Escola pública do DF recebe festa julina e oficina de comidas típicas

Trapézio Comunicação - 03/07/2024

Com foco no ensino especial, alunos do CEF 209 de Santa Maria recebem dois dias de festa com apresentações de quadrilha, teatro de bonecos, roda de viola, repente e muito mais


Mamulengo Fuzuê - Créditos Alice Lira

Nos dias 05 e 06 de julho, alunos do Centro de Ensino Fundamental 209 de Santa Maria recebem o Arraiá Excepcional. O evento é uma parceria apoiada pelo Fundo de Apoio à Cultura - FAC e tem o intuito de unir a preservação do folclore e da cultura brasileira, à conscientização da inclusão das pessoas com deficiência. Serão dois dias de diversidade cultural, com foco no ensino especial, trazendo apresentações de bonecos, quadrilha, mamulengo, moda de viola, repente e muito mais. 

A festa trará diversas ações que buscam a promoção da identidade brasileira. Além disso, como parte das festividades, o projeto irá homenagear uma personalidade da cultura popular, tendo como personagem escolhido para este ano o Mestre Teodoro, com o Bumba Meu Boi, declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Distrito Federal. 

"Promover a inclusão e o acesso à cultura são os objetivos principais do projeto. O resgate da cultura popular é fundamental nos tempos de hoje. Mamulengo, repente e a cultura sertaneja raiz precisam ser promovidos para que a molecada tenha acesso e conheça nesses tempos em que a cultura passa por tantas transformações, tanto na sua essência como nas suas formas de consumo." explica Fábio Barrera, produtor executivo do Arraiá Excepcional. 

E, claro, as já tradicionais comidas típicas serão as atrações principais deste grande evento. Os alunos e professores também receberão duas oficinas para aprender o preparo de deliciosos pratos presentes nas festas de São João. As aulas serão ministradas por Breno Oliveira, chefe de cozinha e professor de gastronomia do Instituto Federal de Brasília. 

Entre as apresentações estão a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana, o Trio Massapé, Boka de Sergipe, o grupo Coco de Quebrada, a dupla sertaneja Lucca e Mauro, Rosback, o grupo Mamulengo Fuzuê e a quadrilha Oxente Vixe. 

Serviço
Arraiá Excepcional no Centro de Ensino Fundamental 209 de Santa Maria
Data: 05 e 06 de julho 
Redes Sociais: @arraiaexcepcional 

  • Compartilhe:
  • @