Na Trilha do Teatro leva espetáculo e oficina para diferentes espaços do DF

Assessoria DF - Josuel Junior - 17/03/2023

A Cia Burlesca, desde o início de sua atuação em 2008, desenvolve ações com e para escolas públicas, auxiliando no despertar do olhar crítico e consciente do estudante para assistir a um espetáculo e estimulando um diálogo entre espectador e artistas da obra.


Foto: Cássia Oliver

A partir de 21 de março, escolas rurais de diferentes Regiões Administrativas do DF receberão o novo projeto da Cia. Burlesca. NA TRILHA DO TEATRO oferece um circuito gratuito de formação de plateia para estudantes do ensino fundamental por meio de três ações: mediação pedagógica, espetáculo “O Violinista Mosca Morta” e oficina de musicalização infantil.

Essa relação do grupo com as escolas rurais nasceu por meio de diferentes projetos assinados pela Cia. Burlesca, sempre transitando entre a apresentação gratuita de espetáculos, mediações artístico-pedagógicas e ações formativas diversas.

NA TRILHA DO TEATRO EM 2023

Uma verdadeira caminhada entre arte-educadoras e estudantes para vivenciar a experiência do teatro... Com uma metodologia que transforma o espectador em sujeito ativo, o projeto proporciona no primeiro momento uma mediação que ajuda o público de estudantes a se familiarizar com a linguagem teatral. O intuito é provocar os estudantes a pensarem sobre o que é, como se faz e porque se faz teatro. Assim, pode-se despertar o gosto pelas artes cênicas e a vontade de conquistar o prazer da autonomia interpretativa em sua relação com o espetáculo. Num segundo momento, após a apresentação da peça, esse trajeto lúdico contará ainda com oficina de musicalizacão com as mesmas turmas – uma expedição completa pelos caminhos do teatro!

E QUAL SERÁ O ESPETÁCULO?

Voltado para o público infantil, “O Violinista Mosca Morta”, interpretado por Pedro Caroca e dirigido por Mafá Nogueira, traz à cena a linguagem da palhaçaria e da música, construído pelo humor físico, sem texto falado, em que o palhaço Seu Cocó, em seu primeiro concerto de violino, é importunado por uma mosca que aparece no palco. Trava-se então uma batalha com o inseto e mesmo abalado, o palhaço não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Pedro Caroca / Coordenação de Produção: Julie Wetzel / Gestão Financeira: Marino Alves / Assistente de Produção: Pedro Henrick / Arte-educadores: Lyvian Sena, Patrícia Barros e Pedro Caroca / Direção do espetáculo: Mafá Nogueir / Operação de som: Jullya Graciela / Palhaço Seu Cocó: Pedro Caroca / Artista Gráfico: Nara Oliveira / Fotógrafo: Webert da Cruz / Assessor de Imprensa: Josuel Junior / Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth / Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

DATAS DE APRESENTAÇÃO

Em Março
EC Vale Verde - Planaltina
21/03 - formação e espetáculo
23/03 - musicalização

EC Aguilhada - São Sebastião
28/03 - formação e espetáculo
30/03 - musicalização 

  • Compartilhe:
  • @