Novo olhar sobre o clássico de Monteiro Lobato apresenta releitura crítica que atualiza o texto para públicos infantil e adulto De 6 a 8 de setembro. Entrada gratuita
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Novo olhar sobre o clássico de Monteiro Lobato apresenta releitura crítica que atualiza o texto para públicos infantil e adulto De 6 a 8 de setembro. Entrada gratuita
De 6 a 8 de setembro, o Espaço Cultural Renato Russo será palco da estreia do espetáculo infantil "O Minotauro", uma adaptação contemporânea e sensível da obra clássica de Monteiro Lobato, assinada por Abaeté Queiroz, Cristiane Sobral e Márcio Menezes.
As aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo ganham atualização nessa obra, na qual Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde e Dona Benta precisam salvar Tia Nastácia do terrível monstro mitológico que se encantou pelos bolinhos da quituteira. “O Minotauro” oferece uma experiência única, integrando elementos cênicos, musicais, audiovisuais e música original, criando um ambiente imersivo que promete encantar crianças e adultos de todas as idades.
Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantojuvenil brasileira, é celebrado por suas histórias mágicas que misturam fantasia e realidade, introduzindo personagens que conquistaram gerações. No entanto, parte de sua obra carrega visões que hoje são consideradas inadequadas, refletindo preconceitos raciais da época em que foram escritas. Reconhecendo essa realidade, "O Minotauro" propõe uma releitura crítica, atualizando e contextualizando os textos de Lobato para um público contemporâneo e mais consciente.
A adaptação preserva o encantamento e a educação presentes no original, mas com um olhar atento às questões de representatividade e inclusão. O espetáculo convida o público a refletir sobre a necessidade de revisitar clássicos literários, adaptando-os para os valores do século XXI, sem perder a essência que os tornou eternos. Como será que termina essa história?
"O Minotauro é uma adaptação da obra clássica de Monteiro Lobato, trazendo-a para o presente com uma releitura crítica e contemporânea. Nossa equipe se dedicou a manter a magia e o encantamento do Sítio do Picapau Amarelo, mas com um olhar atento à representatividade e à inclusão, atualizando os textos para refletir os valores do século XXI. Este espetáculo é uma celebração da cultura brasileira, que une tradição e inovação, respeitando a diversidade de nossa sociedade e oferecendo uma experiência imersiva e acessível para todos”, conta o diretor e dramaturgo, Márcio Menezes.
Com entrada gratuita, "O Minotauro" promete ser um marco na forma como as histórias de Monteiro Lobato são apresentadas às novas gerações, combinando tradição e inovação em uma celebração da cultura brasileira que respeita e reflete a diversidade de sua sociedade.
O projeto prevê sessões inclusivas no dia 6, com intérprete de libras e audiodescrição, e dia 8, com sessão acessível também para pessoas com autismo. Todas as sessões são abertas também para o público em geral.
“O Minotauro” tem produção da Tato Comunicação e Projetos e é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
Ficha Técnica
Direção - Márcio Menezes
Dramaturgia- Abaete Queiroz, Cristiane Sobral e Márcio Menezes
Produção – Jaqueline Dias/Tato Comunicação
Elenco - Abaete Queiroz, Camila Meskell, Kayla Cristina, Márcio Menezes, Mateus Ferrari,
Romulo Augusto, Sombrio da Silva
Concepção musical - Mateus Ferrari e Sombrio da Silva
Iluminação- Marcelo Augusto
Figurinos e cenografia - Cyntia Carla
Costureira - Neide Oliveira
Audiovisual - MeVer / Guilherme Carvalho
Fotografia - Gleyka Vieira
Acessibilidade - Rita Louzeiro
Design - Jailson Belfort
Assessoria de imprensa – Cíntia Rogner /Tato Comunicação
Serviço
O Minotauro
De 6 a 8 de setembro*, às 15h
Sala Marco Antônio Guimarães
Espaço Cultural Renato Russo
Entrada gratuita - Ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência de cada sessão, na bilheteria física do espaço.
*Sexta 6, sessão inclusiva com intérprete em libras e audiodescrição
Domingo, 8, sessão inclusiva para adaptação para pessoas com autismo.