Colaboradores participam no próximo domingo, dia 27 de outubro, da 1ª edição do Católica Running
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Colaboradores participam no próximo domingo, dia 27 de outubro, da 1ª edição do Católica Running
Nos últimos anos, a corrida tem ganhado cada vez mais espaço entre as práticas esportivas. Em 2023 foram registradas mais de 150 mil provas pelo país, de acordo com a Associação Brasileira de Corridas de Rua (ABCR), um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Além de trazer uma série de benefícios para a saúde física e mental, é uma excelente escolha para quem deseja melhorar a qualidade de vida sem gastar muito, tornando a corrida um dos esportes mais democráticos.
Pensando em incentivar os colaboradores, o Grupo UBEC, mantenedor da Universidade Católica de Brasília e do Colégio Católica Brasília, promove no próximo domingo, dia 27 de outubro, às 7h, o Católica Running, primeiro evento de corrida organizado pela instituição, no campus de Taguatinga da UCB. Essa é uma das iniciativas do projeto Jornada de Bem-Estar, que tem por objetivo promover um estilo de vida saudável, incentivando a prática regular de atividade física. Estão inscritos 200 atletas-colaboradores nas modalidades Caminhada 3km (geral), Corrida 5km (geral), Corrida 5km (60+) e Corrida 5km PCD (andantes).
O professor do programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB e atleta máster de corridas com obstáculos, Herbert Simões, defende que a corrida é um esporte muito democrático e que pode ser praticado por quase todo mundo. “A maioria que ainda não pode correr, pode se preparar para isso, mesmo se tiver alguma restrição física. Mas é fundamental passar por um check-up médico para excluir chances de doenças cardiometabólicas, que coloquem em risco o praticante”, explica.
Herbert é responsável pelo Clube de Corrida e Atletismo, vinculado ao projeto Universidade Ativa, e treina seus alunos nas terças e quintas-feiras, das 7h às 8h da manhã. Atualmente, cerca de 10 colaboradores frequentam o projeto e mais 5 atletas da Universidade. Além da assessoria para a prática esportiva em si, o professor orienta sobre como se alimentar de forma saudável, qualidade de sono, recuperação e manejo do estresse.
Outro grupo que se reúne semanalmente focado em cuidar da saúde é liderado pela colaboradora e atleta Amanda Adriana Martins e Silva. Com 24 participantes, eles se encontram toda sexta, a partir das 18h, para corridas e caminhadas desde o ano passado. Amanda explica que iniciou os treinamentos de corrida na UCB em julho de 2023, quando ingressou no Grupo UBEC, para se preparar para a Maratona de Porto Alegre (RS). “Devido à distância entre meu trabalho e casa, encontrei uma solução criativa para não abandonar os treinos: comecei a treinar nas dependências do campus da UCB. Inicialmente, treinava sozinha, mas aos poucos fiz amizades e convidei colegas para me acompanharem. Para minha surpresa, em pouco tempo, já éramos um grupo de 24 pessoas caminhando, correndo e cuidando da saúde juntas”.
A história de Amanda com a corrida iniciou há oito anos, quando trabalhava em uma loja de artigos esportivos. Em abril de 2016 participou de sua primeira corrida de rua de 10km e conquistou o primeiro lugar em sua categoria. Uma surpresa que a incentivou a continuar e a desenvolver uma carreira nas corridas de rua, com muitas premiações e conquistas ao longo dos anos. A prática, segunda ela, só trouxe benefícios. “Senti mais disposição para as atividades do dia a dia, minha autoestima aumentou ao observar e sentir minha evolução a cada treino, a qualidade do meu sono melhorou significativamente e a gordura corporal diminuiu bastante. Enfim, os benefícios para a minha saúde foram inúmeros”.
Para o professor e treinador Herbert, é notável a melhora na qualidade de vida das pessoas que praticam a corrida. “Muita coisa muda ao praticar corrida. Desde os relacionamentos, autoestima, saúde cardiometabólica e neuromuscular. Como já disse, é a modalidade mais democrática que conheço. Qualquer pessoa que seja capaz de correr, pode simplesmente começar a correr”.
Além da corrida no domingo (27), o evento contará ainda com atividades recreativas para crianças, aulas de Fit Dance, tenda de massagens e praça de alimentação, para os familiares que estarão esperando os atletas-colaboradores.