividades frente ao novo normal, durante a pandemia do novo coronavírus. O mês foi importante, também, no cenário político, que gerou manifestações diversas na capital federal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em boletim informado em 30 de setembro, o Distrito Federal já recebeu 70 remessas de vacina, totalizando 4.082.566 doses, sendo 156.690 doses da Coronavac, 1.359.350 doses da AstraZeneca, 1.506.126 doses da Pfizer e 60.400 da Janssen. Segundo dados do e-SUS Notifica ao todo 3.157.297 doses de vacina foram administradas, sendo 2.078.707 como primeira dose, 1.030.370 como segunda e 48.220 como dose única.

Sobre as manifestações de 7 de Setembro a favor do governo do Brasil, foram registrados poucos incidentes. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) disse que a Polícia Militar do Distrito Federal reforçou o policiamento no centro de Brasília e trabalhou com apoio de tropas especializadas, como a Cavalaria, o Batalhão de Choque (BPChoque) e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). A medida propiciou minimizar ocorrências durante as manifestações.

Para lembrar as decisões e iniciativas que foram expressivas em setembro no Distrito Federal, o portal Brasília é Aqui reuniu um compilado das notícias que tiveram impacto e resultado qualitativo para os brasilienses. Confira!

Plano Piloto

Foto: Acacio Pinheiro / Agencia Brasilia

Foto: Acacio Pinheiro / Agencia Brasilia

A comunidade surda do Distrito Federal conquistará, em breve, uma aguardada decisão: a nova Escola Bilíngue Libras e Português Escrito do Plano Piloto. De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o espaço será abrigado na 912 Sul e, a médio prazo, a proposta é oferecer, também, atividades de lazer, cultura e esporte. Informaremos aqui as conduções do projeto e o prazo para a entrega da instituição de ensino.

Riacho Fundo

Foto: Reprodução / Rede Globo
Foto: Reprodução / Rede Globo

Pela primeira vez o Bem Amigos Bar, no Riacho Fundo, participou do festival gastronômico Comida Di Buteco. O bolinho de salmão servido com molho de gengibre concorreu com mais 14 participantes e possibilitou estabelecimento o primeiro lugar. A redação do Brasília é Aqui fez questão de experimentar o prato, que faz jus à premiação. Crocante por fora, macio e o molho traz uma harmonia do peixe ao paladar. Com a vitória, o Bem Amigos representará Brasília na disputa de melhor boteco do país. Estamos na torcida!

Riacho Fundo II

Decisão bastante esperada pelos moradores do Riacho Fundo II, enfim aconteceu a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS). A nova unidade está localizada na QS 09 e, segundo a Secretaria de Saúde do DF, possui capacidade de atender até 28 mil pessoas e conta com sete equipes da Saúde da Família. Um dos destaques da UBS é a estrutura: tem mais que o dobro de área construída que as tradicionais unidades, o que vislumbra se ter até dez equipes de médicos e técnicos de saúde, para, no futuro, conduzir ao atendimento de 35 a 40 mil pessoas. Acompanharemos as contratações e efetivação dos serviços.

Taguatinga

Foto: Agencia Brasilia
Foto: Agencia Brasilia

As obras do túnel de Taguatinga continuam aceleradas. Em setembro a Administração da cidade, junto ao Governo do Distrito Federal informou que foi possível chegar a uma importante etapa de execução: a concretagem da laje. A fase consiste em preencher o teto do túnel com brita, areia, cimento e outros materiais em um metro de espessura. Atualmente, a obra do túnel está 45% executada. Vale destacar que trata-se da maior obra viária do país.

Recanto das Emas

Foto: Agencia Brasilia
Foto: Agencia Brasilia

Entusiasmo para os moradores do Recanto das Emas e região. As obras do novo viaduto, em frente ao Riacho Fundo II contam com 30% de execução e a fundação das partes elevadas do viaduto ficam prontas nos próximos dias, garante o Governo do Distrito Federal. A obra foi iniciada em maio e visa facilitar o trânsito onde circulam diariamente cerca de 60 mil veículos.

Estrutural

Foto: CEB
Foto: CEB

A CEB Iluminação Pública (CEB/Ipes) iniciou a ação do programa Luz que Protege para a Cidade Estrutural - uma conquista para os moradores, que têm o histórico de problemas de iluminação que viabilizam ocorrências de crimes. Os setores Central e Leste vão receber 579 luminárias de LED para substituir as luminárias convencionais. O portal Brasília é Aqui acompanhará esse importante passo a favor da qualidade de vida, bem-estar e segurança dos moradores da Estrutural.

São Sebastião

Foto: Divulgação / SEMOB
Foto: Divulgação / SEMOB

Quem mora em São Sebastião e utiliza transporte coletivo passará a contar com duas novas linhas de ônibus. De acordo com a Agência Brasília, a Linha 197.6 vai do Morro da Cruz até a Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Ponte JK e pela Esplanada dos Ministérios. Já a Linha 183.8 sai do Terminal de São Sebastião em direção aos bairros Vila Nova, São Bartolomeu, Morro Azul, Complexo Educacional Zumbi dos Palmares (DF-473) até a BR-251. Essa é uma solicitação dos moradores por meio da Ouvidoria, através do telefone 162.

--

Vale destacar que o portal Brasília é Aqui noticia as principais novidades a favor dos moradores do Distrito Federal. Se você gostou do conteúdo, compartilhe e comente! Nossa equipe de jornalismo trabalha diariamente para oferecer informações relevantes para a população. Para sugestão de pauta, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].