A energia vibrante do frevo pernambucano invade o Clube do Choro de Brasília com a 14ª edição do Noites Pernambucanas, no dia 22 de novembro, a partir das 20h30, espetáculo multicultural que homenageia a cultura efervescente de Pernambuco. A noite dá início com a anfitriã Orquestra Popular Marafreboi que apresenta um repertório autoral repleto de autenticidade e celebra o frevo em todas as suas formas: de rua, de bloco e frevo-canção. Sob a curadoria e direção artística do Maestro Fabiano Medeiros, o evento promete um encontro único entre os ritmos nordestinos e o público da capital.

Para enriquecer a experiência, a programação conta com a presença especial de mestres pernambucanos, que trazem consigo a essência do frevo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A noite será abrilhantada pelo Maestro Formiga (PE), patrimônio imaterial de Pernambuco e regente da Orquestra Popular do Recife, fundada por Ariano Suassuna no Movimento Armorial. Formiga representa a tradição viva do frevo e a força cultural pernambucana.

Além dele, outros grandes nomes integram o elenco de convidados nesta noite inesquecível, como o Maestro Lúcio Sócrates (PE), regente da Orquestra Levino Ferreira e da Orquestra do Bloco das Ilusões, ambas referências na cena musical do frevo pernambucano e ligadas ao emblemático Galo da Madrugada. O cantor e compositor Ed Carlos e a cantora Meriele (PE) também estarão presentes, trazendo suas vozes e canções que mantêm viva a tradição e a inovação dentro do universo do frevo. E para completar o Coral Levino Ferreira (PE), um coral lírico feminino, enriquecerá o evento ao entoar com beleza e força o frevo de bloco, destacando a sonoridade única do canto pernambucano.

O Maestro Fabiano Medeiros destaca a importância do evento para a cultura popular brasileira. “O Noites Pernambucanas é mais do que um espetáculo, é uma celebração do frevo e da identidade nordestina. Trazer esses mestres pernambucanos para Brasília é essencial para difundir a força e a beleza do frevo, um símbolo da nossa cultura que resiste ao tempo e às transformações, mantendo viva sua essência”, comenta.

O espetáculo é uma verdadeira ode ao frevo, gênero que surgiu nas ruas do Recife no século XIX, mesclando ritmos de origem afro-brasileira com marchas e dobrados europeus, e que hoje é símbolo da identidade cultural pernambucana. Sua diversidade rítmica e coreográfica representa a rica expressão da cultura popular, unindo música e dança de forma única. Em Brasília, o Noites Pernambucanas reviverá toda essa intensidade, transformando o Clube do Choro em uma verdadeira “sucursal do Marco Zero”, coração cultural do Recife.

Promovido pela Beco da Coruja Produções e parte do projeto de Manutenção de Grupo da Orquestra Marafreboi, o Noites Pernambucanas é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, promovendo a continuidade e valorização dessa orquestra que carrega em sua identidade a tradição musical brasileira. Esse apoio é fundamental para o fortalecimento da Orquestra Marafreboi, que difunde a riqueza do frevo e permite que o público de Brasília experimente um pouco da cultura pernambucana em sua mais pura essência.

Ingressos

*Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Mais informações

Noites Pernambucanas no Clube do Choro

Data: 22 de Novembro de 2024, Sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Clube do Choro de Brasília
Classificação: Livre
Instagram: @orquestra.marafreboi