Semantix zera emissão de carbono em acionamentos disponibilizados pela AWS

RPMA comunicação - 13/02/2023

A descarbonização completa é um dos passos da empresa em direção à agenda ESG

São Paulo, fevereiro de 2023 - Com o objetivo de atingir metas relacionadas à sustentabilidade, inovações diversas devem ser implementadas nas empresas, estimulando uma transformação sustentável. Para medir, relatar e reduzir a emissão de carbono, a Semantix, especialista em dados e brasileira pioneira em deep tech na Nasdaq, utiliza as ferramentas de carbon footprint da AWS.

Para reduzir as emissões, iniciando a elaboração dos relatórios de ESG da empresa, a Semantix utiliza os acionamentos fornecidos pela AWS, que orientam as pegadas de carbono. Uma das ações adotadas com o objetivo de reduzir os danos produzidos através da emissão de gases foi realizar o  direcionamento dos servidores para locais com melhores práticas de sustentabilidade - datacenters alimentados por fazendas solares. A movimentação leva a uma redução extremamente significativa da Carbon Footprint, perto da descarbonização. 

Carbon Footprint diz respeito à quantidade de carbono emitida pelas empresas. Diversos fatores influenciam nas medições utilizadas para quantificar a quantidade de gases do efeito estufa emitidos nas atividades do negócio em questão. O Brasil, com 3,2% do total mundial, é o sexto colocado dentre os países que mais emitem gases responsáveis pelo aumento da temperatura global, segundo levantamento publicado pelo SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa).

A AWS possibilita que os clientes desenvolvam soluções de sustentabilidade, que vão desde o rastreamento de carbono até a conservação de energia e a redução de resíduos, utilizando os produtos para ingerir, analisar e gerenciar dados de sustentabilidade. 

“Com os acionamentos da AWS, conseguimos monitorar a emissão de carbono, objetivando tornar a empresa cada vez mais sustentável por meio da inovação. Nossas ações administrativas a favor da preservação do meio ambiente estão se intensificando, alinhadas aos propósitos de escalabilidade da Semantix” afirma Enio Moraes, CIO da deep tech.

 

Sobre a Semantix

Fundada em 2010, a Semantix, líder em big data e IA na América Latina, democratiza a entrada das empresas no mundo data-driven, se tornando parceira para companhias em qualquer nível de maturidade de dados e facilitando a geração de valor através deles. All about data, possui robustez comprovada por meio do equivalente a crescentes 60 bilhões de reais processados em sistemas proprietários, nos quais estão inseridas bases integradas frictionless e plug and play. Brasileira pioneira em deep tech na Nasdaq, atua por meio de escritórios em São Paulo, Miami, Cidade do México e Bogotá, ultrapassando a marca de 700 empresas atendidas em todo o mundo nos segmentos de varejo, financeiro, saúde, telecomunicações e indústria 4.0.

 

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services tem sido a oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho na nuvem e agora tem mais de 200 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, segurança, híbridos, virtuais e realidade aumentada (VR e AR), desenvolvimento, implantação e gerenciamento de mídia e aplicativos a partir de 99 zonas de disponibilidade em 31 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 12 zonas de disponibilidade e mais quatro regiões da AWS no Canadá, Israel, Nova Zelândia e Tailândia. Milhões de clientes, incluindo as startups que mais crescem, as maiores empresas e as principais agências governamentais, confiam na AWS para potencializarem sua infraestrutura, tornarem-se mais ágeis e reduzirem custos. Para saber mais sobre a AWS, visite aws.amazon.com.

  • Compartilhe:
  • @