Narrativas resgatam a memória, com cantigas e contos populares. Sessões agendadas para escolas e abertas ao público nos finais de semana
Hello! My name is Velma D. Sills and I'm author of Varsha. Varsha is a daily updated blog about travel, Fashion, everyday moments from all over the world.
We’ll send you the best of our blog just once a month. we promise.
Narrativas resgatam a memória, com cantigas e contos populares. Sessões agendadas para escolas e abertas ao público nos finais de semana
O CCBB Brasília está com novas atividades para o público infantil: o Teatro no Jardim do CCBB, com os espetáculos teatrais “Baú de histórias” e “Era uma vez...”, encenados por Adriana Bertolucci, Fanis Morais e João Pedreira. São contos e cantos populares, passados pela oralidade de geração em geração, como forma de preservação da memória e da cultura. As histórias escolhidas são oriundas de matrizes africanas, povos originários do Amazonas e de Portugal, que juntas formam a cultura brasileira.
Até o final de junho, o público é convidado a embarcar em aventuras que mexem com o imaginário e contribuem para o desenvolvimento da criança. No espetáculo “Baú de histórias”, que acontece às 16h aos finais de semana, os atores apresentam os contos “Juca e a serpente do Rio” e “A Princesa e o Sapo”. Narrativas sobre um menino inocente que era enganado por todos e sobre a princesa que não era amiga de um sapo falante.
Na sessão das 17h, os contos “A Casa do Coelho” e “Carne de Língua” compõem o espetáculo “Era uma vez...”. A Casa do Coelho narra a aventura de um coelho e seus amigos que tentam descobrir qual o mistério por trás de um barulho em sua casa. “Carne de Língua” conta sobre a busca de um rei pela cura de sua rainha.
As apresentações são permeadas por cantigas populares que dão ritmo aos espetáculos nas vozes dos três artistas. No repertório, ao som de violão e pandeiro, músicas como “Marinheiro só”, “Caranguejo não é peixe” e “Peixe vivo”, que compõem o cancioneiro popular há gerações. “As canções e histórias precisam ser cantadas e contadas para se manterem vivas”, enfatiza a atriz Adriana Bertolucci.
Aos finais de semana, os espetáculos são abertos ao público e acontecem no Jardim do CCBB Brasília, em duas apresentações, às 16h e às 17h. Durante a semana, às quartas e sextas-feiras, os espetáculos são destinados a grupos de escolas públicas e privadas. Para agendar a participação, as instituições devem entrar em contato com o Programa CCBB Educativo pelo telefone (61) 3222-0341.
Sinopses
Baú de histórias
Juca e a serpente do Rio
Um dia, Juca ganhou da Serpente mágica do rio três presentes. Porém, ele tinha que guardar segredo sobre esses presentes. Enganado por um falso amigo, Juca acaba contando sobre seus presentes e os perde. Com a ajuda da Serpente do Rio, Juca dá uma lição no amigo malandro e consegue recuperar os presentes perdidos.
A princesa e o sapo
Uma princesa que não sorria e não tinha amigos perde sua bola de ouro, presente dado pelo seu pai. Um sapo falante ajuda princesa a recuperar sua bola em troca de uma condição: ela deveria mostrar para ele um belo sorriso. Achando que ia enganar o sapo, a princesa fez sua promessa, mas não pretende cumpri-la. E o que será que vai acontecer
Era uma vez...
A casa do coelho
Era uma vez um coelho que estava voltando para casa depois de um dia de trabalho. Ao chegar em casa e pôr a chave na fechadura ele escuta estranho barulho. Será que dentro de casa tem assombração? Sem coragem para entrar, ele pede ajuda aos outros animais. Vaca, cachorro e galo se unem para juntos enfrentar o desconhecido.
Carne de língua
Um rei muito preocupado com a saúde da rainha busca em todo o reino a cura para salvá-la. Na casa de um simples camponês percebe o quão forte e feliz é a sua mulher. Os dois, o rei e o camponês, fazem um acordo e passam a fazer uma troca de esposas para tentar a recuperação da rainha. Mas qual será o milagroso remédio do camponês?
Programação: Teatro no Jardim do CCBB
Sábados e domingos - até o final de junho
Horários: às 16h (Baú de história) e 17h (Era uma vez)
Acesso: gratuito, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB
Quartas e sextas – até o final de junho
Horários: 14h00 e 15h00
Agendamento pelo telefone: (61) 3222-0341
Classificação etária: livre
Local: Jardim do CCBB
Saiba mais da programação: https://programaccbbeducativo.com.br/ ou https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/
Serviço: Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil - Distrito Federal
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF - Tel.: (61) 3108 7600
Consulte a programação em www.bb.com.br/culturaou
https://ccbb.com.br/brasilia/ccbb-educativo/
Classificação indicativa: livre
Informações para Imprensa
Tato Comunicação
Jaqueline Dias
[email protected]
Cíntia Rogner
[email protected]
Assessoria de imprensa do CCBB Brasília: Patrícia Gomes Serfaty; [email protected]; Tel.: (61) 3108 7600 / (61) 9955 70703
CCBB Brasília
Aberto de terça a domingo, das 09h às 21h.
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF - Tel.: (61) 3108 7600
E-mail: [email protected]
Site/ bb.com.br/cultura
Facebook/ccbb.brasilia
Twitter/ @ccbb_df
Instagram/ccbbbrasilia
Youtube/ Bancodobrasil