Evento, com entrada gratuita, reforça a luta do Novembro Negro no DF. A programação tem nomes como Martinha do Coco e Markão Aborígene
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Evento, com entrada gratuita, reforça a luta do Novembro Negro no DF. A programação tem nomes como Martinha do Coco e Markão Aborígene
Música e resistência se misturam neste sábado e domingo (9 e 10 de novembro) com o Festival Periferia em Movimento, no Complexo Cultural de Samambaia. Com a missão de ser um descentralizador da cultura no Distrito Federal, a programação tem hip hop e cultura popular, shows e oficinas de rap, dança, grafite, audiovisual e mamulengo. A programação musical começa no sábado (9), a partir das 15h, com apresentações de DJ Wrap, Black Spin, DJ Castelo Beatz, Markão Aborígine e Grupo Atitude Feminina. No domingo (10), também a partir das 15h, os shows são com DJ Lunary, DJ Tiago, BSB Girls, A Banca Norte Sul, Paga Sapo, Ramona Jucá, e Martinha do Coco.
O Festival Periferia em Movimento foi criado a partir da necessidade de descentralizar a cultura, e idealizado a partir de demandas das comunidades de Samambaia e Sol Nascente (que recebe a próxima edição). A ideia é abraçar as linguagens do hip hop e da cultura popular em um encontro de artistas escolhidos a partir de seu histórico de engajamento em lutas sociais e politização, de acordo com o coordenador do festival Tarcisio Pinheiro.
“Queremos construir um espaço de memória e resistência, onde a arte conduz a uma reflexão sobre identidade, ancestralidade e a construção de novos futuros, sobretudo no contexto do Novembro Negro”, explica. O festival é realizado por A Banca Norte Sul e integra o Projeto Diversidade Cultural e Cidadania, desenvolvido pelo Distrito Drag com fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).
Diante de um cenário em que a arte, sobretudo a que é produzida na periferia, é marginalizada, o projeto surge com a missão de exaltar artistas que são simbólicos em suas regiões, além de resgatar a força da cultura como elemento transformador, reafirmando seu papel enquanto patrimônio humano e fonte de dignidade. O festival reverbera a urgência de manter viva a tradição popular e o hip hop, que, em suas múltiplas facetas, carregam a alma e o coração das periferias.
Oficinas
O Periferia em Movimento é também um espaço intergeracional, de encontro e partilha, onde saberes ancestrais dialogam com as novas formas de expressão contemporâneas. Para reforçar este teor, uma programação de oficinas gratuitas é oferecida ao público nos dois dias de festival. No sábado, a partir das 10h, e no domingo, a partir das 14h, são ministradas oficinas de rap, dança, audiovisual, grafite e mamulengo. A participação é gratuita.
Veja a programação musical do Periferia em Movimento - Edição Samambaia
9 de novembro (sábado)
15h - DJ Wrap
16h30 - Microfone Aberto
17h - Black Spin
17h30 - DJ Castelo Beatz
20h30 - Markão Aborígine
21h - Grupo Atitude Feminina
10 de novembro (domingo)
15h - DJ Lunary
16h30 - DJ Tiago
18h - BSB Girls
19h - A Banca Norte Sul
19h30 - Paga Sapo
20h - Ramona Jucá
20h30 - Martinha do Coco
Oficinas
9 de novembro (sábado)
10h - Oficina de rap com Saulo Trindade
13h - Oficina de dança com Black Spin
14h - Oficina de audiovisual com Thiago
14h - Oficina de mamulengo com Thales
15h - Oficina de grafite com Amanda Owls
10 de novembro (domingo)
14h - Oficina de rap com Saulo Trindade
14h - Oficina de dança com Black Spin
14h Oficina de grafite com Amanda Owls
14h - Oficina de mamulengo com Thales
15h - Oficina de audiovisual com Thiago
SERVIÇO
Festival Periferia em Movimento - Edição Samambaia
Sábado e domingo, 9 e 10 de novembro
Programação musical, a partir das 15h
Oficinas culturais, a partir das 10h no sábado e a partir das 14h, no domingo
No Complexo Cultural da Samambaia (Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01)
Entrada: gratuita
Instagram: instagram.com/abanca_nortesul