7 truques psicológicos para manter o equilíbrio no trabalho

Publish Ideas | Grayce Rodrigues - 03/04/2023

Especialista destaca sete práticas que ajudam a lidar com situações inusitadas que podem desestabilizar o profissional durante o expediente.

A pressão por metas, cobrança por resultados, entre outras métricas que balizam a performance do profissional no meio corporativo podem causar uma série de instabilidades em indivíduos com habilidades comportamentais e socioemocionais pouco desenvolvidas.

Em 2022, o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), desenvolvido pela plataforma  Zenklub, avaliou fatores que determinam o bem-estar emocional dos empregados em diferentes setores da economia, e constatou que em áreas como o Mercado Financeiro, Bens de Consumo e Serviços, as preocupações com o trabalho são uma constante para boa parte dos entrevistados. 

Kelly Evangelista, mentora de carreiras e CEO do Fala Bancário, é egressa do setor bancário e acompanha de perto histórias de alunos que buscam orientações para lidar com a pressão e situações inusitadas que fazem parte do dia a dia no banco. 

“Hoje, os gestores enxergam um valor expressivo no desenvolvimento das chamadas people skills, que preparam o profissional para lidar com situações diversas que podem ocorrer nas rotinas de trabalho envolvendo clientes e colegas”, explica Evangelista. 

Ainda de acordo com Kelly, existem truques psicológicos que ajudam o profissional a não perder o controle diante de imprevistos, tendo, em contrapartida, mais serenidade para tomar dominar situações de conflito e manter o equilíbrio no trabalho. Confira a seguir! 

1. Anote seus pensamentos quando se sentir ansioso ou estressado. 
2. Se precisar de algo do seu gestor, fale como se fosse uma oferta e não um pedido. 
3. Fique em pé e ajuste a sua postura todos os dias quando chegar no seu local de trabalho, isso aumentará sua confiança. 
4.  Sempre olhe nos olhos do seu cliente ao falar e pratique a técnica do espelhamento, replicando gestos, tom de voz e linguagem corporal do seu interlocutor como forma de gerar identificação e conexão.
5. Sempre que aprender algo novo, ensine para algum colega. Isso te ajudará a reforçar o conhecimento adquirido.
6. Mantenha a calma com os chamados clientes atritados, escute o que eles têm a dizer e só depois proponha devolutivas para solucionar problemas. Assim você terá o domínio da situação.
7.  Seu cliente dificilmente lembrará do que você disse, mas com certeza lembrará de como você fez ele se sentir. Preze pela empatia e adote técnicas de comunicação persuasiva e escuta ativa para encontrar a melhor abordagem para cada perfil de cliente.

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