Quanto mais cedo começa o cuidado com os dentes, mais difícil é o surgimento de doenças na boca e aparecimento de cáries
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Quanto mais cedo começa o cuidado com os dentes, mais difícil é o surgimento de doenças na boca e aparecimento de cáries
No dia 21 de março, celebramos o Dia Mundial da Infância, uma data dedicada a refletir sobre os cuidados essenciais para o bem-estar das crianças, incluindo a saúde bucal. Um sorriso saudável na infância é fundamental para uma vida dulta com menos problemas odontológicos.
Apesar dos avanços na odontologia preventiva, a pesquisa nacional de saúde bucal SB Brasil 2020/2023 revelou um dado preocupante: 46,83% das crianças de 5 anos apresentaram cáries dentárias. Esse índice representa um aumento em relação ao estudo anterior, realizado em 2010, que apontava que 46,6% das crianças tinham cáries. Ou seja, após mais de uma década, o número praticamente se manteve, indicando que o problema persiste como um desafio de saúde pública. A pesquisa envolveu mais de 40 mil pessoas nas 27 capitais e em 403 cidades do interior do país, sendo 7.198 crianças de 5 anos avaliadas.
A cirurgiã-dentista Claudia Consalter, presidente do conselho da Orthodontic, elenca seis dicas para manter a higienização bucal das crianças em dia.
1 - Usar fio dental
O fio dental pode e deve ser utilizado por crianças. Ele ajuda na remoção de partículas de comida que se acumulam entre os dentes e a gengiva, onde a escova não alcança. O fio é extremamente necessário para eliminar a placa bacteriana.
“Acostumar seus filhos com o hábito de usar fio dental todo dia é uma boa prática e previne de diversas doenças, como cáries, gengivite e periodontite, que podem levar até a perda dos dentes”, explica Claudia. Hoje, existem modelos de fácil manuseio, com uma haste.
2 - Manter uma alimentação equilibrada
Para prevenir doenças bucais e o aparecimento de cáries, mantenha um controle de alimentos com carboidratos e amido. A maçã, por exemplo, funciona como um limpador natural dos dentes. Depois do almoço ou jantar, oferecer uma maçã pode ajudar a remover restos de comida e equilibrar a acidez na boca.
3 - Fazer consultas frequentes ao dentista
Desde o nascimento dos primeiros dentinhos, a primeira consulta com um profissional já deve ser agendada. Os pais receberão uma série de orientações para começar a higiene bucal dos filhos, como quais são os hábitos mais importantes e sugestões de produtos ideias para cada fase, como escovas, fios dentais e cremes.
4 - Transformar a escovação em um momento divertido
Explique a higiene bucal de formas mais atrativas, crie histórias, personagens. Use e abuse da sua imaginação para tornar a hora da escovação mais interessante para seus filhos. Você também pode comprar uma escova de dentes colorida, com uma embalagem atrativa, creme dental com personagens, entre outras opções.
5 - Acertar no creme dental
Na infância, o creme dental precisa atender às necessidades dos pequenos, que não as mesmas da fase adulta. É necessário usar os cremes com moderação, pois as crianças tendem a querer utilizá-los em maiores quantidades. Lembre-se de explicar que não se pode engolir o creme.
6 - Criar uma rotina de escovação de três vezes ao dia
Desde o surgimento do primeiro dente, a escovação deve ser feita três vezes ao dia. Para incentivar o hábito, crie uma rotina para que a criança nunca se esqueça da escovar os dentes. Alguns recursos podem ajudar, como a criação de histórias, bonecos, brinquedos, músicas e vídeos.