CCBB recebe Iara Gomes e Jhoninha Medeiros no palco do Superjazz Festival

Tato Comunicação - 11/07/2024

Programação segue até 24 de julho, sempre às quartas, a partir das 17h, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso.


divulgação

Os jardins do CCBB Brasília se transformaram em palco caloroso para a celebração do jazz e do amor com o Superjazz Festival, com grandes encontros jazzísticos que celebram o encontro com a música afro-brasileira, às quartas-feiras, a partir das 17h. A entrada é gratuita, mediante emissão de ingresso no site www.bb.com.br/cultura, sempre às terças a partir do meio-dia, e na bilheteria física.

Nesta quinta semana, 10/07, o público vai curtir o sunset com a DJ Wash e, na sequência, shows no gramado que são ocupados por cadeiras de praia e cangas. A pianista Iara Gomes, que acaba de lançar seu álbum "Coisas Inúteis", abre a programação às 18h, acompanhada de instrumentistas Larissa Umaytá, Thanise Silva e Paula Zimbres.   

E para completar o o lineup da noite, às 19h45, Jhoninha Medeiros Big Band, grupo liderado pelo contrabaixista, compositor e arranjador e educador musical, e que conta com a junção dos naipes de uma Big Band tradicional, instrumentos de base, instrumentos com palhetas, instrumentos de metais e madeiras. 

A programação do Superjazz Festival começou no dia 12 de junho e segue até 24 de julho, com nomes como Sandro Souza e Brasília Samba Jazz convida Pedro Vasconcellos, Brasília Ska Jazz Club convida Julia Carvalho, Passo Largo convida Sombrio e Paulo Black 4teto convida Kaleb Mesmo. E a dupla de radialistas e Djs do Coletivo Superjazz, Dudão Melo e Mario Sartorello, segue à frente da rádio Superjazz Festival, que durante toda a temporada do evento, entre um show e outro, conta fatos e histórias do mundo do Jazz e dos artistas do festival.

Sobre as atrações desta quarta, 10/07
 

Dj Dudão Melo
Dudão Melo é radialista e produtor musical. Há 25 anos coleciona discos e tem uma pesquisa que tem o jazz como ponto de partida e se estende à música Brasileira, eletrônica e Afroglobal.Já Foi diretor de gravadoras como Sambaloco/Trama/Batida Sossegada e produtoras como Visualfarm/Bamba music. Atuou como gerente artístico de casas de Sp como Bar Brahma, Afrospot e Sarajevo. Já́ discotecou em Nova Orleans, Nova York, Luanda/África, Cidade do México, Buenos Aire e cidades pelo Brasil. É um dos produtores do programa Jazz masters, na Alpha Fm de Sp/Bsb e outras 33 rádios.

Dj SartÔ
Radialista profissional há mais de 25 anos, atua também nas áreas de curadoria musical e produção de eventos. Como músico, atuou como saxofonista em grupos diversos, chegando a gravar três discos com o grupo Araketu, além de grupos de música instrumental em Salvador (BA). Como DJ, SartÔ participa de projetos, festas e eventos, entre eles como DJ residente do Coletivo Superjazz.

Dj Wash
Iniciou sua carreira em 2001, mora atualmente em Brasília e passeia por diversos estilos musicais, como House, Disco, Rap, Breaks, Reggae, Soul e Brasilidades. Foi fundador do Coletivo de DJs e Produtores Funk the System, e da Label Butter Music. Criou a Dj School - escola de DJs em que atua como professor. Além do extenso currículo em festas e festivais, é colecionador de discos.

Iara Gomes
Iara é pianista e compositora, reconhecida por seu trabalho autoral e por sua performance na música instrumental brasileira e no jazz.  É Mestra em Música/Jazz Studies pela Universidade de Louisville (EUA), e Licenciada em Música pela UnB . Iara já foi vencedora de alguns prêmios nacionais, tocou em palcos e projetos importantes como o Instrumental Sesc Brasil, possui dois discos e alguns singles lançados e é professora da Escola de Música de Brasília.  

Jhoninha Medeiros Big Band
É um grupo liderado pelo contrabaixista, compositor, arranjador e educador musical, Jhoninha Medeiros. A formação do grupo conta com a junção timbrística dos naipes de uma Big Band tradicional, instrumentos de base, instrumentos com palhetas, instrumentos de metais e madeiras. Com essa riqueza sonora, a Big Band tem, em seu repertório, composições que entrelaçam com os ritmos brasileiros como: Samba, Ijexá, Baião, Frevo, em um diálogo com os lendários ritmos clássicos do jazz americano, como: Swing, Balada, Smooth Jazz, Funk, Pop. Pelo fato de ter na formação instrumentos peculiares, o público terá a possibilidade de conhecer instrumentos comuns em salas de concertos.

E nas próximas semanas:

 

17/7
17h Sunset com Dj Jungle Julia
18h Brasília Ska Jazz
19h15 Radio Superjazz
19h45 Passo Largo convida Sombrio  
 
24/7
17h Sunset com Dj Kashuu
18h Paulo Black 4teto convida Kaleb Mesmo
19h15 Radio Superjazz
19h45 Sandro Souza & Brasília Samba Jazz convida Pedro Vasconcellos


 
Sobre o CCBB Brasília
 
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
 
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
 
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
A conquista atende à Ação 24 da Agenda 30, que tem por objetivo reforçar a gestão dos programas, iniciativas e práticas ambientais e de ecoeficiência do BB e demonstra o alinhamento do CCBB Brasília a estratégia corporativa do BB, enquanto espaço de difusão cultural que valoriza a diversidade, a acessibilidade, a inclusão e a sustentabilidade porque transformar vidas é parte da nossa cultura.
 
Serviço
Superjazz Festival
De 12 de junho a 24 de julho
 
Horários:
Sempre às quartas-feiras
A partir das 17h  
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 12h do dia anterior a cada evento, terças feiras.
Classificação indicativa: Livre

Local: jardim do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

CCBB Brasília 
Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h 
Site/ bb.com.br/cultura

  • Compartilhe:
  • @