Neste sábado, 8 de março, bloco homenageia o mestre Gilberto Gil, com DJs Loly e OPS, além das banda YPU e Saci Wèrè
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Neste sábado, 8 de março, bloco homenageia o mestre Gilberto Gil, com DJs Loly e OPS, além das banda YPU e Saci Wèrè
“Kaya N'Gan Daya” neste Carnaval com o Vamos FullGil. Pelo quarto ano, o bloco celebra, neste sábado (8), um dos músicos mais influentes e icônicos da música brasileira, o grande Gilberto Gil. Nosso encontro, para vibrar no ritmo do Tropicalismo, da liberdade e da resistência, acontece a partir das 15h, no Eixo Cultural Ibero-Americano, gratuito, acessível e inclusivo. A programação inclui apresentações das bandas YPU e Saci Wèrè e DJs Loly Alves e OPS. A entrada é gratuita.
Criado em 2019, o bloco Vamos FullGil, promete repetir o sucesso das edições anteriores. Nosso Bloco começa às 15h com a DJ Loly, uma das organizadoras do Vamos FullGil. “As raízes do projeto remontam às profundas influências do movimento Tropicalista, um marco revolucionário idealizado por Gilberto Gil na década de 60”, ressalta. “O Bloco não apenas presta homenagem ao legado de Gil, mas também reforça a ideia de que a cultura está intrinsecamente conectada à vida de cada indivíduo”, completa Loly Alves.
Com referência de bandas brasileiras dos anos 1960, a banda YPU (“ruído do rio”, na língua indígena tupi-guarani), que tem à frente o encontro improvável entre a cantora e trompetista Ayla Gresta e o guitarrista e produtor musical Gustavo Halfeld, que gera faíscas, renova sua parceria por mais um ano com o Bloco Vamos FullGil e se apresenta a partir das 17h, seguida do DJ Ops.
Com som diverso e original, banda Saci Weré, formada por Abacate Alan (violão), Amanda Machado (voz), Christofer Barea (voz), Danilson Oliveira (baixo), Fernando Mazoni (bateria) e Gui Campos (guitarra) chega com seu som diverso e original. O trabalho do grupo mistura vários ritmos e estilos, como afrobeat, batidas eletrônicas, salsa, ska, entre outros.
As raízes do projeto remontam às profundas influências do movimento Tropicalista, um marco revolucionário idealizado por Gilberto Gil na década de 60, que este ano se despede dos palcos. “Mais uma grande razão para todos curtirem com a gente o legado deste grande mestre”, diz Loly, diretora artística do Vamos FullGil. Mesmo em meio à ditadura civil-militar e à repressão artística, o Tropicalismo emergiu como uma contracultura desafiadora, que rompeu com a colonização cultural e a reprodução sistemática de músicas estrangeiras. Essa transição para uma Nova MPB, permeada por elementos regionais e inovações sonoras, impactou a música brasileira e segue inspirando artistas globalmente.
Serviço:
Data: Sábado, 8 de março
Horário: Das 15h às 22h
Local: Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte)
Entrada gratuita
Programação:
15h: DJ Loly
17h: Banda YPU
18h30: DJ Ops
20h30: Banda Saci Wèrè
22h: Encerramento