• Domingo, 29/11/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Uma tarde cultural em Brasília – conheça dois incríveis pontos - De Brasília

Ocupando um dos pontos mais nobres da capital brasileira, é possível encontrar o Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional, que contam com uma belíssima arquitetura e boas atrações, sendo dois dos principais locais para se visitar, sendo morador da cidade ou turista.

Com diversas opções como exposições e mostras artísticas ou eventos relacionados à literatura, estes dois pontos bem centralizados são parada obrigatória para todos que desejam ter um contato mais próximo com a cultura e com o conhecimento.

No decorrer deste texto você irá encontrar muitas informações importantes sobre o Museu Nacional Honestino Guimarães e também sobre a Biblioteca Nacional, como seu ano de construção, atrações culturais, entre outras.

Então, continue a leitura até o final e se surpreenda!

1.Museu Nacional 

Projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, também responsável pelos principais pontos da cidade de Brasília, o Museu Nacional Honestino Guimarães também é conhecido apenas como Museu Nacional.

Ele possui um formato de cúpula ovalado (muitas vezes comparado a uma nave espacial). Assim como a Biblioteca, teve sua inauguração no ano de 2006, no mesmo dia em que o arquiteto estava completando seus 99 anos de idade.

Tendo recebido como primeira atração, uma exposição sobre a obra de Niemeyer, o estabelecimento recebeu o nome Honestino Guimarães em homenagem ao líder estudantil, preso por quatro vezes durante a ditadura e morto em 1973, com apenas 26 anos.

1.1.Sobre a construção

O Museu Nacional Honestino Guimarães possui uma área total construída de 15000 m² e tanto ele quanto a Biblioteca Nacional, fazem parte do Conjunto Cultural da República.

O museu conta também com um amplo auditório que possui capacidade para mais de 700 ocupantes, além de salas de restauração e de exposições.

1.2.Exposições e Atrações

Este é um estabelecimento que tem como intuito fazer com que Brasília esteja integrada no Circuito Internacional das Artes, além de exibir o melhor que o Brasil tem a oferecer em termos culturais.

Diversos artistas renomados já tiveram seus trabalhos expostos neste local, em exposições itinerantes. E inúmeras manifestações podem ter seu espaço garantido no Museu Nacional Honestino Guimarães.

Atualmente, o estabelecimento conta com seis salas de exposições, sendo que duas serão desativadas e uma será disponibilizada para que aconteçam ações educativas, a fim de integrar os visitantes às obras expostas.

Dentre os principais eventos estão mostras de filmes, palestras, seminários e muitos outros de grande importância, os quais fazem com que a cultura seja disseminada e também que o turismo local se torne mais ativo.

1.3.A visitação ao Museu

Sendo um dos principais pontos turísticos da capital federal e berço de boa parte da história local, o Museu Nacional Honestino Guimarães recebe uma grande quantidade de visitantes todos os anos.

Seu funcionamento é de terça a domingo, incluindo feriados (exceto os dias 25/12, 01/01 e os demais feriados que realizem comemorações na Explanada dos Ministérios), no horário das 09h às 18h30, com entrada gratuita.

O estabelecimento fornece também visitas guiadas, para quem quiser conhecer ainda mais um pouco sobre as exposições. No entanto, as visitas precisam ser previamente agendadas por telefone e é necessário informar a quantidade de pessoas que irá participar do grupo de visitação.

2.A Biblioteca Nacional

Localizada ao lado do Museu Nacional, também na Explanada dos Ministérios e fazendo um contraponto ao seu formato ovalado, está a Biblioteca Nacional, que conta com uma arquitetura retangular. 

Também batizada por Leonel de Moura Brizola, ficou conhecida ainda como a Biblioteca Vazia por permanecer por certo tempo sem acervo e fechada à visitação.

Inaugurada em 2006 junto com o Museu Nacional e aberta ao público em 2008, ela disponibiliza o chamado sistema “híbrido”, pois proporciona informação tanto de maneira física, por meio de seu acervo e salas de leitura e estudo, quanto digital através de computadores e redes WiFi.

Atualmente, a biblioteca conta com cerca de 51 computadores, todos conectados à rede banda larga, como uma forma de pesquisa, ampliando assim o processo de inclusão digital na cidade.

A visitação à biblioteca também é gratuita e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h45 e aos sábados e domingos, das 12h30 às 18h30.

2.1.Sobre o acervo da Biblioteca Nacional

Apesar de ter sido considerada por um tempo como um local sem acervo, hoje em dia ela conta com uma vasta coleção, que é dividida em duas partes e, somadas totalizam cerca de 100.000 exemplares.

A primeira parte se trata de uma coleção popular que conta com obras de diferentes áreas do conhecimento, dentre elas direito, educação, psicologia, entre outras, e tem como intuito o fornecimento de dados para pesquisas mais específicas.

A segunda parte é uma coleção Brasiliana, que disponibiliza para pesquisas diversas obras de temas brasileiros, as quais tiveram publicações tanto no Brasil como no exterior.

Toda essa grande e valiosa coleção foi adquirida por meio de doações de inúmeras instituições, governamentais e não governamentais, assim como de acervos particulares vindos de pessoas físicas ou jurídicas.

Por meio desta grande coleção e também através da oferta de novas tecnologias, a Biblioteca Nacional visa promover ainda mais o hábito de leitura e a capacitação relacionada à informação.

3.Acesso e demais atrações

Tanto o Museu quanto a Biblioteca Nacional estão localizados na Esplanada dos Ministérios, bem próximos à Rodoviária do Plano Piloto, portanto o acesso aos dois locais pode ser bastante simples devido às diversas opções de ônibus urbanos e linha de metrô.

Além de conferir todas as excelentes opções culturais destas duas construções, que se trata de um conjunto arquitetônico com muita harmonia, os turistas ou moradores da região também podem aproveitar toda a vista da área externa com um cenário para belas fotografias ou ainda para a prática de diversos esportes, como corridas, caminhadas, pedaladas, patins, etc.

Tudo isso faz da visita a estes dois locais um ótimo passeio para curtir o dia com a família, amigos ou para apreciar tudo o que a região central de Brasília tem a oferecer.

 

Neste post foi possível conhecer um pouco mais sobre dois grandes monumentos da capital brasileira: O Museu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional.

Você teve acesso também ao horário de funcionamento dos dois locais e algumas atividades que podem ser realizadas, como as visitas guiadas ou pesquisas e estudos através do acervo ou da central multimídia. 

Agora basta agendar sua visita ou se programar para conhecer estes dois incríveis pontos no Distrito Federal!

Conhece mais algum ponto interessante naquela região? Compartilhe conosco.


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br