Com projeto Empreendedorismo Feminino, Appian Capital Brazil estimula geração de renda no Agreste alagoano

Appian Capital Brazil - 10/03/2023

Cerca de R$ 400 mil reais já foram investidos no programa. Com previsão de crescimento de 80% em 2023, programa tem potencial de beneficiar 35 famílias; Dividido em três etapas, programa de formação e capacitação conta com apoio do Senai/AL; Com 19 líderes de família locais já participantes do programa, iniciativa tem como objetivo dar nova perspectiva de renda às moradoras da região;

Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado ao sólido compromisso no desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, apresenta o Projeto Empreendedorismo Feminino. Com investimento inicial de R$ 400 mil reais, o município de Craíbas, em Alagoas, foi a localidade escolhida para a primeira edição do programa.

Voltada à capacitação de mulheres líderes de família do agreste alagoano, no entorno das operações da Mineração Vale Verde - ativo do grupo que produtor concentrado de cobre -, a iniciativa tem como objetivo dar nova perspectiva de renda as moradoras locais. Dividido em três etapas: formação através dos cursos que são realizados em parceria com o Senai/AL, empreendedorismo na prática, onde as integrantes participam de feiras e eventos gastronômicos e manutenção (criação de instrumentos para geração de renda das participantes), o projeto já conta com 19 empreendedoras capacitadas. Técnicas de Confeitara/Salgaderia, com o uso de alimentos e produtos típicos da região, para preservação e fortalecimento da cultura local, além de técnicas de armazenamento, para melhor manuseio dos itens produzidos e até técnicas de atendimento ao cliente foram ministrados por cerca de 400 horas, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL). 

Ao fim da capacitação, as novas profissionais do segmento alimentício estão habilitadas a comercializar os seus produtos em feiras e comércios locais das cidades do entorno, estimulando, dessa forma, a economia local. “Estamos muito orgulhosos com o Projeto Empreendedorismo Feminino. Ao longo de dois anos, as novas empreendedoras do segmento alimentício ganharam uma profissão, aumentaram sua autoestima e tem uma nova fonte de renda. Elas têm a oportunidade de fazer sua própria história ao conquistar sua independência financeira, realizar seus sonhos e serem agentes multiplicadoras locais, inspirando outras mulheres da região”, explica Diogo Oliveira, diretor de ESG e Pessoas da Appian Capital Brazil. Diogo lembra também que trata-se de um marco, pois com apenas quatro anos de atuação do Brasil, o fundo segue com sólido compromisso com as comunidades do entorno de suas operações. 

Após a etapa de capacitação, todos as participantes do Programa Empreendedorismo Feminino recebem consultoria para comercializar e expor da melhor forma os produtos desenvolvidos, como por exemplo, orientações sobre registro de marca, definição e padronização de design e embalagens, informações técnicas como expor os valores nutricionais dos alimentos, além do código de barras dos produtos, conforme determina a nova legislação do consumidor entre outros. 

Empório Craibense: espaço de negócios exclusivo às novas empreendedoras

Para dar continuidade à jornada do empreendedorismo local junto as participantes do projeto, a Appian, por meio de seu ativo Mineração Vale Verde, acaba de inaugurar o Empório Craibense. No espaço gastronômico, criado exclusivamente para as participantes do Programa Empreendedorismo Feminino, o público terá acesso a todos os produtos desenvolvidos pelas novas empreendedoras. No local, é possível apreciar iguarias locais como salgados diversos e os famosos bolos de massa puba, de milho, de macaxeira e de leite, além de ambrosia, doce de mamão com coco, sucos, geleias, dentre outras iguarias alagoanas, feitas com produtos e insumos locais.

 “Esse é só o começo do nosso sonho — afinal, os sonhos não têm limite. Eu não tenho medo de sonhar — ainda mais quando alguém acredita tanto na gente, como foi o caso de vocês. Aqui está a prova viva que o sonho vale: o espaço Empório Craibense”, comemora Cícera Souza, aluna do projeto, residente em Craíbas, Alagoas, que lembra também sobre a importância da iniciativa para o seu desenvolvimento. “Só tenho a agradecer por construírem com o nosso sonho com a gente, inclusive cedendo transporte de ida e volta, de graça, de Craíbas para Arapiraca!”, emociona-se.

Localizado no centro no município alagoano, o espaço Empório Craibense fica aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h. Para mais informações, acesse a página no Instagram: @emporio.craibense.

Feiras comunitárias: nova oportunidade de geração de negócios

Além do Empório Craibense, as integrantes do programa têm nova oportunidade de negócios com "Feiras Comunitárias". Realizado dentro da Mina Serrote, o evento de periodicidade mensal conta com a participação de microempreendedores das comunidades vizinhas ao empreendimento e torna-se uma nova oportunidade para as profissionais apresentarem/ comercializarem seus produtos. 

Para saber mais sobre o Programa Empreendedorismo Feminino, acesse: Link

Sobre a Appian Capital Brazil 

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory.  Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com 04 anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois ativos no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil exporta anualmente 196 mil toneladas e atingiu ao marco de 18 mil toneladas de minério mensais, com o seu modelo único de gestão, com crescimento contínuo no mercado nacional.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Nesses anos de atuação no território brasileiro, a empresa protege 1.900 hectares de áreas naturais. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações. Para isso, investe em ações voltadas para gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes. Como resultado, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate - LTIFR) registrada pela empresa se mantém bem inferior à média do mercado e em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Com poucos anos de atuação no Brasil, aliado à sua forma gestão inteligente, a empresa já conquistou por duas vezes, em 2021 e 2022, a certificação Great Place to Work (GPTW), pelo compromisso com seus colaboradores.  Para saber mais acesse: Link . 

https://appiancapitaladvisory.com/pt-br/

  • Compartilhe:
  • @