Dicas e hábitos para conviver melhor com a dor crônica, um incômodo que assola uma parcela da população brasileira.
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Dicas e hábitos para conviver melhor com a dor crônica, um incômodo que assola uma parcela da população brasileira.
Imagine conviver com uma dor forte ou moderada por mais de três meses seguidos: esta é a dor crônica, um incômodo que atinge cerca de quatro em cada 10 pessoas no Brasil. Segundo o artigo "Prevalência de dor crônica no Brasil: revisão sistemática", publicado em 2021, que reuniu 35 estudos sobre o tema, a predominância desse sintoma variou de 23% a 76% dentre o total da população brasileira, com a média nacional de 45,59% dos pacientes. É mais frequente em mulheres.
As causas são diversas, desde quedas e lesões graves, infecções ou distúrbios auto-imunes, até mesmo alteração na capacidade dos nervos de transmitirem informações ao cérebro. O processo de manifestação deste sintoma é lento e pode começar com uma dor aguda, leve, que não é tratada, e evolui para estágios mais fortes, incomodando cada vez mais o paciente. Em parte dos casos, o quadro evolui para um estágio irreversível, e cabe ao indivíduo saber conviver com este sintoma.
A convivência com a dor pode ser amenizada através de hábitos saudáveis e práticas que ajudam o corpo a estimular a região dolorida. “Mudanças de hábitos são de uma grande importância para controle das dores crônicas. Além do tratamento médico, da alimentação saudável e da prática de atividades físicas, os cuidados paliativos com o corpo, como massagens, são grandes aliados para estimular que o próprio organismo reaja positivamente em relação às causas da dor”, explica a especialista em Medicina Integrativa e educadora física, Luciana Tokarski, empresária que fundou o Spa Cristal, em Brasília.
A especialista ressalta que o tratamento seja multidisciplinar, com médicos e profissionais qualificados para orientar as atividades, como um fisioterapeuta ou um educador físico. Luciana Tokarski lembra também que, para que se tenha saúde garantida, é importante também reservar um tempo para realizar atividades que tragam prazer, tranquilidade e relaxamento. O estresse, ansiedade e alterações de humor são fatores agravantes da dor crônica.
“Aqui no Spa trabalhamos com procedimentos indicados para estes casos, como a Massagem Relaxante, que estimula a musculatura e auxilia no combate ao estresse, estimulando o relaxamento; a Reflexologia, técnica que alivia tensões; a terapia com Pedras Quentes, uma técnica milenar que relaxa a musculatura e alivia dores; e a Hidrozônioterapia, banho com ozônio conhecido por agir em todo o corpo, promovendo relaxamento e alívio de dores” finaliza a especialista.
Spa Cristal By Luciana Tokarski
Colônia Agrícola, Riacho Fundo 1, Chácara 20, Vila Kanegae
Telefone para contato: 61 996482479
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Serviços agendados com antecedência mínima de 48h
Instagram: @spacristalbrasilia
https://www.cristalspa.com.br