GDF inicia ano letivo com diversas oportunidades aos Estudantes

Por Paulo Lima - 15/02/2022


Foto: Caravana Nota 10 / Sejus-DF

O ano letivo na rede pública de ensino do Distrito Federal começou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, com oportunidades diversas aos pequenos. Junto com o retorno das aulas regulares, o Portal Brasília É Aqui reuniu uma série de oportunidades, para que os estudantes possam usufruir dos benefícios ofertados pelo Governo do Distrito Federal. Confira!

Vacina DF

Com o retorno das aulas 100% de forma presencial, uma série de medidas de prevenção e proteção contra a covid-19 devem ser observadas pela comunidade escolar. Para criar um ambiente mais seguro a todos, as Secretarias de Educação e de Saúde promoveram campanha para intensificar a vacinação contra a covid-19 das crianças em idade escolar. Aos pais, além de levarem os filhos para vacinarem, cabem orientar sobre a necessidade do so obrigatório e permanente de máscara cobrindo nariz e boca, manter distanciamento social, evitar tocar olhos, nariz e boca, fazer a higienização constante das mãos com água e sabão ou uso de álcool gel 70%, não compartilhe objetos de uso pessoal. Vale lembrar que a imunização do público infantil teve início em 16 de janeiro pelas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente e com 11 anos sem comorbidades. 

Caravana Nota 10

Projeto social desenvolvido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Instituto Cultural e Social Lumiart e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA-DF), com o apoio da Secretaria de Educação, a Caravana Nota 10 vai ofertar a centenas de estudantes oficinas culturais. De acordo com a Secretaria de Justiça do Distrito Federal, ao todo, 21 escolas públicas do DF terão acesso às atividades, de teatro, dança, rap e percussão. O objetivo é fortalecer os direitos da criança e do adolescente, a cultura da paz e da não violência em regiões de vulnerabilidade, como Planaltina, Ceilândia, Sol Nascente, Paranoá, Itapoã e Sobradinho II. Além das oficinas, estão programadas 42 apresentações, sendo duas em cada escola, com a participação de artistas e/ou grupos culturais compostos por jovens que atuam nas comunidades por onde passará a caravana.

Bolsa Universitária 

O Edital para credenciamento de instituições de ensino superior (IES) do Programa Bolsa Universitária, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está disponível para as universidades e faculdades privadas que tenham interesse em fazer parte do programa. O Bolsa Universitária tem por finalidade oferecer bolsas de estudo financiadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para estudantes comprovadamente sem condições de pagar sua formação nos cursos e instituições credenciadas pela Secti. De acordo com a Agência Brasília, poderão ser credenciadas instituições privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que cumpram os critérios definidos pelo Edital. Os estudantes universitários selecionados poderão escolher a IES credenciada mediante conveniência, sempre respeitando o número de vagas disponíveis e as notas obtidas na prova do Enem. 

Passe Livre

Mais uma boa notícia com a volta às aulas na rede pública, é o uso do Passe Livre Estudantil (PLE). Segundo a Agência Brasília, mais de 2,9 mil alunos vão utilizar pela primeira vez o cartão do Passe Livre Estudantil (PLE). Outros 946 estudantes que requereram a segunda via também estarão com cartão novo na volta à escola. A orientação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) é que os novatos passem o cartão no validador duas vezes. A regra vale para todos. No primeiro embarque, tanto no ônibus quanto no metrô, o estudante deve aproximar o documento duas vezes no validador. A primeira é para que o sistema faça a atualização das informações, e a segunda é para liberar a catraca. Caso o cartão apresente algum tipo de erro, o estudante poderá ir a um posto de atendimento do BRB Mobilidade e solicitar a verificação do dispositivo.

Atividade Física 

Estão abertas as inscrições para quem quer fazer atividades físicas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) do Distrito Federal. As inscrições valem para todas as 12 unidades. Delas, Brazlândia, Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Planaltina estão funcionando com 100% da capacidade, tendo observância aos protocolos gerais e específicos de combate à covid-19. Vale destacar que crianças e avós de famílias inscritas no Criança Feliz Brasiliense têm vagas reservadas nessas unidades. Para realizar a matrícula basta acessar o site https://sistemas.df.gov.br/sigecop/ e preencher os dados. Em caso de dificuldade no acesso ao Sigecop, os interessados poderão comparecer ao COP e solicitar auxílio de um servidor para efetivar o cadastro de inscrição, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Outras informações pelo telefone (61) 4042-1828, ramal 2002, ou pelo e-mail [email protected].

  • Compartilhe:
  • @