Sábado, 1º de março, a partir das 15h. Concentração no SESI LAB
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Sábado, 1º de março, a partir das 15h. Concentração no SESI LAB
O mais antigo bloco de frevo da capital volta às ruas com força total para o Carnaval de 2025. Este ano, o Vassourinhas de Brasília concentra-se no SESI LAB, no sábado, 1º de março, às 15h, e segue em cortejo até o Setor Carnavalesco Sul, pela S2.
Fundado em 1967, o bloco carrega o legado de seus homônimos de Recife, Olinda e Rio de Janeiro, celebrando o frevo como símbolo de identidade cultural. Desde seu retorno triunfal em 2023, após 33 anos de pausa, mantém-se como um marco de resistência cultural e celebração da música popular brasileira.
A folia contará com a energia do Maestro Fabiano Medeiros à frente da Orquestra Popular Marafreboi, com cortejo repleto de frevo, maracatu, coco e ciranda e a oficina do grupo de percussão Vivendo & Batucando. Conhecida por suas apresentações contagiantes, a Orquestra Marafreboi é um dos destaques do circuito cultural do Distrito Federal, destacando-se pela sua capacidade de preservar e revitalizar as tradições da música popular pernambucana na Capital.
Em seu compromisso com a sustentabilidade e inclusão, o bloco fez uma parceria com o SLU – Serviço de Limpeza Urbana - e orgulhosamente traz na linha de frente desse cortejo vibrante, a Ala dos Garis brilha como guardiã do carnaval, celebrando aqueles que fazem a cidade pulsar todos os dias. O bloco terá os papa-lixos durante o percurso e fará campanhas educativas sobre descarte correto de resíduos.
“E aqui estamos nós, Vassourinhas de Brasília, herdeiros desse legado centenário, abrindo os portais do carnaval, prontos para mais um desfile que ecoa a força e a magia daqueles que abriram caminho”, comenta a diretora do bloco, Lorena Oliveira. “O Vassourinhas segue invadindo as ruas de Brasília com a energia do frevo, celebrando nossa identidade e intercâmbios culturais, além de destacando o papel de quem cuida da cidade com dedicação”, destaca o Maestro Fabiano Medeiros, também à frente do bloco da nova diretoria desde 2022.
A produção do Vassourinhas de Brasília 2025 é assinada pelo Beco da Coruja, Instituto Janelas da Arte e a própria Orquestra Marafreboi, com apoio do SLU/DF, Setor Carnavalesco Sul e coletivo No Setor. O projeto é realizado em parceria com a Rosa dos Ventos e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Vassourinhas de Brasília
Data: Sábado, 1º de março
Horário: Concentração às 15h
Local: SESI LAB, cortejo até o Setor Carnavalesco Sul (S2)