SEDET lança o programa “PROFISSIONALISA” no Distrito Federal em parceria com o Instituto Saber Amar

Trapézio Comunicação - 21/03/2024

A iniciativa visa reduzir o desemprego e fomentar o desenvolvimento econômico por meio da educação e da parceria com empresas locais


Divulgação

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal (PED-DF), entre janeiro de 2023 e 2024, a capital federal testemunhou um aumento na taxa de desemprego entre pessoas de 16 a 39 anos, passando de 48,4% para 50,2%. No mesmo período, essa taxa também cresceu nas regiões de média-baixa renda e baixa renda, atingindo 41,2%. Esses dados destacam a importância de investir em qualificação profissional como um meio eficaz de enfrentar os desafios do mercado de trabalho e promover a inclusão econômica e social.

É nesse contexto que surge o PROFISSIONALISA, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET/DF) em parceria com o Instituto Saber Amar (ISA), que visa proporcionar a jovens, a partir de 16 anos, e adultos de comunidades vulneráveis do Distrito Federal, especialmente mulheres, pessoas negras, membros da comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e teóricas essenciais para ingressar no mercado de trabalho.

Com uma carga horária de 143 horas, distribuídas ao longo de quatro meses, o PROFISSIONALISA, em sua edição inaugural, oferece palestras vocacionais e capacitações com profissionais qualificados nas áreas de produção cultural, maquiagem profissional e técnicas de trançado, seguido por um evento de conclusão em formato de Sarau que permitirá que os participantes demonstrem os conhecimentos adquiridos.

O Presidente do Instituto Saber Amar, Douglas Menezes, destaca a relevância essencial do Programa PROFISSIONALISA. “Com a taxa de desemprego entre negros e mulheres negras significativamente mais alta do que a média nacional, e com as mulheres, em geral, recebendo rendimentos inferiores aos dos homens no Distrito Federal, o PROFISSIONALISA não é apenas uma resposta imediata às necessidades atuais do mercado de trabalho. Ele representa uma visão de futuro, uma ponte para uma economia mais inclusiva e diversa. Com o apoio da Secretaria do Trabalho e a colaboração das empresas parceiras, espera-se não só transformar a vida de 105 jovens e adultos através deste programa, mas também inspirar uma mudança maior na sociedade, promovendo a igualdade de oportunidades para todos.” explica.

 

LANÇAMENTO DO PROGRAMA E CRONOGRAMA

O lançamento do programa está marcado para o dia 23 de março, com a realização das palestras vocacionais que têm o objetivo de orientar e direcionar os candidatos para a escolha assertiva do curso profissionalizante. Pessoas interessadas podem se inscrever através do formulário disponibilizado no Instagram oficial do Instituto Saber Amar (@isaberamar). Tanto as palestras quanto o curso e a formatura ocorrerão na Casa de Cultura do Núcleo Bandeirante.

O Programa PROFISSIONALISA é totalmente gratuito e tem vagas destinadas prioritariamente a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, conforme critérios do ISA e da Política Distrital de Qualificação Social e Profissional. Com 105 vagas disponíveis, sendo 35 em cada curso, caso as vagas não sejam preenchidas em sua totalidade, haverá uma 2ª chamada do período de inscrições. As informações serão disponibilizadas no site da SEDET (www.sedet.df.gov.br) e no Instagram do Instituto Saber Amar.

 

CIRCUITO DE PALESTRAS VOCACIONAIS

23 de março de 2024

14h00 - Maquiagem de A à Z com Sabrina Mello

15h00 - A Produção Cultural e os Eventos pelo Mundo com Karen Monteiro

17h00 - Trançando seu futuro, ancestralidade como caminho com Paula Olivio

 

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

30/04/2024 - Início das aulas

30/04 a 09/08/2024 - das 09h às 12h e das 14h00 às 17h00 - Período das aulas

10/08/2024 - das 09h às 21h Evento de conclusão – Formatura

 

SERVIÇO

O quê: PROFISSIONALISA – programa de capacitação profissional para jovens e adultos

Quando: 23 de março a 10 de agosto de 2024

Quanto: Gratuito

Onde: Casa de Cultura do Núcleo Bandeirante.

  • Compartilhe:
  • @