Pareiada nas Escolas contemplará as RAs do Riacho Fundo II, Sol Nascente e Itapoã. Apresentações artísticas e mediações pedagógicas integram o programa educativo da exposição
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Pareiada nas Escolas contemplará as RAs do Riacho Fundo II, Sol Nascente e Itapoã. Apresentações artísticas e mediações pedagógicas integram o programa educativo da exposição
Em agosto, começa a circulação da Exposição Fotográfica Pareiada nas Escolas. Produzido pelo comunicador Davi Mello, o projeto é composto por 30 fotografias que registram artistas das culturas populares do Distrito Federal. Três escolas serão contempladas com a exposição e suas ações de educação patrimonial, que incluem mediações pedagógicas, audiodescrição das obras, apresentações artísticas e distribuição de catálogo e cordel. A circulação inicia no dia 26 de agosto, na EC do Setor P Norte, no Sol Nascente. Até setembro, segue para o CED 01 do Riacho Fundo II e para o CEF Zilda Arns do Itapoã.
Em cada instituição de ensino contemplada, o projeto realizará duas mediações pedagógicas no turno matutino e vespertino, buscando dialogar com as novas gerações. As mediações são realizadas pelo fotógrafo Davi Mello e pela educadora Lua Cavalcante. Cada escola também recebe duas apresentações de artistas registrados na exposição: Mestra Tetê Alcândida, Pé de Cerrado + Circo Artetude, Maísa Arantes, Mestre Chico Simões, Ventoinha de Canudo e Maria das Alembranças. Que celebra os shows é a mestra de cerimônia Palhaça Casarina.
Criada em 2022, Pareiada apresenta um recorte afetivo, vivencial e simbólico registrado nos últimos 12 anos pelo fotógrafo e cordelista brasiliense Davi Mello. Tendo como base a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro, o acervo mergulha em manifestações artísticas que fazem parte da história do DF. Do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro às Fulô do Cerrado, o projeto vai na contramão do senso comum, que perpetua a ideia de que o DF não tem tradições culturais, para celebrar a nossa amalgamada identidade marcada pelos encontros.
As 30 fotografias do acervo estão expostas com estandartes criados pela cenógrafa Thaís Sampaio e são acompanhadas por estrofes de cordel escritas por Davi Mello e pela também comunicadora e cordelista Keyane Dias. As imagens e textos representam manifestações que são Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil (Iphan): teatro de bonecos popular do nordeste (mamulengo), bumba meu boi, literatura de cordel, repente, forró e maracatu, abrangendo também a arte da palhaçaria e as bandas cabaçais de pífano.
Para Davi Mello, circular com a Pareiada no desafiador ambiente escolar é um pequeno passo dentro do movimento que busca revolucionar a educação: “Sinto que a cultura popular tem muito potencial para promover o aprendizado a partir da leveza e do encantamento. A experiência de receber uma exposição com visita guiada e apresentações culturais brincantes pode ser marcante, ainda mais em contextos onde as pessoas têm pouco acesso a bens culturais ainda elitizados. A ideia é ensinar brincando e mostrar quem brinca”.
Pareiada nas Escolas é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF/SECEC-DF).
Junto do povo
A estreia de Pareiada aconteceu em julho de 2022, no Espaço Cultural Renato Russo. Nesse mesmo ano, a exposição integrou a programação do 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do DF, no Sesi Taguatinga, e o evento Bibliotecas do Futuro, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 2023, fez parte da programação do Festival do Futuro, na Posse do Presidente Lula na Esplanada dos Ministérios, e por dois meses foi exposta na sede do Iphan Brasília. Em 2024, esteve no JK Shopping, em Taguatinga/Ceilândia, e integrou a 1ª Mostra Pareia Comunicação e Cultura, no Espaço Cultural Renato Russo.
Exposição virtual
Pareiada também pode ser acessada no formato virtual, através do site www.pareiada.com.br. A página traz todas as 30 fotografias do acervo, os versos em cordel que acompanham cada imagem somados a minibiografias sobre a trajetória de cada um dos grupos e artistas brincantes registrados, oriundos das diversas regiões administrativas do DF.
O fotógrafo
Cerratense nascido em Brasília, Davi Mello é comunicador formado pela vida e pela UnB. É aprendiz, pesquisador e amante das culturas populares brasileiras, onde mantém laços de amizade e aprendizado com brincantes e mestres de tradição oral. Há mais de 10 anos atua como fotógrafo, realizador audiovisual e assessor de comunicação. Em 2014, cofundou a Pareia Comunicação e Cultura, firmando sua missão de comunicar com encantamento. Para além, brinca com pifes, batuques e principalmente com a poesia popular, publicando poesias em folhetos de cordel.
SERVIÇO
Exposição Fotográfica Pareiada nas Escolas
Quando: 26 de agosto a 08 de setembro
- 26/08 (terça): EC do Setor P Norte - Sol Nascente
- 28/08 (quinta): CED 01 Riacho Fundo II
- 08/09 (segunda): CEF Zilda - Itapoã
Entrada: franca (exclusiva para as comunidades escolares contempladas)
Exposição virtual: http://www.pareiada.com.br
Redes: @pareiacomunicacao
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral e fotógrafo: Davi Mello (Pareia)
Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)
Assistente de produção: Getúlio Magalhães (Tomada Conexões Artísticas)
Versos em cordel: Davi Mello e Keyane Dias
Cenografia e montagem: Thais Sampaio
Mediação: Davi Mello e Lua Cavalcante
Mestra de cerimônia: Palhaça Casarina
Apresentações artísticas: Mestra Tetê Alcândida, Mestre Chico Simões, Pé de Cerrado + Circo Artetude, Maísa Arantes, Ventoinha de Canudo, Luciana Meireles
Coord. de comunicação e assessoria de imprensa: Keyane Dias (Pareia)
Designer gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Web designer: Farid Abdelnour (Estúdio Gunga)
Gestão de redes sociais: Juliana Silva e Cléber Araújo (Bara Comunicação)
Cobertura fotográfica e audiovisual: Tatiana Reis e Gabriela Pires (Ocre Imagem)
Técnico de som: Pablo Ravi
Interpretação em Libras: Thalita Araújo (Maleta Cultural)
Audiodescrição: Lúcia Corrêa, Jane Menezes (Cinema Cego) e Davi Forecchi
Realização: Pareia Comunicação e Cultura
Apoiadores: Tomada Conexões Artísticas, Instituto Gunga e Aroní