40 estudantes na faixa etária de 11 a 19 anos, visitaram sítios históricos e de referência cultural de Planaltina
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
40 estudantes na faixa etária de 11 a 19 anos, visitaram sítios históricos e de referência cultural de Planaltina
Visitas Guiadas - Patrimônio Cultural de Planaltina
O “Visitas Guiadas - Patrimônio Cultural de Planaltina” formou, ao longo de 2023, jovens disseminadores culturais. Para a formação dos 40 estudantes na faixa etária de 11 a 19 anos, elas e eles visitaram sítios históricos e de referência cultural como o Centro Histórico de Planaltina; o Morro da Capelinha; a Pedra Fundamental e a Estação Ecológica de Águas Emendadas.
As ondas modernizantes ofuscam o que restou do período colonial de Planaltina, mas a dinâmica da cidade encontrou formas de manter viva a liga dos moradores com sua história, o que, para Simone Macedo, idealizadora do projeto, precisa ser apresentado aos jovens. “São manifestações culturais como a Festa do Divino, A Via Sacra, os Casarões, as Praças, comidas típicas, o artesanato, o Vale do Amanhece, dentre outras”.
“Nossa região possui uma das maiores redes de ensino público do DF, com mais de 60 escolas e cerca de 50 mil alunos, e são poucos os estudantes que a conhecem e menos ainda os que conhecem in loco os antigos casarões, para citar um exemplo”, acrescenta Simone.
Ao final do projeto, foi realizada uma mostra fotográfica e editada uma cartilha, ambas produzidas pelos alunos e alunas do CED Vale do Amanhecer e do CEM 2, parceiros da iniciativa. A comunidade, pais, mães e vizinhos, puderam visitar a mostra e ter acesso à cartilha, o que deve ter impactado cerca de 2,5 mil pessoas, segundo a organização do projeto.
As Escolas que participaram estão localizadas na periferia de Planaltina e carentes da integração entre essa população e sua história. “É necessário almejar uma escola que esteja além de um lugar estático de educação, onde haja formas lúdicas de aprendizagem, que busque novas formas de reflexão, desta forma será possível uma prática educativa comprometida com um pensamento autônomo e libertário.”, discute Leonio Matos, coordenador pedagógico do projeto.
Este Projeto foi realizado pela AACHP – Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina com recursos do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF