Engels Espíritos, gaitista e cantor brasiliense de carreira internacional consolidada, lança novo EP no Clube do Choro

Território Comunicação - 05/08/2022

O show marca seu retorno aos palcos, após dois e meio longe em razão da Pandemia de Covid-19


Foto: André Lino

Foram tempos duros e difíceis de isolamento social, mas o arrefecimento dos índices da Pandemia, a ampla vacinação da população e o relaxamento das restrições trouxeram ao artista segurança para retornar aos palcos.

Nos quase dois anos e meio distante das casas de shows, Engels não ficou parado. “Dediquei-me a estudar bastante canto e gaita harmônica, o meu instrumento, segui ministrando cursos online e presenciais, e tomei como lição a importância de melhorar minha alimentação e a prática de exercícios físicos.”, conta o artista.

Confinado em seu estúdio, montado em casa, o gaitista tirou proveito do tempo consigo mesmo para, inclusive, aprimorar suas técnicas e criar um novo repertório de composições autorais. O resultado de todo esse trabalho poderá ser conferido na noite do dia 12 de agosto, sexta-feira, no Clube do Choro.

Admirado por tirar da gaita sonoridades semelhantes aos de guitarra, sanfona, até didjeridu, neste projeto – Gaitada, Engels explora novas tessituras sonoras e melodias, além dos seus surpreendentes arranjos a partir da fusão do Blues, Funk e Rock com ritmos brasileiros. O repertório da noite também inclui composições de seus dois álbuns já lançados: “Harps Invasion”, de 2003, e “Faces da Gaita”, de 2006.

No show, ele se apresenta acompanhado de Rafa Dorneles, na guitarra, Marcelo Ribeiro, no baixo, e Cézar Santon, na bateria. Quem também sobe ao palco para uma participação especial é Gui Costa, gaitista, aluno de Engels há quatro anos e pessoa com deficiência física.

O trabalho musical de Engels quebra o paradigma de que a gaita é exclusiva do Blues, Jazz e Rock, inserindo-a de forma diferenciada em vários ritmos da música brasileira. Sua intimidade com o instrumento fez abrir um rico leque de possibilidades, com um vasto repertorio musical, que mescla diferentes estilos aliada a uma performance artística surpreendente. O músico também é luthier, com habilidades técnicas para manutenção, afinação, otimização e restauração de gaitas harmônicas.

Reconhecimento internacional

Sua diversidade musical e virtuosismo com a gaita fez com que, ainda nos anos de 1997 e 1999, recebesse o convite para dividir o palco com grandes expoentes da música internacional, a exemplo de Brian Cober, Carlos Del Junco, John Mayall, Sugar Blue, Philip Sayce e Jeff Healey. E em 2004, foi ele quem abriu o show de Blues B.B.King, em Brasília.

A primeira turnê internacional foi em 2003, quando se apresentou em sete cidades da Alemanha. Nos anos de 2007 e 2008, excursionou pelos EUA e Canadá, onde realizou vários shows de música brasileira em fusão com a afro-americana. Em Los Angeles, apresentou-se ao lado de Philip Sayce (ganhador do Oscar de melhor canção em 2007).

Entre 2013 e 2014, retornou aos EUA onde ficou em temporada por seis meses e cumpriu uma extensa agenda de shows, solos e participações, em casas noturnas e festivais dos mais importantes estados do mercado musical nos EUA: a Califórnia, Flórida e Nova York.

Registros em audiovisual

Lançado em dezembro de 2011, seu primeiro DVD “Engels Espíritos ao Vivo”, traz um registro de altíssima qualidade de vídeo e áudio. No mesmo ano, foi produzido um documentário sobre a vida e trajetória do artista, filme que entrou na seleção oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2011, na categoria Mostra Brasília.

Serviço: Lançamento do EP Gaitada
Local: Clube do Choro
Endereço: SDC, Quadra 3, Bloco G Eixo Monumental, atrás do Centro de Convenções
Dia: 12 de agosto, sexta-feira
Horário: às 21h
Ingressos: R$ 25, à venda em www.bilheteriadigital.com/engels-espiritos-12-de-agosto
Reserva de mesa: (61) 9.9978-7788 ou (61) 9.9956-7369
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

  • Compartilhe:
  • @