O Quarteto Transversal lança no dia 31 de agosto seu primeiro álbum nas plataformas digitais e com apresentação única na Casa Thomas Jefferson, às 19h30. A entrada é franca.
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
O Quarteto Transversal lança no dia 31 de agosto seu primeiro álbum nas plataformas digitais e com apresentação única na Casa Thomas Jefferson, às 19h30. A entrada é franca.
Formado pelos flautistas Rômulo Barbosa, Sammille Bonfim, Thales Silva e Welder Rodrigues, o Quarteto Transversal lança no dia 31 de agosto seu primeiro álbum nas plataformas digitais e com apresentação única na Casa Thomas Jefferson, às 19h30. A entrada é franca.
Intitulado “Hermeto Pascoal e seu Brasilerê”, o álbum traz 11 faixas com músicas do repertório do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, consagrado como um dos mais importantes músicos brasileiros. Com arranjos da compositora, arranjadora e flautista brasiliense Thanise Silva, as músicas exploram toda a família da flauta transversal, dispondo de flautim, flauta sol e flauta baixo, colaborando para criar a atmosfera sonora tão peculiar na obra do compositor.
Hermeto Pascoal, conhecido como “Bruxo”, é famoso por suas experimentações sonoras e tímbricas, utilizando desde instrumentos musicais convencionais até os mais variados objetos como bules, canos e brinquedos infantis em suas composições. Neste álbum de estreia, o Quarteto Transversal se apropria das idiossincrasias de Hermeto Pascoal e propõe a releitura de algumas de suas principais peças utilizando a linguagem da flauta transversal para representar o estilo único e inconfundível do mestre.
Para a flautista Sammille Bonfim, essas idiossincrasias presentes na obra de Hermeto permitem a criação paisagens sonoras muito distintas, uma das características que fazem de Hermeto um grande nome da música mundial. “Durante a transposição de suas composições para o nosso repertório, consideramos as limitações dos instrumentos, porém buscamos fazer uma viagem dentro da obra dele trazendo não só elementos que representam suas experimentações, mas, também, um diálogo com as múltiplas possibilidades das flautas”.
Segundo Sammille, o processo de gravação foi um grande desafio, pois mesmo em músicas com melodias mais simples, Hermeto Pascoal inova nos ritmos diferentes, nos compassos quebrados. “São peças de difícil execução e a arranjadora Thanise Silva trouxe essas particularidades rítmicas e melódicas de maneira bastante interessante, explorando os sons com todos os timbres das flautas”, assegura.
Algumas peças contam com a participação de piano, sintetizador, baixo elétrico e percussão, formando uma complexa trama camerística que amplia o nível retórico da linguagem estilística utilizada. Entre as obras de Hermeto estão na seleção: Viajando o Brasil, Forró Brasil, Salve Copinha, Eita Mundo Bom e Voz e Vento.
A direção musical do álbum é de Thanise Silva e a produção executiva é de Lautaro Wlasenkov. A realização foi financiada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
“Hermeto Pascoal e seu Brasilerê” estará disponível nas principais plataformas digitais a partir de 31 de agosto. Saiba mais pelas redes sociais do Quarteto Transversal (@quartetotransversal).
Serviço:
Show de lançamento do álbum “Hermeto Pascoal e seu Brasilerê”, do Quarteto Transversal
Dia 31 de agosto, às 19h30
Casa Thomas Jefferson SEPS 706, Via W5 Sul, 906 - Asa Sul, Brasília - DF
Entrada Franca