Atividades fazem parte do Ciclo de Formação em Banda de Pife e acontecem em agosto, com os artistas Joaley Almeida e Pedro Tupã
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Atividades fazem parte do Ciclo de Formação em Banda de Pife e acontecem em agosto, com os artistas Joaley Almeida e Pedro Tupã
As Bandas de Pife são uma manifestação da cultura tradicional brasileira, que unem música, dança e muita energia. Estão presentes, principalmente, na região Nordeste, mas no Distrito Federal a cultura do pife ganha cada vez mais espaço e adeptos, com muitos artistas e grupos tocando e encantando a nossa gente. Seguindo esse cortejo musical, em 2025 está acontecendo o Ciclo de Formação em Banda de Pife, idealizado pelo grupo Pitoco de Bambu, com diversas atividades pela cidade. Em junho, o projeto ofereceu oficinas de Construção e Toque de Pife, e agora é a vez da percussão e da dança serem repassadas ao público.
Nos dias 02 e 09 de agosto (sábados) o músico Pedro Tupã, dos grupos Ventoinha de Canudo e Pé de Cerrado, oferece a oficina Ritmos das Bandas de Pife, demonstrando a percussão presentes na bandas tradicionais, como baião, frevo, xote e muitos outros, através de variados instrumentos. As aulas acontecerão na Biblioteca Demonstrativa (506/507 Sul), das 15h às 18h. É necessário os participantes levarem seus instrumentos. Inscrições abertas entre 23 e 30 de julho.
E já em 23 e 30/08 (sábados) o multi-artista Joaley Almeida ministra a Oficina Danças das Bandas de Pife, mostrando um pouco dos movimentos de dança presentes nessa rica brincadeira popular, além de passar passos e conceitos de outras manifestações tradicionais. A oficina será no Centro de Dança do DF, das 15h às 18h. Inscrições abertas entre 12 e 22 de agosto.
As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas no: www.pitocodebambu.com.br
Todas as atividades são gratuitas e livres, mas é pedida a doação de um agasalho para o Instituto no Setor.
Oficina de Ritmos
Durante dois encontros, serão explorados ritmos como baião, caboclinhos, xote, arrasta-pé e frevo. A oficina é focada na prática percussiva com instrumentos como zabumba, caixa, triângulo, ganzá e pandeiro, aliando técnica, escuta e vivência corporal. Mais do que uma aula, trata-se de uma experiência que valoriza a tradição oral, o fazer coletivo e o contato direto com os instrumentos de percussão.
Quem é Pedro Tupã
Pedro Tupã é percussionista e educador musical, com trajetória dedicada à pesquisa dos ritmos brasileiros. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (UnB), sua atuação se destaca pelo diálogo entre arte e educação. Integra o grupo cultural Pé de Cerrado, coletivo que pesquisa e difunde as manifestações culturais do país por meio da música, dança, teatro e circo. Também é membro da tradicional banda de pífanos Ventoinha de Canudos, que há mais de 25 carnavais ocupa as ruas de Brasília com sua sonoridade ancestral.
Oficina de Danças
A oficina Dança das Bandas de Pife oferece ao participante práticas para abrir a percepção e a expressão rítmica, e o convida a desenvolver um corpo vivo, disposto, expansivo e energeticamente generoso, por meio de trabalho físico em grupo. Através da formação de cordões inspirados nos Galantes (Cavalo Marinho), Embaixadores (Reisado) ou Caboclos (Maracatu), reúne todos os integrantes em uma única pulsação coletiva para “evoluir” em suas “manobras”. Seu objetivo é acender o fogo de nosso corpo e disponibilizá-lo para a dança, o jogo e o entendimento de unidade em grupo conduzida pelo fio rítmico, assim como as bandas cabaçais.
Quem é Joaley Almeida
Desde 2003, o artista brasileiro se envolveu com as artes através do teatro amador e se profissionalizou na Espanha, criando seu primeiro solo. Ao retornar ao Brasil, mergulhou nas manifestações culturais do Ceará e Pernambuco, explorando bordados, esculturas, bonecos e personagens tradicionais. Entre 2010 e 2014, atuou como músico e brincante no grupo Mamulengo Presepada, participando de festivais e criando o espaço de arte “Invenção arte e ofício”. Sua trajetória inclui diversas habilidades artísticas, como pintura, escultura, marcenaria, dança e música. Fundou o grupo Terreirada Divina, promovendo intercâmbios entre a cultura popular e o urbano. Seus trabalhos resultaram em espetáculos como “Baiano pra Mamulengo” e “Boi Guerreiro”. Participou de grupos como: União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, Seu Estrelo, Boi Marinho, Piaba de ouro, entre outros.
Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
SERVIÇO
Oficinas do Ciclo de Formação em Banda de Pife
Oficinas de Ritmos das Bandas de Pife, com Pedro Tupã
sábados 02 e 09 de agosto 15h às 18h
Biblioteca Demonstrativa (506/507 Sul)
Inscrições abertas entre 23 e 30 de julho.
Oficina de Danças das Bandas de Pife, com Joaley Almeida
sábados 23 e 30 de agosto - 15h às 18h
Centro de Dança do DF
Inscrições abertas entre 12 e 22 de agosto.
Todas as atividades são gratuitas e livres, mas é pedida a doação de um agasalho para o Instituto no Setor.
Inscrições: www.pitocodebambu.com.br
Instagram: @pitocodebambu