Brasília é Aqui - logo
  • Cadastrar matéria
Logo Brasília é Aqui
  • Página Inicial
  • Daqui
  • Matérias
    • Atualidades
    • Artes e Museus
    • Política
    • Governo
    • Economia
    • Ciência e Tecnologia
    • Cultura e Lazer
    • Festas e Shows
    • Saúde e Bem-Estar
    • Mobilidade e Viagens
    • Moda
    • Gastronomia
    • Esportes
    • Negócios e Empreendedorismo
    • Finanças e Mercados
    • Sociedade e Comportamento
    • Educação e Cursos
    • Bebê e Criança
    • Animais e Pet
    • Empregos e Oportunidades
    • Todas
    • Fontes de matérias
  • Horário de ônibus
  • Cinemas
  • Eventos
  • Loterias
Cadastrar matéria
Brasília é Aqui
Nossos sites

Minas é Aqui

Sampa é Aqui

Rio é Aqui

Brasília é Aqui

Sobre Nós

Política de Privacidade

Fale Conosco

  • Por Tato Comunicação e Produção
  • 28/07/2026

Música instrumental ganha as praças da Vila Planalto com temporada gratuita de concertos

Conexões Camerísticas na Praça – Edição Especial reúne músicos convidados em seis concertos que transformam espaços públicos em pontos de encontro entre arte, cidade e comunidade

Música instrumental ganha as praças da Vila Planalto com temporada gratuita de concertos
TELMO XIMENES

A música instrumental ganha as praças e espaços históricos da Vila Planalto com o Conexões Camerísticas na Praça – Edição Especial, projeto que promove uma temporada de seis concertos gratuitos em espaços públicos da cidade. A estreia acontece no dia 2 de agosto, às 11h30, no Casarão da Vila Planalto, com apresentação da flautista Sammille Bonfim e do violonista Vinícius Vianna. Ao longo da temporada, o duo recebe músicos convidados em diferentes formações, levando ao público uma programação que se estende até o fim de setembro.

Mais do que uma série de apresentações, o projeto nasce do desejo de aproximar a música instrumental do cotidiano das pessoas. A proposta é simples: trocar a formalidade das salas de espetáculo pelo clima acolhedor das praças e espaços públicos, mostrando que esse universo pode emocionar, surpreender e fazer parte da vida de qualquer pessoa.

Idealizado pela flautista Sammille Bonfim, o Conexões Camerísticas tem como núcleo artístico o duo formado por Sammille e o violonista Vinícius Vianna. A programação foi pensada para que cada concerto tenha uma identidade própria. Ao longo da temporada, a dupla recebe convidados como Thales, Quarteto Transversal, Grupo Manacá Brasil, Thanise e Pardal, criando diferentes formações e novas possibilidades de diálogo entre os instrumentos. O repertório percorre compositores clássicos, contemporâneos e latino-americanos, sempre apresentado de forma leve, próxima e acessível.

"Cada encontro é diferente, porque cada formação traz novas sonoridades e novas possibilidades de diálogo com o público. Quando ocupamos um espaço público com música, convidamos as pessoas a desacelerar, ouvir, descobrir novos sons e viver a cidade de outra forma. É isso que move o Conexões Camerísticas", destaca a flautista e idealizadora do projeto, Sammille Bonfim.

Cada domingo traz uma experiência diferente. Além da diversidade musical, o projeto convida o público a ocupar os espaços da Vila Planalto de outra maneira, transformando o Casarão e a Praça Principal em ambientes de convivência, escuta e descoberta. A proposta é que moradores, visitantes e pessoas de todas as idades possam parar por alguns instantes para ouvir uma melodia, conhecer novos repertórios e compartilhar a experiência da música ao ar livre.

Em agosto, os concertos acontecem sempre aos domingos, às 12h, no Casarão da Vila Planalto. Em setembro, a programação segue para a Praça Principal da Vila Planalto, às 15h30, ampliando ainda mais esse convite para que moradores e visitantes vivenciem a música ao ar livre.

Gratuito e com ações de acessibilidade, o Conexões Camerísticas – Edição Especial é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e reforça a importância de levar a arte para onde a vida acontece: nas praças, nos espaços públicos e no cotidiano da cidade, ampliando o acesso à música instrumental e fortalecendo a ocupação cultural da Vila Planalto.

 

Serviço

Conexões Camerísticas – Edição Especial

Casarão da Vila Planalto

Sempre aos domingos, às 11h30

02 de agosto – Sammille Bonfim e Vinícius Vianna

09 de agosto – Sammille Bonfim, Vinícius Vianna e Thales

16 de agosto – Sammille Bonfim, Vinícius Vianna e Quarteto Transversal

23 de agosto – Grupo Manacá Brasil

Praça Principal da Vila Planalto

 

Domingo, 20 de setembro

15h30 - Sammille Bonfim, Vinícius Vianna,

17h - Sammille Bonfim, Vinícius Vianna, Thanise e Pardal

Entrada gratuita ou solidária com doacao de alimentos não-perecíveis

Classificação indicativa: Livre

Realização: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)

 

Informações: @conexoescameristicas

  • X
  • f
  • @
Etiquetas:
  • Cultura e Lazer
  • Festas e Shows
Cadastrar matéria
Quer divulgar o sua matéria e ter a possibilidade de expor essa matéria para 5000 pessoas diariamente? Cadastre gratuitamente sua matéria.
Brasília é Aqui | 2026 | Todos os Direitos Reservados
Política de Privacidade | Termos de Uso | Fale Conosco | Feed RSS
Minas é Aqui | Sampa é Aqui | Rio é Aqui | Brasília é Aqui