Evento acontece na Casa do Cantador, nos dias 27 e 28 de setembro, com grandes atrações locais e nacionais
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Evento acontece na Casa do Cantador, nos dias 27 e 28 de setembro, com grandes atrações locais e nacionais
Em meio às comemorações de Cosme e Damião, tradicional festejo das crianças para as tradições de matrizes africanas, o Festival Tardezinha do Samba realiza sua 6ª edição. A programação conta com nomes como Marcelo Café (DF), Glória Bomfim (BA), Clube do Balanço (SP), Filhos de Dona Maria (DF) e muitos outros grandes artistas. O Tardezinha do Samba será na Casa do Cantador, nos dias 27 e 28 de setembro (sábado e domingo), com grandes atrações locais e nacionais e acolhimento especial às crianças.
Programação
27/09, a partir das 10h
Cia. Cafundó
Lavagem da Casa do Cantador com Afoxé Ogum Pá
Banda Patacori
Samba da Guariba convida Janine Mathias
Samba na Comunidade convida Hugo Ojuara
Cris Pereira convida Luana Bayô
Desfile Benguelê Atelier
Filhos de Dona Maria convidam Glória Bonfim
Grupo Arruda convida Marcelo Café
Nos intervalos: DJ Kirianga e DJ Odara Kadiegi.
28/09, a partir das 14h
Tardezinha Flashback com Equipe Megasonic
Sarau Voz e Alma SarauVá
Equipe Megasonic convida Eric Jay & Will Sintonia
GOG, lenda do rap nacional
Pegada Black
Marcelo Café convida Jéssica Américo
Clube do Balanço convida Marcelo Café
Com tema confluência, numa homenagem ao pensador popular Nego Bispo, o Festival Tardezinha do Samba é o primeiro festival do gênero realizado na periferia e pela periferia no Distrito Federal que conflui as várias musicalidades negras do samba ao rap.
Idealizado e coordenado pelo músico Marcelo Café, o evento busca valorizar e empoderar artistas negros de periferia, além de levar conhecimento e informação de qualidade e direto da fonte: corpos e mentes negras. “É um Festival que procura valorizar os artistas da cidade e as tecnologias pretas, principalmente a música, mas também valoriza a fala, o olhar, o corpo e a pele preta que construiu, constrói e faz com que existam manifestações plurais das tecnologias afro-brasileiras no Brasil. E em especial o samba e as religiosidades negras. Então é um festival que veio pra somar ao que já existe de periférico, de preto e de afrobrasileiro na Ceilândia”, afirmou o idealizador do Festival, Marcelo Café.
Um Festival alegra e também empodera
O Festival Tardezinha do Samba tem por essência a valorização das culturas negras, de seus saberes, fazeres e festividades. Empodera o artista negro, empreendedores e colaboradores negros. Com uma equipe majoritariamente negra, o Festival representa protagonismo e resistência. Além disso, busca valorizar a população periférica, levando cultura até estes. O Festival Tardezinha do Samba é realizado em Ceilândia desde 2018. “Um evento desse nível direcionado para a cultura preta é de extrema importância principalmente porque abre portas para a cultura não só local como externa, fortalecendo e dando visibilidade a movimentos culturais de outros estados, no caso do Clube do Balanço, o ‘samba-rock’”, afirmou Gringo Pirrongelli, baixista e membro fundador da banda Clube do Balanço.
Para Amilcar Paré, do grupo Filhos de Dona Maria (DF), o Festival fortalece os artistas locais e nacionais propagando o samba e suas vertentes. “O Tardezinha vem com essa pegada de poder trazer pro público do DF, de conhecer o que seus artistas tem feito e não só os artistas do DF como outros também que trabalham com o samba e outras expressões como é o caso da Glória Bomfim. E que o Tardezinha possa se consagrar como esse espaço pra música popular brasileira”.
O Festival Tardezinha do Samba abre os shows no dia de Cosme e Damião, para a umbanda, de Ibeji para o candomblé ketu ou Nvunji para o candomblé angola . E nesta celebração, como fazem as tradições negras, as crianças serão celebradas, honradas e acolhidas porque as crianças são o começo do futuro, como diria Nego Bispo, e a Cia Cafundó acolherá cada “erê” com o teatro.
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Distrito Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e Ministério da Cultura.
SERVIÇO
Tardezinha do Samba - 6ª Edição
Quando: 27 e 28 de setembro (sábado e domingo), a partir das 10h
Local: Casa do Cantador
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Instagram: @tardezinhadosambacei