Estrelado por Ana Guasque, autora do texto e que também assina a direção, e Eduardo Mossri, a peça costura recortes de textos clássicos, levados aos palcos ao redor do mundo, para narrar a história do teatro
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Estrelado por Ana Guasque, autora do texto e que também assina a direção, e Eduardo Mossri, a peça costura recortes de textos clássicos, levados aos palcos ao redor do mundo, para narrar a história do teatro
Com apresentação do Ministério da Cultura e da Bradesco Seguros, o Teatro Royal Tulip Brasília recebe a estreia nacional da comédia romântica:
Amantes do Teatro
Estrelado por Ana Guasque, autora do texto e que também assina a direção, e Eduardo Mossri, a peça costura recortes de textos clássicos, levados aos palcos ao redor do mundo, para narrar a história do teatro
Em Amantes do Teatro, uma atriz e um ator encenam um espetáculo enquanto compreendem a si mesmos e a dimensão da duradoura amizade entre os dois. Diálogo que também envolve debates sobre a passagem do tempo e conquistas humanas. A curta temporada de estreia nacional em Brasília, dias 15, 16 e 17 de março no Teatro Royal Tulip, antecipa extensa turnê por 15 cidades, com patrocínio da Bradesco Seguros por meio da Lei Rouanet, onde serão apresentadas 39 sessões.
Interpretando distintas personagens, que provocam reflexões com humor leve e vibrante, ator e atriz levam o público a transitar pela história do teatro por entre clássicos consagrados. Nesse mergulho através de um túnel do tempo da dramaturgia, o texto de Ana Guasque traz obras que datam da Grécia Antiga, do Renascimento até os dias de hoje, passando por autores como Moliére e Tchekhov.
Segundo a diretora e autora do espetáculo, Amantes do Teatro é uma comédia firmada nos alicerces históricos da cultura, “os quais serão apresentados ao público de maneira descontraída e carinhosa, para cativar os corações com leveza e muito humor”, almeja Ana.
Turnê nacional
No roteiro da turnê nacional estão previstas temporadas nas cidades de Ouro Preto, Uberlândia, Ilhéus, Luís Eduardo de Magalhães, Fortaleza, Recife, Vitória, Campina Grande, Belém, Palmas, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande e São Paulo. Em todas as praças haverá sessão com recursos de acessibilidade em Libras e audiodescrição. Em Brasília, será a do dia 16 (sábado).
Inclusão e formação
Como meio de promover a democratização do acesso à cultura, em cada cidade será realizada uma palestra com o tema “A História do Teatro” e entrega do texto do espetáculo em braile para bibliotecas acessíveis. E como contrapartida social, serão disponibilizadas cortesias para escolas públicas e instituições assistenciais. Ainda haverá a realização de um curso, com 40hs de duração, presencial e on line, com o título "Criando e Produzindo - Bases Técnicas e Criativas". Para obter mais informações, basta escrever para [email protected].
A realizadora
Este projeto é uma realização da Ana Guasque Artes & Entretenimentos, empresa dedicada à realização de espetáculos, filmes, séries, teatro, dança e formação cultural, com o intuito de ampliar acessos à cultura. Ana Guasque é diretora, atriz, bailarina e produtora cultural, natural de Porto Alegre, e reside em São Paulo desde 2006. É formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP e atualmente leciona de teatro nas Faculdades Integradas Campos Salles, onde também cursa Direito. Possui cerca de 35 espetáculos de teatro e dança no currículo, além de participações em novelas. É proprietária e coordenadora do Ballet Ana Guasque, em São Paulo, escola de ballet clássico e dança contemporânea que vem transformando a vida de crianças, jovens e adultos. No mesmo local, funciona a Del Vecchio Aulas de Música, administrada por seu marido Fernando Del Vecchio. Mais informações em @anaguasque e @amantesdoteatro, no Instagram.
Press-kit: https://bit.ly/AmantesdoTeatro
Ficha técnica:
Texto e direção: Ana Guasque
Elenco: Ana Guasque e Eduardo Mossri
Design de luz: Mário de Castro
Sonoplastia: Marcos Melo
Cenário: Augusto Vieira
Figurinos: Ana Guasque
Fotografias: Ary Brandi
Coordenação de artes gráficas: Gabriela Cima
Assessoria de imprensa Brasília: Território Comunicação - Rodrigo Machado
Produção Brasília: Deca Produções
Apresentação e patrocínio por: Bradesco Seguros
Produção e realização: Ana Guasque Artes & Entretenimentos
Serviço:
Amantes do Teatro – A Comédia
Local: Teatro Royal Tulip
Endereço: SHTN Trecho 01
Temporada de estreia nacional: dias 15, 16, 17 de março
Sessões: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19 h
Sessão com acessibilidade: sábado (16), com intérprete de Libras e audiodescrição
Ingressos: variam de R$ 10 a R$ 40
Bilheteria virtual: https://bileto.sympla.com.br/event/90992/d/240041/s/1638025
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Informações: [email protected]
Patrocínio: Bradesco Seguros.
Sobre o Circuito Cultural Bradesco Seguros:
Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderella”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da “Série Dell'Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.
Sobre Ana Guasque:
Diretora, Atriz, Bailarina e Produtora Cultural, Ana Guasque é formada pela Escola de Arte Dramática da USP é professora de teatro na Faculdade Campos Salles, onde também é aluna do 6º semestre de Direito. É natural de Porto Alegre, onde desenvolveu parte de sua carreira desde o ano de 1995. Foi duas vezes indicada Melhor Bailarina do RS, pelo Prêmio Açorianos de Dança e tem diversos espetáculos de dança e teatro no currículo. É autora do livro "Victória, Uma saga italiana no interior do Rio Grande". No teatro, seus trabalhos mais recentes foram: Mulheres de Shakespeare (2019), com texto da autora da Globo Thelma Guedes, no qual além de atriz, é a idealizadora e coordenadora do projeto, contracenando com Suzy Rêgo; Vamos Falar de Amor, Amor? (2018 / 2019) Com direção de Grace Gianoukas; A Bruxa Morgana Contra o Infalível Senhor do Tempo (2018), com Rosi Campos, e “A Noiva de Cristal” (2017 / 2018). Dirigiu e atuou em Amores do Palco no ano de 2022. Na televisão, fez participações das novelas Jesus, na TV Record, e A Força do Querer, Boogie Oogie, Sete Vidas e Haja Coração, na Rede Globo de Televisão. Em 2021, foi contemplada com o Prêmio Funarte RespirArte, pela criação do curta-metragem de dança “Esgotamento, Esgotado”, em parceria com a Geda Cia de Dança. Artista múltipla, veio da Dança que a acompanha desde os quatro anos de idade quando iniciou os estudos de Ballet Clássico. Possuí cerca de 35 espetáculos de teatro e dança no currículo, além das participações em novelas. Em 2023, apresentou com sucesso em São Paulo, o espetáculo Broken Cake – O Lar das Memórias Partidas, no qual também assina o texto e a direção. Administra o Ballet Ana Guasque, localizado no Bairro Alto da Lapa em São Paulo e Atualmente concilia o espetáculo com os projetos de audiovisual da produtora.
Sobre Eduardo Mossri:
Eduardo Mossri nasceu em São Paulo, capital, mas viveu grande parte da vida em Mogi das Cruzes. Ator, bacharel em Interpretação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tem uma carreira firmada no teatro com mais de 20 montagens no currículo. Após uma temporada de estudos em Londres, na Inglaterra, se apresentou com o monólogo “Ivan e os Cachorros”, de Hattie Naylor. Depois, veio o segundo monólogo, “Cartas Libanesas”, texto de José Eduardo Vendramini, que foi indicado aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil na categoria melhor autor, além de participar de inúmeros festivais, inclusive internacionais. Em 2019, viveu o médico Faruq na novela Órfãos da Terra, de Duca Rachid e Thelma Guedes, na Rede Globo, obra que ganhou um Emmy Internacional em 2020 como Melhor Telenovela. Também foi destaque no elenco fixo das 4 temporadas da série Escola de Gênios, do canal Gloob, além do filme Coração de Leão de Alê McHaddo, Black Mirror. Série com Direção Owen Harris da Netflix, Vida Secreta dos Casais, de Bruna Lombardi para HBO, dentre outras.