Para 2023, a meta é expandir a atuação da rede de franquias no Brasil e entrar no mercado de Alagoas
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Para 2023, a meta é expandir a atuação da rede de franquias no Brasil e entrar no mercado de Alagoas
A Disensa, maior rede de franquias no varejo de material de construção da América Latina, segue ampliando sua atuação no mercado brasileiro. A franqueadora encerrou 2022 com faturamento de R$ 274,8 milhões, 12% superior aos R$ 244,8 milhões alcançados no ano anterior. Para 2023, já está prevista a entrada em mais uma praça: Alagoas. Além disso, a empresa pretende aumentar o ritmo de expansão e o faturamento da rede em mais de 10% este ano.
“Estamos encerrando 2022 com um balanço muito positivo. Aumentamos nosso faturamento e seguimos em ritmo de expansão. Fizemos duas campanhas de marketing, promovemos treinamentos, feirões presenciais com condições diferenciadas para negociações com fornecedores e vários encontros com os franqueados onde apresentamos todas as oportunidades oferecidas pela franqueadora. Tudo isso se reflete nos resultados dos lojistas, no fortalecimento da rede e na consolidação de um modelo de negócios vencedor para os franqueados”, explica o gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres.
A Disensa fechou 2022 com cerca de 200 contratos no Brasil e está presente em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A rede de franquias chegou ao Brasil em 2018, introduzindo um modelo diferenciado de trabalho: o de franquia de conversão, uma solução que transforma lojas de construções de bairros já existentes em membros de uma rede consolidada no mercado. Paralelamente, os resultados registrados pela franqueadora também atraíram investidores para o setor de varejo de material de construção, que escolheram a marca para ampliar o leque de seus negócios ou como primeiro investimento.
Campanhas aumentam faturamento da rede
Para reforçar a presença da marca no mercado nacional, ampliar as vendas e reconhecer clientes, franqueados e suas equipes, a Disensa realizou duas campanhas de marketing, com sorteios de prêmios. A primeira, “Aniversário Disensa. Você faz a festa”, ocorreu entre 01 de abril e 28 de maio e resultou em crescimento de 17% no faturamento das lojas nos meses de abril e maio, em comparação ao mesmo período de 2021.
Com investimento de mais de R$ 500 mil, divulgação off-line e on-line, a campanha distribuiu prêmios como um carro Fiat Mobi zero quilômetro (ano e modelo 2022), uma moto Honda Elite tipo scooter nova (ano e modelo 2022) e quatro kits de cozinha.
Iniciada em setembro, a campanha “Promoção Casa Campeã Disensa” teve um faturamento de R$ 72,6 milhões em vendas nas lojas participantes, crescimento de 10% em relação a igual período de 2021. No total, foram preenchidos 71 mil cupons para concorrer a 46 prêmios, como vale-viagem no valor de R$ 10.000, smart TVs 4K 50 polegadas, cervejeiras, entre outros. A Disensa ainda realizou uma campanha de incentivo com prêmios para a loja campeã em vendas, como forma de aumentar o engajamento das equipes e ajudar a alavancar os negócios.
Parcerias para oferecer mais soluções aos clientes e franqueados
A Disensa investe em parcerias com empresas de diversos segmentos para beneficiar os clientes finais e franqueados. Recentemente, a franqueadora fechou um acordo com a fintech Hub Cred, que atua para facilitar o processo de contratação de crédito em parceria com instituições financeiras, permite a antecipação de saque do FGTS, de até dez anos, de acordo com o saldo do cliente. Não há análise de crédito e o consumidor, inclusive, pode estar negativado. O pagamento é feito diretamente na loja, com taxas de juros reduzidas. O franqueado pode se cadastrar sem taxa e, quando o consumidor efetua a compra, a loja recebe o valor direto na conta corrente e à vista. O cliente pode fazer um novo saque entre 12 e 24 meses.
Outra novidade foi a parceria com a GetNinjas, aplicativo que conecta profissionais e clientes de diversos segmentos, inclusive do setor de construção. A Disensa está divulgando a plataforma em seu site e nas lojas para seus franqueados e clientes.
Em 2022, para oferecer mais opções de pagamento, a rede também se associou à Parcelize, um crediário digital que permite parcelamentos em até 24 vezes. Os valores das parcelas são informados no momento da compra, assim como os juros que serão cobrados, sem surpresas ou multas abusivas. Caso o consumidor antecipe parcelas, é descontado o valor dos juros. Para ter acesso, o cliente só precisa realizar o cadastramento on-line, que pode ser realizado nos estabelecimentos onde a forma de pagamento é aceita. Nestas lojas, há um QR Code que redireciona para o sistema. A aprovação sai em minutos e o cliente já pode utilizar o crediário para suas compras. O limite varia de acordo com a renda do solicitante. Em média, os limites aprovados são maiores que os liberados pelas operadoras de cartão de crédito. Os boletos chegam via SMS e a data de vencimento é definida pelo consumidor no momento do cadastro.
Ainda no ano passado, também teve parceria com a Picpay “Carteira Digital”, que conta com uma base de mais de 70 milhões de usuários, para oferecer cashback aos clientes. Entre 21 de novembro e 21 de dezembro, nas compras realizadas em lojas da rede e parceladas entre três e 12 vezes, pelo aplicativo do PicPay, aplicando o cupom da campanha, foi concedido 7% de cashback, limitado a R$ 100 ao consumidor. Hoje, cerca de 55% dos lojistas da rede aceitam o pagamento pela plataforma.
Novidades em treinamentos
A Disensa tem a cultura de investir em treinamentos, a fim de estimular o crescimento profissional dos franqueados e suas equipes e ajudar a melhorar a performance das lojas. Este ano, a rede lançou o programa Terças com T de Treinamento, com encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, às 16h, via Teams. A programação mesclou temas solicitados pelos próprios franqueados com conteúdos atuais, identificados pela rede como essenciais para o desenvolvimento do negócio. Entre os assuntos previstos estão: Marketing, Direito do Consumidor, Planejamento, além de capacitações com indústrias parceiras sobre produtos. Todos os franqueados, independentemente do tipo de loja, podem participar.
Outra novidade em 2022 foi o lançamento da plataforma Engage, que reúne todos os treinamentos e cursos oferecidos pela rede. A ferramenta conta ainda com uma área de mentoria específica para as lojas MAX e notícias relacionadas às novidades da rede.
Edições do Feirões Disensa promovem negócios com condições especiais
Com o objetivo de proporcionar um ambiente com condições exclusivas e gerar mais oportunidades de negócio, a maior rede de franquias de material de construção da América Latina promoveu duas edições do Feirão Disensa, nos estados onde a rede atua. Este ano, a franqueadora voltou a promover o Feirão no formato presencial. Em 2020 e 2021, os eventos foram suspensos devido à pandemia de Covid-19.
No fim de março, a rede promoveu o primeiro Feirão Disensa 2022, que contou com a participação de 28 indústrias, entre regionais e nacionais. O volume de negócios gerado totalizou R$ 3.100.000,00 (três milhões e cem mil reais). A última edição ocorreu em setembro e movimentou R$ 4.700.000 em negociações entre franqueados e as 35 indústrias parceiras que participaram do evento. Pela primeira vez, o evento contou com a participação de empresas estratégicas para os negócios, a fim de estreitar o relacionamento com os lojistas e apresentar as vantagens de firmar estas parcerias. Estiveram presentes marcas como PicPay, Santander, Toca Obra, PagSeguro e Pontual Tecnologia.
Plano de Fidelidade
Em 2022, a franqueadora lançou um programa de fidelidade para seus franqueados, com bônus para quem bate suas metas. Para ter acesso ao benefício, os lojistas devem comprar com as indústrias parceiras que fazem parte do plano e atingir o valor de compra no período definido pela franqueadora junto às indústrias, com base no perfil de cada unidade. Além de gerar capital para que os empresários possam reinvestir em seus negócios, a ação tem como objetivo fortalecer a relação da franqueadora com os fornecedores e, dessa forma, melhorar ainda mais as condições de compra das lojas. No ano, cerca de 140 franqueados se cadastraram no programa e já movimentaram aproximadamente R$ 4 milhões em compras com os parceiros no período.
O programa de fidelidade atualmente conta com dez indústrias parceiras dos setores de hidráulica, elétrica, pintura, básico (areia, cimento, tijolo, etc) e acabamento. Ao estabelecer a meta, a Disensa considera fatores como tamanho da loja, histórico de compras e percentual de cada categoria no faturamento. Para receber o bônus, além de atingir sua meta, o franqueado precisa comprar com 80% dos fornecedores participantes. O objetivo é garantir que as lojas tenham um mix de produto mais completo para oferecer a seus clientes. Ao bater a meta, o franqueado recebe um bônus que varia de 4% a 8% em relação ao valor negociado com as indústrias.
https://www.disensa.com.br/