Encontro Tupinambá de Culturas da Guanabara promove ações culturais gratuitas em resgate à memória da Baía de Guanabara
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Encontro Tupinambá de Culturas da Guanabara promove ações culturais gratuitas em resgate à memória da Baía de Guanabara
O Selina, ecossistema global de hospitalidade e estilo de vida, anuncia seu apoio oficial ao projeto GUANABARA PYRANGA. O evento, que celebra a rica memória territorial da Baía de Guanabara e a cultura dos povos originários do Brasil, acontece entre os dias 16 e 24 de agosto, em diversos pontos culturais do Rio de Janeiro.
O Selina se une ao GUANABARA PYRANGA para destacar a importância da preservação cultural e ambiental. O evento conta com uma série de atividades gratuitas, incluindo caminhadas em sítios arqueológicos, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas, que acontecerão no Centro de Artes da UFF, em Niterói, na Quinta da Boa Vista e na Fundição Progresso, na Lapa.
De acordo com Fabio Werneck, diretor do Selina no Brasil, o apoio ao projeto reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a cultura. "No Selina, buscamos criar sinergias profundas com as comunidades, artistas e associações locais para aumentar o impacto positivo nas regiões onde atuamos. Esse apoio é fundamental na construção de conexões significativas e duradouras, que inspiram e fortalecem as comunidades na nossa região".
Um dos momentos mais aguardados do evento é a caminhada de abertura em Itaipu, Niterói, ao redor de Duna Grande e Pequena, considerada o mais antigo sítio arqueológico e cemitério ancestral indígena no litoral brasileiro. Além disso, o Conselho Tamuya, que ocorrerá nos jardins da Quinta da Boa Vista, reunirá lideranças femininas indígenas de todo o Brasil para discutir justiça social, ambiental e territorial.
O evento acontece em um momento extremamente oportuno para a história dos povos originários brasileiros, com o retorno do Manto Tupinambá ao Brasil depois de 300 anos. A peça representa a possibilidade de conexão direta com as práticas do passado tupinambá. Acredita-se, ainda, que não seja confeccionada há mais de cinco séculos.
O projeto GUANABARA PYRANGA é uma colaboração entre a Originárias Produções e o Mi Mawai, contemplado pelo edital de chamada emergencial da Lei Paulo Gustavo, na linha “Diversidades em Diálogo”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Instituto Goethe e do Selina.