bars

Webinars gratuitos para professores em junho focam em aulas on-line mais dinâmicas - Release


Foto: Disal
KB!Com 08/06/2021

Avaliação formativa, funções executivas e como engajar alunos em casa estão entre os temas organizados pela Disal

O cenário da pandemia fez com que profissionais da educação se desafiassem e passassem a utilizar o modelo remoto com o auxílio da tecnologia. Mesmo que, a princípio, essa transição tenha acontecido de maneira repentina, o ensino a distância também permitiu uma aproximação entre alunos e professores de diversos lugares do mundo.

O estudo “Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais”, realizado em 2020, relevou que após esse período, com mais preparo, algumas dessas tecnologias digitais serão incorporadas definitivamente nas práticas pedagógicas. Por isso, a Disal separou uma programação especial para o mês de junho onde os professores poderão se preparar para deixar o ensino remoto ainda melhor e mais eficiente.

A programação de webinars para capacitação de professores da Disal conta com discussões sobre o papel do professor particular, dicas para engajar o grupo de alunos no ensino remoto, como usar a avaliação formativa no contexto educacional, como planejar aulas entre outros temas.

 

Confira:

The different roles of the private teacher

Data: 02/06 às 16h

Aborgadem: Este webinar tem como objetivo refletir sobre os papéis do professor particular no ensino do 1-2-1 e em pequenos grupos, que englobam o seguinte: parceiro de conversação, observador e ouvinte, provedor de feedback, mentor e guia, aluno e, em última instância, gerente. Aumentar a consciência para essas funções é o ponto de partida para melhorar significativamente o ensino e promover uma aprendizagem mais eficaz.

Palestrante: Carolina Cunha possui bacharelado em inglês e mestrado em sociolinguística pela UFMG e também certificação do TKT e CELTA. Atualmente trabalha como professora autônoma e instrutora de professores em seu próprio estúdio de idiomas em Belo Horizonte, onde oferece cursos e workshops personalizados. É vice-presidente do BRAZ-TESOL Belo Horizonte Chapter.

Inscrição: https://cutt.ly/fnfxVUR

 

Executive Functions: Implications for Language Learning for Students of All Ages

Data: 09/06 às 16h

Aborgadem: O objetivo desta apresentação é explicar as implicações das funções executivas para o aprendizado de idiomas para alunos de todas as idades. Daremos exemplos de atividades que vão desde crianças em idade pré-escolar até alunos adultos.

Palestrante: Alcione Tavares ensinou inglês por muitos anos e atualmente é consultora acadêmica da Cambridge University Press.

Inscrição: https://cutt.ly/OnfcsFO

 

Students at home and at school? Suggestions of icebreakers to engage your groups.

Data: 11/06 às 16h

Abordagem: Esta sessão tem como objetivo apresentar sugestões de quebra-gelos, seus benefícios e possíveis adaptações que podem ser feitas para alunos de diferentes faixas etárias.

Palestrante: Daniella Fonseca tem mais de 13 anos de experiência em Institutos de Línguas, atuando como Professora e coordenadora pedagógica. Atualmente ela trabalha como especialista em Educação pelo CNA Administração Nacional, onde também já trabalhou como Consultora Pedagógica. Ela também fez parte de estudos de vinho, fotografia e mixologia.

Inscrição: https://cutt.ly/FnfcNxH

 

Assessment for learning: carrying out formative assessment in educational contexts

Data: 18/06 às 16h

Aborgadem: Nesta apresentação, os participantes se familiarizarão com os conceitos-chave na área de avaliação com as práticas além dos testes. Esta apresentação está dividida em duas partes: teoria e prática.

Palestrantes: Marilisa Shimazumi possui MA (University of Liverpool, UK) e doutorado (Universidade Católica de São Paulo-PUCSP) em Lingüística Aplicada. É professora da Cultura Inglesa e tem como interesses de pesquisa a formação de professores, análise do discurso e linguística de corpus.

Inscrição: https://cutt.ly/7nfvmQ3

 

Assessment as learning: towards an empathetic model

Data: 23/06 às 16h

Abordagem: Neste webinar, refletiremos sobre alguns princípios de avaliação; as ideias de avaliação de e para a aprendizagem e a necessidade de uma mudança de paradigma. Ideias práticas de como estar atento às necessidades dos alunos, especialmente no ambiente on-line, serão compartilhadas e todos serão convidados a pensar sobre o verdadeiro papel da avaliação como aprendizagem.

Palestrante: Akemi Iwasa é consultora acadêmica da Troika, trabalhou em ELT por 15 anos, principalmente com redação de materiais e formação de professores. Atualmente faz pós-graduação em Direitos Humanos e Responsabilidade Social Corporativa (PUCRS) e acredita no poder transformador da educação para o alcance da justiça social.

Inscrição: https://cutt.ly/Jnfbt23

 

Fun lessons for Young Learners

Data: 25/06 às 16h

Abordagem: Em tempos de pandemia, ensinar jovens alunos tem desafiado muitos professores. Como podemos manter as crianças engajadas? Como podemos fazer com que eles se conectem e aprendam a se divertir? Junte-se a nós e aprenda algumas ferramentas e atividades que irão impulsionar suas aulas.

Palestrante: Tatiana Canto está no ELT há mais de 20 anos. Ela é formada em Letras, tendo trabalhado como professora, formadora de professores e freelancer para algumas das mais conhecidas editoras de ELT. Atualmente, ela dirige sua própria escola de idiomas, onde também é professora.

Inscrição: https://cutt.ly/YnfbUxt

 

 

How to plan lessons effectively - A framework

Data: 30/06 às 16h

Abordagem: Saber o objetivo da lição, como avaliar o cumprimento das metas, sobre quais áreas os alunos de línguas terão que praticar o controle, de onde essa língua virá e como vamos envolver os alunos nas aulas, forma uma estrutura facilmente adaptável para ajudar novatos e experientes professores para projetar com eficiência suas aulas. Este webinar tem como objetivo apresentar esta estrutura e explorar os meios para adaptá-la a qualquer objetivo, idade e nível.

Palestrante: Bruno Albuquerque é um profissional polivalente que atua como professor, instrutor, palestrante, autor e editor de materiais didáticos e designer de cursos. Consultor educacional da Troika, Presidente do BRAZ-TESOL São Paulo e membro do Conselho Consultivo Nacional do BRAZ-TESOL. Bruno possui o ECPE, CELTA, DELTA M1 e o Certificado de Train the Trainer

Inscrição: https://cutt.ly/RnfnwPi

 

 

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 300 editoras e mais de 300 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br