Bloco do Prazer

Território Comunicação - 15/02/2023

Onde as brasilidades da música popular realçam o colorido da decoração e dançam nas fantasias das foliãs e foliões

No Carnaval, quando a democracia toma a cidade e as pessoas sentem o gosto real da liberdade, o centro de Brasília ferve, pede por alegria e as carnavalescas respondem colocando na rua o Bloco do Prazer. 
Onde as brasilidades da música popular realçam o colorido da decoração e dançam nas fantasias das foliãs e foliões. 
Elas são as protagonistas, pedem respeito, e querem seus corpos soltos para desfilar na folia. No Bloco do Prazer cabem todas, todos e todes, as únicas regras são sentir-se livre para usufruir o direito de ser quem é, viver a plenitude da orientação sexual e da identidade de gênero, e se orgulhar da cor, raça e origem. 
Inspirado na letra de Moraes Moreira e Fausto Nilo, e eternizada nos bailes e folias pela voz da diva Gal Costa, o frevo "Bloco do Prazer" dá nome à farra brasiliense. O bloco vai ao encontro do público - em sua sexta edição e com fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF - dia 17 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h, na Praça dos Prazeres (201 Norte). 
Para atender aos versos da canção que pedem para libertar corações ao som de um novo balancê, pois a vida tá pouca e se quer muito mais, sobem ao palco do Bloco do Prazer artistas que estão fervendo no cenário musical da cidade. 
O brilho de Gal Costa será reverenciado em homenagem na interpretação de clássicos pelas cantoras Emília Monteiro, Litieh e Natália Pires, e os instrumentistas Marcus Moraes e Ramiro Galas. A Fanfarra Maluvidas sobe ao palco com releituras de ícones femininos da MPB: Elza Soares, Gaby Amarantos, Lia de Itamaracá, Clara Nunes, Dona Onete, entre outras. As DJs Karla Testa, Libertina e Naju irão garantir o astral com muita música brasileira. 


Inclusivo 
Para 2023 o Bloco do Prazer segue com o compromisso de incluir pessoas com deficiência, mas não só como espectadores, mas como trabalhadoras/es, desempenhando funções de produção e atendimento ao público. 
Ao público com deficiência, o Bloco contará com acessibilidade, espaços exclusivos, intérpretes de Libras e audiodescrição ao vivo. Além disso, vai promover um tour antes do evento começar para que tenham uma experiência imersiva durante as apresentações. 
“Vamos contar a história do Bloco e da Praça do Prazeres, conduzi-los pelo cenário e figurinos das artistas e apresentar a equipe técnica. Para as pessoas cegas e com baixa visão, uma ação inédita no Carnaval do DF: profissionais irão realizar audiodescrição para que possam, em tempo real, mergulhar nessa experiência cheia de cor, brilho e movimento”, relata Karla Testa, idealizadora e produtora do Bloco. 

Oficinas 
Serão ministradas quatro oficinas gratuitas com o objetivo gerar oportunidades de inserção no mercado de trabalho, sendo: de DJ e Performance, com a DJ, cantora, educadora, produtora musical e cultural Karla Testa; de Cenografia, com a designer de produto e marceneira Poli Salomé; de Adereços Carnavalesco, com Caio Costa, pesquisador pós-graduado em Comunicação e Figurino de carnaval; e de Diversidade, com a educadora e pesquisadora Lucrécia Silva. 

Campanha de arrecadação 
O Bloco do Prazer vai promover uma campanha de doação de alimentos não perecíveis que vão ser doadas para a ONG de combate à fome: Projeto Dividir. (www.projetodividir.com.br)

 

Bloco do Prazer Atrações: Homenagem à Gal Costa, com Emília Monteiro, Litieh, Natália Pires, Marcus Moraes, Ramiro Galas; Fanfarra Maluvidas; DJ Karla Testa; DJ Libertina; e DJ Naju 
Local: Praças dos Prazeres, na CLN 201 
Dia e horário: sexta-feira, 17 de fevereiro, a partir das 18h 
Entrada franca e livre para todos os públicos 
Informações: instagram.com/queroblocodoprazer   

 

Fotos de divulgação: https://bit.ly/BlocodoPrazer 

  • Compartilhe:
  • @