Varsha
  • Cadastrar Matéria
  • Home
  • Atualidades
    • Releases
    • Notícias
    • De Brasília
  • Cinemas
  • Eventos
  • Horário de ônibus
  • Loterias
  • Cidades
    • Aeroporto
    • Águas Claras
    • Brasília
    • Brazlândia
    • Candangolândia
    • Ceilândia
    • Cidade do Automóvel
    • Cidade Estrutural
    • Cruzeiro
    • Fercal
    • Gama
    • Guará
    • Itapoã
    • Jardim Botânico
    • Lago Norte
    • Lago Sul
    • Noroeste
    • Núcleo Bandeirante
    • Octogonal
    • Paranoá
    • Park Way
    • Planaltina
    • Recanto das Emas
    • Riacho Fundo I
    • Riacho Fundo II
    • Samambaia
    • Santa Maria
    • São Sebastião
    • SIA
    • Sobradinho
    • Sobradinho II
    • Sudoeste
    • Taguatinga
    • Varjão
    • Vicente Pires
Cadastrar Matéria
Varsha
Sobre Nós

Política de Privacidade

MídiaKit

Fale Conosco

Nossos sites

Minas é Aqui

Sampa é Aqui

Rio é Aqui

Brasília é Aqui

Subscribe to our newsletter!

We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.

  • Por Tato Comunicação
  • 09/07/2025

Gira das Desempregadas Convida ocupa a Torre de TV e o Eixão do Lazer

Circulação artística reúne coletivos feministas em 33 apresentações gratuitas, com acessibilidade plena e foco na valorização das experiências femininas


Divulgação

Depois de uma estreia com casa cheia no SESC 504 Sul no dia 3 de julho, o projeto Gira das Desempregadas Convida segue sua jornada de ocupação artística levando teatro, circo e afeto às ruas do Distrito Federal. Neste fim de semana, dias 12 e 13 de julho, a programação desembarca em dois espaços públicos simbólicos da cidade: Torre de TV e Eixão do Lazer, com espetáculos gratuitos e acessíveis para todos os públicos.

No sábado, 12/07,  às 16h30, a Torre de TV será palco do espetáculo “Pedaços de Maria”, seguido da trilogia de teatro lambe-lambe “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo”, do grupo As Caixeiras Cia. de Bonecas. No domingo, 13/07, às 10h, o projeto ocupa o Eixão do Lazer, dentro do tradicional Choro no Eixo (207N). Em cena, uma potente fusão de circo, teatro e formas animadas, com apresentações voltadas para todas as idades e pensadas para aproximar a arte da vida cotidiana.

 

Ao todo, a circulação contempla 33 apresentações gratuitas de teatro e circo até o final agosto, em 9 localidades da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico), incluindo regiões administrativas do Distrito Federal e cidades de Goiás. O espetáculo principal, “Pedaços de Maria”, é uma criação de Maria Tavares, artista e diretora do coletivo As Desempregadas. A montagem costura em cena suas próprias vivências com as de tantas outras “Marias” — mulheres reais e simbólicas que inspiraram a criação, num espetáculo de circo-teatro-musical leve, divertido e profundamente sensível.

Segundo Maria, a Gira nasce do desejo de fortalecer redes colaborativas entre grupos e coletivos culturais da cidade. “A ideia é reforçar a cultura como ferramenta de mudança social, onde a colaboração é o motor para uma arte mais diversa, acessível e impactante”, afirma.

Convidado para a circulação, o grupo brasiliense As Caixeiras Cia. de Bonecas, referência nacional no teatro de formas animadas, apresenta a trilogia “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo”, composta por três microespetáculos — Revoar, Amor de Cão! e Amor – título provisório inalterável. Em formato de teatro lambe-lambe, os espetáculos são apresentados dentro de pequenas caixas cênicas para um espectador por vez. A experiência é íntima e transformadora, com sessões de 3 a 6 minutos que tratam com delicadeza de temas como afeto, liberdade e escuta.

O projeto tem ainda um forte compromisso com a transformação social por meio da cultura. As apresentações abordam temas como empoderamento feminino, respeito à diversidade, igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher, tudo de forma acessível e acolhedora. Como contrapartida, duas sessões serão realizadas em escolas públicas de São Sebastião, levando reflexão e sensibilidade a adolescentes em fase de formação.

Para garantir o acesso de todos, a Gira das Desempregadas Convida oferece acessibilidade plena, com intérpretes de Libras, audiodescrição ao vivo e materiais em Braile. Porque a arte precisa alcançar todos os corpos e realidades.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o projeto movimenta a cena cultural local e celebra a potência das mulheres artistas do nosso território. Entre brincadeiras, bonecas e melodias, essas artistas estão reconstruindo o mundo — um palco por vez.

 

SERVIÇO
GIRA DAS DESEMPREGADAS CONVIDA
Espetáculos gratuitos de teatro, circo e lambe-lambe nas cidades do DF e de Goiás
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição e estrutura adaptada

Espetáculo “Pedaços de Maria”
Circo-teatro-musical protagonizado por Maria Tavares, com dramaturgia construída a partir das muitas Marias que habitam cada uma de nós.
Duração: 50 min | Livre para todos os públicos

Trilogia Lambe-lambe “Enquanto Houver Amor Eu Me Transformo”
Três microespetáculos apresentados dentro de caixas cênicas, com sessões individuais.
Espetáculos: Revoar, Amor de Cão! e Amor – título provisório inalterável
Duração: de 3 a 6 minutos cada

Apresentações de julho:

12/07 - Torre de TV - 16h30 (Pedaços de Maria + as Caixeiras) - teremos intérprete de libras e audiodescrição

13/07 - Choro no Eixo - 10h (Pedaços de Maria + as Caixeiras) - intérprete de libras e audiodescrição (As Caixeiras)

19/07 - Casa Buriti - Olhos  D’água/GO - 18h (Pedaços de Maria + Caixeiras)

20/07 - Naco Núcleo de Arte do Centro-oeste - Olhos D'água/GO - 17h (Pedaços de Maria)

Mais informações:
Instagram: @as_desempregadas
Site: www.ascaixeiras.com

  • X
  • f
  • @
Cadastrar pauta
Quer divulgar o sua pauta e ter a possibilidade de expor essa pauta para 5000 pessoas diariamente? Cadastre gratuitamente sua pauta.
Brasília é Aqui | 2011 - | Alguns Direitos Reservados
Desenvolvido por Vizuh
Política de Privacidade | MídiaKit | Fale Conosco
Minas é Aqui | Sampa é Aqui | Rio é Aqui | Brasília é Aqui