Gama Criativo em movimento

Marcos Linhares Comunicação - 12/05/2022

Artesanato e espetáculos darão o tom do projeto


Foto: Arquivo pessoal

Na quarta (18/05), às 10h e às 15h, o projeto Gama Criativo será lançado  em frente à Escola Classe 06 (EQ 09/19 Área Especial do Setor Oeste do Gama).  Vários artesãos do Gama estarão presentes com os seus produtos. A iniciativa visa estimular a economia criativa daquela região administrativa por meio de  por meio de espetáculos, exposição e venda de artesanato. O projeto conta com patrocínio do FAC/DF.

O Gama Criativo realizará seis feiras, sendo uma por mês, e irá contratar doze grupos do DF e entorno, sendo que dois se apresentarão em cada edição da feira.

A proponente do projeto, Maria Celma Tavares, fala que o evento fornecerá espaço aos produtores de artesanato, design e moda para exporem e venderem seus produtos.

"Pretendemos contar com 20 expositores e selecionar espetáculos culturais de grupos da cidade do Gama, oferecendo cultura, lazer e diversão a esse segmento da sociedade caracterizado pela baixa renda e pelo pequeno acesso às atividades lúdico-culturais", disse Maria Celma.

A artesã e idealizadora do Gama Criativo e filha da proponente, Jéssica Tavares,  afirma que o artesanato no Gama sempre esteve em segundo plano. "Não possuímos uma associação. Não temos histórico de união. São pequenos grupos que se organizam de forma precária e isolada. São realizados eventos esporádicos, onde todo o custo é bancado por cada participante. Daí a pouca adesão, pois os custos são altos. São vários profissionais, que expõem de forma precária ou fora da cidade, por falta de uma estrutura ou espaço adequado", apontou.

Ela também relembrou que o projeto Gama Criativo teve sua primeira ação no mês de agosto de 2019. Surgiu da união de um grupo de artesãos independentes do Gama.

"Naquele ano o grupo formado por cerca de  25 artesãos, coordenados por mim, realizou em três sábados alternados uma Feira de artesanato no estacionamento do Teatro Galpãozinho. Infelizmente, devido aos custos e dificuldades estruturais não foi possível retomar as atividades nos meses seguintes. Nos três eventos com público aproximado de 200 pessoas, houve exposição e venda de produtos artesanais, espaço gourmet e atrações voltadas ao público infantil", explicou Jéssica.

Chamamento

No dia do lançamento, será divulgado um chamamento de artistas e grupos no processo de seleção.  As inscrições serão analisadas por profissionais de notório saber na área artística. O processo inscrição e seleção de atrações garante a transparência na realização do intercâmbio. O processo seletivo é uma forma de garantir qualidade na programação e dar visibilidade e repercussão para a iniciativa, despertando interesse por parte do grande público e gerando a possibilidade de haver outras edições do projeto com a proposta de ser uma atração para as cidades de periodicidade anual.

Sétimo Festineco

O Gama Criativo fez uma parceria com o 7º Festival de Bonecos do Gama e fará o  lançamento dentro da programação de abertura daquele outro evento. A abertura contará com desfile de bonecos gigantes, Bateria da Escola de Samba Mocidade do Gama e apresentações artísticas nos horários de 10H e 15h.

Serviço:
O quê: Lançamento do Gama Criativo - iniciativa que realizará seis feiras de economia criativa, sendo uma por mês e contará com espetáculos, exposição e venda de artesanato
Quando: Na quarta (18/05), às 10h e às 15h
Onde: Em frente à Escola Classe 06 (EQ 09/19 Área Especial do Setor Oeste do Gama).  Vários artesãos do Gama estarão presentes com os seus produtos.
O projeto conta com patrocínio do FAC/DF.

Informações: Jéssica Tavares
https://www.facebook.com/gamacriativoagc

  • Compartilhe:
  • @