5ª Edição do Operárias das Artes celebra a Cultura Popular no Palácio da Poesia

Candiá Produções - 11/07/2024

Apresentações de Jéssica Caitano e RAPadura e homenagem à multiartista Lília Diniz marcam o evento


Homenageada Lília Diniz - Créditos Davi Mello

Em um cenário onde a arte se torna a encruzilhada de lutas culturais, políticas e sociais, o projeto Operárias das Artes chega à sua 5ª edição reafirmando seu compromisso com o protagonismo feminino na arte, promovendo a ocupação cultural e artística da cidade e fortalecendo a economia criativa do Distrito Federal. Em dois dias de programação, 20 e 21 de julho, o projeto reunirá artistas locais e nacionais em uma ciranda diversificada na Casa do Cantador, em Ceilândia, para celebrar a cultura popular.

A programação contará com uma pluralidade de artistas – palhaças, poetas, atrizes, cantoras, compositoras, dançarinas, escritoras, instrumentistas – cis, trans, não-binárias, jovens e 60+, num verdadeiro emaranhado cultural que promete encantar toda a família. No sábado, 20 de julho, o público poderá desfrutar de espetáculos como "As Aventuras de Goyá na Agrofloresta", com Dielle Mendes, e "Vereda dos Mamulengos", do Grupo Casa Moringa, e celebrar ritmos como coco, maracatu, maculelê e ciranda com o grupo Taleta de Bambu, formado por Nanci Araújo, Magoo Vale Rio, Lina Rehem, Josiane Araújo, Margô Oliveira, Breno Trindade e Edu Bento. A noite será encerrada com a performance musical de Maboh & Os Jazzies e o coletivo Sambadeiras de Roda.

No domingo, 21 de julho, a programação continua com atrações como o espetáculo "Caixa de Mitos", da As Caixeiras Cia Teatro de Bonecas, e a performance cênica "Mulher da Vida" de Suene Karim. O destaque da noite será a conexão entre Brasília, Pernambuco e Ceará, com Jéssica Caitano convidando RAPadura para uma ode ao rap em Ceilândia, berço do hip hop, do forró e do repente no Distrito Federal. 

 

HOMENAGEADA

Este ano, o Operárias das Artes homenageia a multiartista maranhense Lília Diniz, que há mais de 30 anos transita pelos palcos do Brasil levando a poesia e o sotaque dos babaçuais maranhenses. Nascida no povoado Creoli do Bina, Tuntum, Maranhão, e alfabetizada artisticamente pela literatura de cordel, Lília é atriz, escritora, cantora, produtora, gestora cultural e brincante, com uma trajetória que reflete a riqueza e a diversidade da cultura popular brasileira. Com 5 livros publicados, o repertório da multiArtista evoca a força feminina ancestral e lança sementes para o reflorestamento de mentes e corações por meio da Arte. Ela se apresenta nos dois dias de programação, no sábado às 19h50 com o espetáculo “Jacá de prosa, cantiga e verso” e no domingo, às 18h10, acompanhada da poetisa Marina Mara, realiza o “Sarau Fogo”.

 

IMPACTO SOCIAL E ACESSIBILIDADE

Em seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, o festival conta com diversas medidas para garantir que todas as pessoas possam participar plenamente. Entre elas, a contratação de profissionais com deficiência, tradutoras(es) de Libras e audiodescritoras(es). Além disso, o Operárias das Artes promove uma ação de solidariedade: na entrada do evento, que é gratuito, as pessoas podem fazer doações de agasalhos, cobertas e cobertores para ajudar pessoas em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade. Para mais informações, siga o Instagram @operarias.dasartes.

 

SOBRE O OPERÁRIAS DAS ARTES

Idealizado por Nanci Araújo, cantora, atriz e militante cultural desde os anos 80, e produzido por Suene Karim, artevista com forte atuação na cultura popular negra, o projeto foi criado durante a pandemia de Covid-19 em 2020, e nasceu da necessidade urgente de apoiar financeiramente artistas mulheres, muitas delas mães solo e profissionais impactadas pela crise. Desde então, o projeto cresceu e se consolidou como uma ação de política sócio-cultural, promovendo a equidade de gênero e a inclusão das mulheres cis, trans e não-binárias na cadeia produtiva da cultura. Demonstrando a importância das mulheres artistas como trabalhadoras essenciais e pilar de sustento financeiro e intelectual de suas famílias.

 

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO 20 DE JULHO

17h - As Aventuras de Goyá na Agrofloresta, com Dielle Mendes

17h40 - Margô Oliveira

18h20n - DJ Rachel

19h10 - Grupo Casa Moringa, espetáculo Vereda dos Mamulengos, com Fabiola Resende

19h50 - Lília Diniz com Jacá de prosa, cantiga e verso

20h30 - Taleta de Bambu

21h20 - Maboh & Os Jazzies

22h10 - Coletivo Sambadeiras de Roda

 

DOMINGO 21 DE JULHO

16h - As Caixeiras Cia Teatro de Bonecas, espetáculo Caixa de Mitos

16h40 - Ana Bea e Dani da Silva

17h20 - Ànna Moura e Haynna

18h10 - Sarau Fogo com Lilia Diniz e convidadas

18h50 - Mulher da Vida, performance cênica com Suene Karim

19h10 - Taleta de Bambu

20h - DreeK

20h50 - Jéssica Caetano e RAPadura

 

FICHA TÉCNICA:

Nanci Araujo - Proponente, coordenação geral, diretora artística/ curadoria e musicista 

Suene Karim - Elaboradora, Produtora e coordenação administrativa financeira 

Valéria Amorim - Designer gráfica 

Candiá Produções - Assessoria de Imprensa

Jorge William Alves da Silva - Social Media

Iago Kieling - Cobertura audiovisual

Ian Soares - Assistente de Palco

Emily Damasceno - MC/ Apresentadora

Cinese Filmes - Cobertura fotográfica

Tauane Liz / Paula Miná - Assistente de Palco

Gabriel Mayê - Assistente de Produção e Coordenação da Feira

 

SERVIÇO:

Evento: OPERÁRIAS DAS ARTES – 5ª Edição

Datas: 20 e 21 de julho

Local: Casa do Cantador, Ceilândia, DF

Entrada: Gratuita

 

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Instagram: @operarias.dasartes

Facebook: /operarias.dasartes

 

  • Compartilhe:
  • @