O Forródas acontece em agosto e setembro, com apresentações, oficinas e participações de Maísa Arantes, Letícia Fialho e Thanise Silva
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
O Forródas acontece em agosto e setembro, com apresentações, oficinas e participações de Maísa Arantes, Letícia Fialho e Thanise Silva
Com o objetivo de preparar uma grande festa do forró, da cultura popular e das mulheres na música, a banda brasiliense “As Fulô do Cerrado” realiza, no Eixão do Lazer, entre agosto e setembro, a 2ª edição do projeto “Forródas Fulô”. Com apresentações musicais, oficinas e Rodas de Forró abertas, a proposta do projeto é que todas possam entrar e participar musicalmente da festança. A ideia é criar um ambiente acolhedor, seguro e aconchegante, onde as mulheres se sintam bem vindas e valorizadas nos seus fazeres musicais: um convite d’As Fulô do Cerrado para a união musical feminina no forró. As edições serão quinzenais, sempre aos domingos, cada uma com convidadas muito especiais.
A primeira edição acontecerá no dia 25/08, com participação especial de Maísa Arantes. No dia 08/09 o projeto retorna, com Letícia Fialho como a convidada da vez. E no dia 22/09 o Forródas se encerra, com Thanise Silva fechando as participações musicais. Todas as rodas tem a musicalidade das Fulô do Cerrado e são abertas a quem quiser participar e tocar, acontecendo sempre aos domingos, das 13h às 17h, no Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte (ao lado do Posto Jarjour). Tudo com entrada franca e livre.
Oficinas Formativas do Forródas
Além das Rodas de Forró, o Forródas também vai realizar oficinas musicais, para disseminar os fazeres da música na cultura popular e no forró. A primeira atividade será a Oficina de Pífano, que acontece no dia 24/08, onde Samara Tokunaga, integrante d’As Fulô do Cerrado, junto a Roberto Deusdará, pifeiro parceiro da banda, ensinarão sobre a tradição das Bandas de Pife, com cada aprendiz fabricando seu próprio instrumento e sendo iniciado ao toque musical. E no dia 21/09 será a vez da Oficina de Pandeiro, onde Jéssica Carvalho, também das Fulô, vai iniciar os participantes a técnicas e ritmos ligados ao forró. As oficinas são sempre aos sábados, das 10h às 12h, no Departamento de Música da UNB, sala Samambaia. As oficinas são gratuitas.
As Fulô do Cerrado
Sob a sombra das árvores da Universidade de Brasília e da união de cinco mulheres fascinadas pelos ensinamentos de mestres e mestras da cultura popular brasileira, surge a banda “As Fulô do Cerrado”. Impulsionadas pelos aprendizados de Mestre Zé do Pife e pelo dever de dar visibilidade às mulheres e à cultura popular em espaços artísticos, há oito anos movimentam o cenário musical do Distrito Federal com muito forró e misturas rítmicas que tornam seus shows encantadores e memoráveis. Em suas performances, cinco vozes femininas unem-se ao pífano e à rabeca para resultar em uma mistura original que transita entre um forró moderno e o universo brincante da cultura popular, tocando o coração de cada um que se depara com o som encantado das fulô desse cerrado!
O Forródas Fulô é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
SERVIÇO
Forródas Fulô - 2ª Edição
Rodas:
25/08, 08/09 e 22/09, domingos, das 13h às 17h
Onde: Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte (ao lado do Posto Jarjour)
Entrada Franca e Livre
Oficinas:
Fabricação e Toques Pífano (24/08) e Pandeiro (21/09), sábados, das 10h às 12h
Departamento de Música da UNB, sala Samambaia
Saiba mais: instagram.com/asfulodocerrado