Varsha
  • Cadastrar Matéria
  • Home
  • Atualidades
    • Releases
    • Notícias
    • De Brasília
  • Cinemas
  • Eventos
  • Horário de ônibus
  • Loterias
  • Cidades
    • Aeroporto
    • Águas Claras
    • Brasília
    • Brazlândia
    • Candangolândia
    • Ceilândia
    • Cidade do Automóvel
    • Cidade Estrutural
    • Cruzeiro
    • Fercal
    • Gama
    • Guará
    • Itapoã
    • Jardim Botânico
    • Lago Norte
    • Lago Sul
    • Noroeste
    • Núcleo Bandeirante
    • Octogonal
    • Paranoá
    • Park Way
    • Planaltina
    • Recanto das Emas
    • Riacho Fundo I
    • Riacho Fundo II
    • Samambaia
    • Santa Maria
    • São Sebastião
    • SIA
    • Sobradinho
    • Sobradinho II
    • Sudoeste
    • Taguatinga
    • Varjão
    • Vicente Pires
Cadastrar Matéria
Varsha
Sobre Nós

Política de Privacidade

MídiaKit

Fale Conosco

Nossos sites

Minas é Aqui

Sampa é Aqui

Rio é Aqui

Brasília é Aqui

Subscribe to our newsletter!

We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.

  • Por Destak Comunicação
  • 25/06/2026

Inverno pode agravar problemas bucais e aumentar casos de sensibilidade

Baixas temperaturas, ar seco e redução da hidratação favorecem desconfortos como sensibilidade, mau hálito, ressecamento da boca e doenças gengivais; especialista orienta sobre os cuidados necessários durante a estação


Créditos: Guilherme Rico

A chegada do inverno é um bom momento para redobrar os cuidados com a saúde, inclusive a bucal. Por mais que o frio não seja o principal fator de problemas odontológicos, características comuns dessa estação como, o ar mais seco e diminuição da ingestão de água, podem contribuir para o agravamento de condições como a sensibilidade dentária, boca seca, mau hálito e doenças gengivais.

De acordo com a dentista Dra. Geisa Cantelli, o inverno cria condições que podem comprometer o equilíbrio da cavidade oral, especialmente quando os cuidados preventivos são deixados de lado.

"Muitas pessoas associam os problemas de saúde do inverno apenas ao sistema respiratório, mas a saúde bucal também sofre os efeitos da estação. O frio pode aumentar a sensibilidade dos dentes, enquanto o clima seco e a menor ingestão de água favorecem o ressecamento da boca e a proliferação de bactérias", explica.

Entre as queixas mais comuns nessa época do ano está a sensibilidade dentária. O desconforto costuma ser percebido durante o consumo de bebidas geladas ou até mesmo pela simples exposição ao ar frio. O problema é mais frequente em pessoas que apresentam desgaste do esmalte dentário, retração gengival, cáries ou trincas nos dentes.

"A sensibilidade não deve ser encarada como algo normal. Ela geralmente é um sinal de que existe alguma alteração que precisa ser avaliada por um profissional. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de evitar complicações futuras", alerta a especialista.

Durante o inverno, alguns fatores podem favorecer a sensação de boca seca e redução de fluxo salivar. O ar mais seco, a menor ingestão de água em dias mais frios, uso de ambientes aquecidos e problemas respiratórios como, rinite, sinusite e congestão nasal, que levam à respiração bucal, contribuem para o ressecamento das mucosas e podem impactar a saúde bucal.

A saliva tem o papel fundamental de proteger os dentes e a gengiva, auxiliando na neutralização de ácidos, limpeza natural da cavidade oral e no controle de proliferação bacteriana. Quando há redução de fluxo salivar, algumas condições bucais como, cáries, gengivite, periodontite e o mau hálito associado a alterações na saúde oral, podem ser agravadas.

"A saliva funciona como uma importante barreira de proteção para a saúde bucal. Quando ela diminui, o ambiente se torna mais favorável para o desenvolvimento de bactérias e inflamações. Por isso, a hidratação continua sendo indispensável mesmo nos dias mais frios", destaca a Dra. Geisa.

As doenças gengivais também merecem atenção especial. O consumo mais frequente de alimentos calóricos, bebidas açucaradas e a eventual redução dos cuidados de higiene favorecem o acúmulo de placa bacteriana, aumentando o risco de inflamações e sangramentos gengivais.

Além disso, os lábios costumam sofrer bastante com o clima seco típico do inverno. O ressecamento pode provocar rachaduras, desconforto e até pequenas lesões que facilitam infecções.

Segundo a dentista, alguns grupos exigem atenção redobrada, como idosos, crianças, pacientes diabéticos, pessoas em tratamento ortodôntico e indivíduos com histórico de doenças periodontais.

Cuidados que ajudam a proteger a saúde bucal no inverno

Para evitar problemas durante a estação, a especialista recomenda:

  • Manter a ingestão regular de água ao longo do dia;

  • Escovar os dentes após as refeições;

  • Utilizar fio dental diariamente;

  • Evitar o consumo excessivo de açúcar;

  • Utilizar hidratantes labiais;

  • Tratar problemas respiratórios que provoquem respiração pela boca;

  • Realizar consultas preventivas com o dentista.

"O inverno não precisa ser sinônimo de desconforto bucal. Com medidas simples de prevenção e acompanhamento odontológico regular, é possível atravessar a estação mantendo a saúde da boca em dia e evitando problemas que podem se agravar ao longo do tempo", conclui Dra. Geisa Cantelli.



  • X
  • f
  • @
Cadastrar pauta
Quer divulgar o sua pauta e ter a possibilidade de expor essa pauta para 5000 pessoas diariamente? Cadastre gratuitamente sua pauta.
Brasília é Aqui | 2011 - | Alguns Direitos Reservados
Desenvolvido por Vizuh
Política de Privacidade | MídiaKit | Fale Conosco
Minas é Aqui | Sampa é Aqui | Rio é Aqui | Brasília é Aqui