Varsha
  • Cadastrar Matéria
  • Home
  • Atualidades
    • Releases
    • Notícias
    • De Brasília
  • Cinemas
  • Eventos
  • Horário de ônibus
  • Loterias
  • Cidades
    • Aeroporto
    • Águas Claras
    • Brasília
    • Brazlândia
    • Candangolândia
    • Ceilândia
    • Cidade do Automóvel
    • Cidade Estrutural
    • Cruzeiro
    • Fercal
    • Gama
    • Guará
    • Itapoã
    • Jardim Botânico
    • Lago Norte
    • Lago Sul
    • Noroeste
    • Núcleo Bandeirante
    • Octogonal
    • Paranoá
    • Park Way
    • Planaltina
    • Recanto das Emas
    • Riacho Fundo I
    • Riacho Fundo II
    • Samambaia
    • Santa Maria
    • São Sebastião
    • SIA
    • Sobradinho
    • Sobradinho II
    • Sudoeste
    • Taguatinga
    • Varjão
    • Vicente Pires
Cadastrar Matéria
Varsha
Sobre Nós

Política de Privacidade

MídiaKit

Fale Conosco

Nossos sites

Minas é Aqui

Sampa é Aqui

Rio é Aqui

Brasília é Aqui

Subscribe to our newsletter!

We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.

  • Por Intrépida Comunicação
  • 02/03/2026

Estudantes refletem sobre moradia em ações da Campanha da Fraternidade

Os estudantes do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Católica Brasília participam, neste ano, de uma série de atividades voltadas à reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2026, que propõe o debate sobre “Fraternidade e moradia”.


Divulgação CCB

Os estudantes do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Católica Brasília participam, neste ano, de uma série de atividades voltadas à reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2026, que propõe o debate sobre “Fraternidade e moradia”.

 

Entre as ações, a instalação ‘Cristo sem teto’ montada em espaço de circulação da escola mostra a representação de uma pessoa em situação de rua e convida a comunidade escolar a refletir sobre a realidade da falta de moradia. A atividade integra o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Projeto de Vida e Ensino Religioso, com base no método “ver, iluminar e agir”, utilizado como referência pedagógica para a campanha.

 

De acordo com a coordenadora de Pastoralidade, Lanna Bruna, a proposta é ampliar a compreensão dos estudantes sobre a temática e incentivar uma abordagem respeitosa. “Trabalhamos a sensibilização para que os estudantes desenvolvam um olhar mais humano para as pessoas em situação de rua e compreendam que se trata de uma realidade complexa, que envolve também a necessidade de atenção e cuidado”, afirma.

 

As atividades incluem ainda discussões sobre terminologias adequadas, combate ao preconceito e momentos de observação e reflexão a partir da instalação, que conta com elementos simbólicos e frases que contextualizam o tema.

 

Programação ao longo do ano

A temática da campanha será abordada em outras iniciativas da escola ao longo de 2026, como no Festival Literário da escola, previsto para 11 de abril, com produções dos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Na festa junina, a entrada será vinculada à arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. As doações serão encaminhadas ao Instituto Barba na rua, parceiro do colégio no atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de rua.

 

A cerimônia de abertura das Olimpíadas da Católica, tradicional evento esportivo do colégio, também será totalmente voltada ao tema da campanha, com apresentações artísticas e culturais focadas na promoção da conscientização social.

 

Segundo Lanna, o objetivo é integrar a reflexão proposta pela campanha ao cotidiano escolar e às práticas educativas. “A ideia é que os estudantes compreendam o tema não apenas no campo teórico, mas também a partir de experiências e ações concretas”, diz.

  • X
  • f
  • @
Cadastrar pauta
Quer divulgar o sua pauta e ter a possibilidade de expor essa pauta para 5000 pessoas diariamente? Cadastre gratuitamente sua pauta.
Brasília é Aqui | 2011 - | Alguns Direitos Reservados
Desenvolvido por Vizuh
Política de Privacidade | MídiaKit | Fale Conosco
Minas é Aqui | Sampa é Aqui | Rio é Aqui | Brasília é Aqui