Conjunto Nacional realiza palestra sobre o autismo para colaboradores

Simone Azevedo Comunicação - 04/07/2024

Iniciativa tem como objetivo capacitar os profissionais de atendimento a exercerem uma melhor comunicação junto aos clientes


Divulgação/Conjunto Nacional

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e também na interação social. Atualmente, estima-se que o Brasil, com seus 210 milhões de habitantes, possua cerca de 2,1 milhões de autistas. No Distrito Federal, em 2024, apenas na rede pública de ensino do DF, cerca de 10.605 alunos foram matriculados com laudos de autismo. 

Diante de um mundo cada vez mais diverso e que necessita com urgência de ações educativas e inclusivas, o Conjunto Nacional irá realizar nos dias 4 e 5 de julho palestras a seus colaboradores com o objetivo de promover conhecimento e disseminar informação assertiva. Afinal, o Conjunto Nacional, shopping localizado na área central de Brasília por onde circulam diariamente cerca de 50 mil clientes, entende que é fundamental que seus profissionais de atendimento estejam preparados para atender a todos os públicos com empatia e respeito.

Sob o tema “Aprendendo com o Autismo”, o shopping em parceria com o Centro de Educação Infantil (CEI) 11 de Taguatinga, traz a pedagoga, Luciene Marques, e a psicóloga, Samantha Couto, para um bate-papo leve e descontraído que tem como objetivo final oferecer um atendimento mais inclusivo e acolhedor ao cliente.

Visando a participação do maior número de profissionais, o shopping realizará a atividade em duas datas, sendo dois horários disponíveis em cada dia. O evento é restrito aos colaboradores do shopping.

Ações do shopping

 Em suas dependências, o Conjunto Nacional conta com a Sala do Aconchego, um espaço de descompressão totalmente idealizada para o público com TEA. O ambiente funciona no 2º piso, ao lado do Espaço Família, tem mobiliário ergonômico, climatização e conforto acústico, condições para trazer conforto e acolhimento aos clientes com autismo, sejam eles adultos ou crianças. O acesso ao local é gratuito e acontece no horário de funcionamento do shopping.  O espaço se soma a outras iniciativas do shopping voltadas ao público com TEA, como o empréstimo de fones abafadores de ruído a existência de vagas de estacionamento exclusivas para famílias de autista.

Perfil das palestrantes

Samantha Rodrigues é psicóloga clínica e escolar, especialista em Psicopedagogia Institucional e mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, assessora estudantes e professores em processos de ensino-aprendizagem na Secretaria de Educação (SEEDF) e atua como pesquisadora em temas relacionados à psicologia, saúde e educação.

Luciene Marques é professora do Atendimento Educacional Especializado da SEEDF com mais de 26 anos de experiência, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia clínica, mestranda em Educação Inclusiva com atuação na área do ensino especial e formação de educadores. 

 
 
 

 

 
  • Compartilhe:
  • @