CCBB Educativo promove visitas mediadas sobre patrimônio do CCBB

Tato Comunicação - 02/08/2022

Durante as visitas mediadas, os educadores do CCBB Educativo conversam com os grupos tecendo caminhos, refletindo poéticas e discutindo sobre a identificação do público com as obras e artistas das exposições em cartaz.


Foto de divulgação

O CCBB Educativo oferece, durante todo o mês de agosto, uma série de visitas mediadas para ampliar o diálogo sobre as exposições em cartaz e celebra o patrimônio material do CCBB e imaterial do Brasil.  

Os horários de 12h e 17h, de terça a domingo, podem ser reservados, antecipadamente, pelo site da Eventim ou na bilheteria do CCBB. Além disso, o CCBB Educativo também realiza visitas mediadas espontâneas, ao longo de todo o dia.  Já as visitas para escolas e grupos com mais de 10 pessoas ocorrem de terça a sexta, mediante agendamento prévio através do telefone 61 3222-0341 ou  pelo e-mail [email protected]

Vale ressaltar que a programação de visitas inclusivas mediadas em libras, guiadas por intérprete ouvinte, além das visitas cognitivas e multissensoriais, aos sábados, para pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista e seus acompanhantes, desenvolvidas para explorar memórias, sentidos e sensações.

Neste mês de agosto, o público poderá participar das visitas patrimoniais, com (RE)Descobrindo o CCBB!, com visitas mediadas diariamente, de 12h e 17h. Os educadores falarão aos visitantes sobre a história do prédio do CCBB, sua importância dentro da arquitetura da cidade, as características da arquitetura de Niemeyer que se relacionam com as obras de arte dos jardins do CCBB e todo o complexo de obras fixas que também compõe o patrimônio material do Centro Cultural Banco do Brasil.

Nas galerias 1 e 2 e no Pavilhão de Vidro do CCBB, a exposição Marc Chagall: Sonho de Amor, apresenta a trajetória do pintor judeu russo Marc Chagall (1887-1985). Chagall marcou o século XX através de pinturas, que usavam formas e cores para representar a realidade de forma poética, lírica e fantástica. A exposição conta com 180 obras, entre pinturas, aquarelas, litografias e gravuras, produzidas entre 1922 e 1981. 

Na Galeria 4 do CCBB Brasília, visitação mediada à exposição O Jardim de Amílcar em Obras, a segunda etapa de uma série de exposições do grande escultor brasileiro. A primeira etapa, inaugurada em abril, conta com esculturas ao ar livre em toda a área externa do CCBB Brasília, na exposição O Jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília.  Mais de 60 obras de grande porte formam um grande projeto paisagístico, em diálogo com os vastos espaços abertos do CCBB e com a arquitetura de Oscar Niemeyer.

Ainda no jardim, o CCBB Educativo também oferece visitas mediadas à obra inédita de Hélio Oiticica, artista que revolucionou as artes visuais em todo o mundo. Magic Square #3 é uma das obras que sintetizam o pensamento de Oiticica, rompendo os limites do quadro, transpondo a tela para o espaço ambiental e propondo uma integração com o espectador como participante ativo da obra de arte.  O Magic Square tem como proposta a interação com o público, permitindo que o espectador se locomova pelo labirinto de paredes construído ao ar livre, com materiais e cores variadas, possibilitando experiências sensoriais ao caminhar entre seus grandes espaços.

Confira a programação completa do CCBB Educativo, com os horários de cada visita mediada, em www.bb.com.br/cultura.

  • Compartilhe:
  • @