Com direção de Gabriel Linhares e fotografia de Lara Ribeiro, minissérie “Moda na Capital Criativa” estreia nesta quinta-feira (08/02), de forma online
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Com direção de Gabriel Linhares e fotografia de Lara Ribeiro, minissérie “Moda na Capital Criativa” estreia nesta quinta-feira (08/02), de forma online
Patrimônio Cultural da Humanidade e Cidade Criativa do Design, Brasília vai muito além das linhas curvas do arquiteto e das retas do urbanista. Prestes a completar 63 anos, a cidade consolida sua identidade como um terreno fértil para a expressão e a criação artística, especialmente na indústria da moda. Para dar visibilidade a essa produção genuinamente brasiliense, o Instituto Latinoamerica e a Produtora Life Studios, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, lançam, a partir desta quinta-feira (08/02), a minissérie “Moda na Capital Criativa”.
Dirigido por Gabriel Linhares e apresentado por Fernanda Castro, o projeto tem fotografia de Lara Ribeiro e estreia de forma online, às 18h, no canal do Instituto Latinoamerica no Youtube. Em cinco episódios, que serão lançados periodicamente até 24 de fevereiro, “Moda na Capital Criativa” explora a interseção entre moda e identidade cultural em Brasília, a partir de entrevistas com criadores de renomadas marcas que hoje se destacam no mercado nacional, como Dan Moreira e Enozor Júnior (Dane-se), a estilista Brunna Lettieri, as empresárias Ana Paula Gonçalves e Carol Rosignoli (Desapeguei Bonito), Natalia Miti (Miti) e Letícia Valle (Lago Beachwear).
De acordo com o diretor, o trabalho traz uma visão intimista dos criadores e seus processos criativos, permitindo que os espectadores se conectem com os bastidores da moda produzida na Capital Federal. Para ele, a iniciativa não apenas celebra a cena fashion em Brasília, mas também a utiliza como um catalisador para fomentar a indústria criativa da cidade. “É intrigante ver como a moda pode ser utilizada como uma ferramenta para promover o desenvolvimento econômico e cultural de uma região. Isso demonstra como a arte pode ser uma ferramenta de transformação social”, pondera Gabriel Linhares.
Segundo o presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, o projeto pretende também atrair um novo olhar para Brasília, geralmente vista apenas como o centro político do país, conquistando não só turistas, mas também investidores e profissionais da indústria criativa. “A moda não é somente uma forma de vestir; ela desempenha um papel crucial na expressão cultural, na socialização e na construção de identidade”, explica.
SERVIÇO
Lançamento minissérie Moda na Capital Criativa
Quando: a partir de 08/02 até 24/02, sempre às 18h.
Onde: Canal Instituto Latinoamerica, no Youtube (https://www.youtube.com/@InstitutoLatinoamerica)
Quanto: entrada franca
SINOPSES
Ep.1: Desapeguei Bonito (estreia em 08/02)
O Desapeguei Bonito é um espaço de moda circular e negócios colaborativos feito por mulheres que amam o que fazem! A comunicação espontânea e divertida do negócio deu origem à uma identidade visual vibrante, colorida e única. Em 2020, foram referência no mercado de segunda mão em Brasília, e expandiram a operação para uma loja de 300m2, onde viraram também um espaço colaborativo para marcas locais e autorais. Em 2022, foram premiadas em terceiro lugar no Pulse, uma competição nacional de startups oferecida pela B2Mamy e Google for Startups. Este ano, o DB contou sua história e conexão com a sustentabilidade em um evento TEDx focado em regeneração do planeta. Em uma entrevista incrível, este episódio traz a trajetória e na missão do DB, que é ressignificar o consumo de uma forma leve, descontraída, divertida e real, desenvolvendo o mercado da moda de segunda mão.
Ep. 2: Miti (estreia em 15/02)
A história da Miti, uma marca de moda 100% brasileira que cria peças confortáveis, práticas e com um toque extraordinário, é o tema do segundo episódio da minissérie Capital Criativa. Todos os produtos da Miti são criados e produzidos no Brasil, utilizando matéria-prima local. Essa decisão implica na otimização da cadeia de suprimentos, fortalecendo os polos industriais e gerando emprego e renda para a região. Além disso, o uso de matéria-prima local reduz a emissão de carbono. Comprando um produto da Miti, você apoia a indústria brasileira, a cadeia de suprimentos nacional e a geração de emprego e renda em nosso país.
Ep. 3: Dane-se (estreia em 17/02)
Neste episódio, mergulhamos no universo da moda e da cultura de Brasília, explorando a jornada inspiradora de Daniel e Júnior, os visionários por trás da marca de roupas Dane-se. Aqui, descobrimos como a Dane-se se tornou uma força na moda local. Os fundadores compartilham suas experiências na criação de roupas sem gênero, que desafiam estereótipos, e como essa visão autêntica trouxe vida a cada peça, unindo moda e cultura de maneira única. A sinopse destaca ainda a próxima etapa da Dane-se: sua expansão para São Paulo, o maior polo de moda do Brasil. Em uma mensagem final inspiradora, Dan e Júnior nos lembram de que a moda é uma poderosa forma de expressão pessoal e cultural, convidando todos a abraçarem sua autenticidade.
Ep. 4: Lago Bechwear (estreia em 22/02)
A Lago Beachwear é uma marca de beachwear que surgiu em 2019, fundada por Letícia Valle e Marcelo Isaías, que nasceu da paixão de Letícia pela vivência dentro de um biquíni. O nome LAGO se deu pelas águas brasilienses que banham o bairro onde o casal nasceu e cresceu. A marca traduz uma sensualidade chic, na medida, que representa uma mulher segura, que ama circular livremente entre praias e cidades e com um estilo de vida prático e autêntico. A qualidade, design sofisticado e modelagens que valorizam as curvas são fortes características das peças Lago e que enaltecem a estética única de cada mulher. Por isso, a marca quer vestir desnudando o mundo.
Ep. 5: Brunna Lettieri (estreia em 24/02)
A marca Brunna Lettieri, criada em 2016, tem como objetivo vestir mulheres confiantes e únicas. A estilista Brunna, que dá nome à marca, é especializada em alta costura e responsável por toda a parte de criação das peças, desde a escolha do tecido até os acabamentos impecáveis, que são suas marcas registradas. Todo o processo de desenvolvimento é feito manualmente, com amor e zelo em cada detalhe para que cada peça seja única, seguindo o lema da marca “Feito à mão com amor”. A Brunna Lettieri é uma marca que preza pela qualidade e exclusividade de suas peças, e que tem como objetivo vestir mulheres confiantes e únicas, que buscam se destacar com elegância e sofisticação.