• Sexta-Feira, 30/10/2020
  • Brasília, C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Taguatinga uma das RA's mais queridas do DF - De Brasília


Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Taguatinga foi uma das primeiras regiões administrativas do DF, ela possui 61 anos e é muito conhecida por seu relógio. A famosa e carinhosamente chamada de Praça do Relógio é localizada no centro da região.

Na Praça do Relógio é o ponto onde se encontra a Administração de Taguatinga. A cidade é dividida em Norte e Sul e abriga um forte comércio, lojas, industrias e faculdades tradicionais e renomadas de Brasília também estão localizadas em Taguatinga.

Nesse texto conhecer um pouco mais sobre essa Região Administrativa do DF.

História de Taguatinga

Taguatinga foi fundada em 1958 e surgiu com o intuito de abrigar os trabalhadores que estavam construindo a capital federal. É uma cidade cheia de histórias e um ponto importante para a história de Brasília.

A Região Administrativa não era chamada de Taguatinga no início. Naquela época foi batizada de Vila Sarah Kubitschek, pouco depois foi chamada de Santa Cruz Taguatinga e hoje é conhecida apenas como Taguatinga.

A cidade tem uma boa localização, fica a cerca de 20 km do Plano Piloto e possui uma população de 250 mil habitantes.

Infraestrutura de Taguatinga

A cidade é autossuficiente e seus moradores conseguem resolver tudo por lá, não sendo necessário se locomover para o centro de Brasília.

Cerca de 66% de seus moradores trabalham na própria região, que conta com um forte comércio e estrutura. É considerada a região administrativa mais econômica do DF.

A Cidade conta com 22 escolas públicas, 7 centros de ensino superior. Na região também se encontram a UniCEUB e a Católica, duas das faculdades mais desejadas pelos moradores de Brasília.

Taguatinga fica localizada próxima das Regiões Administrativas: Riacho Fundo I e II, Samambaia, Ceilândia e Vicente Pires.

Pontos de diversão e turísticos em Taguatinga

Taguatinga apesar de ser uma grande cidade, conta com muita área verde. Tem o famoso Parque do Cortado, o Taguaparque e ainda fica próximo a Floresta Nacional de Brasília (FLONA).

E para quem gosta de uma boa diversão à noite, não vai faltar opções. Com uma vida noturna bastante agitada, é possível encontrar diversos bares, restaurantes e boates.

Taguaparque

O Taguaparque é um dos pontos de encontro mais utilizados pelos moradores que buscam praticar uma atividade ao ar livre. Conta com quadras de futebol de areia e vôlei, pistas para caminhada, aparelhos para prática de exercícios, quadra poliesportivas e muito mais. 

É palco de eventos esportivos e também de shows de artistas locais e renomados da música brasileira, também é onde ocorre a Pentecostes de Brasília.

O Taguaparque também abriga alguns projetos sociais como o Grupo Escoteiro Brownsea que realiza atividades aos sábados na parte da tarde e ensina crianças e jovens a importância do respeito ao próximo e com a natureza.

Parque do cortado

O Parque do Cortado é um local que não é muito utilizado pelos seus moradores, conta com um córrego e trilhas para caminhada, utilizadas principalmente por ciclistas que fazem trilhas no local. É muito bonito e o contato com a natureza traz uma sensação de tranquilidade.

Floresta Nacional de Brasília ( FLONA)

A Floresta Nacional de Brasília também conhecida como FLONA é um verdadeiro refúgio para quem busca um maior contato com a natureza. Ela é repleta de trilhas e nascentes, muito procurada por pessoas para fazer caminhada e trilha de bicicleta.

O local tem uma área de 9 mil hectares e é centro de preservação da natureza. É possível ver animais silvestres durante sua caminhada. É um verdadeiro refúgio em meio a capital federal.

As nascentes que existem na Flona são a responsáveis por abastecer o Rio Descoberto e ele é responsável pelo abastecimento de 60% da água de Brasília.

Restaurantes para comer em Taguatinga

A gastronomia da região também é excelente e variada, com diversos restaurantes e bares para tornar sua noite agradável, pessoas de todas as regiões de Brasília procuram os estabelecimentos de Taguatinga para aproveitarem uma boa gastronomia.

O carcará

O carcará é uma hamburgueria muito conhecida e respeitada na região. Fica localizada em Taguatinga Sul na QSA 11. O restaurante conta com opções de molho diferentes e caseiros, tem a opção hambúrguer vegetariano para atender a todos os clientes.

Mandaka

O mandaka é restaurante típico brasileiro, conta com um ambiente muito agradável e um atendimento eficiente. Fica localizado na QSD 23, lote 2. Um dos carros chefes do restaurante é a carne de sol. Vale a pena conferir.

Confeitaria pitanguinha

A tradicional confeitaria é uma ótima opção para quem é amante de doces, ela conta com diversas opções de tortas, bolos e doces. Ela também possui salgados e um ambiente agradável para conversar e tomar um bom café. Fica localizada na QNE 7, lote 9 da Avenida Comercial Norte.

Búfalo Bio

A churrascaria oferece um típico churrasco gaúcho. O ambiente é de primeira e conta com manobrista e um atendimento personalizado de primeira qualidade, ótimo para confraternizações. A churrascaria fica localizada na Estrada Parque Taguatinga chácara 35, lote 58.

Casas noturnas

Para quem gosta de uma noite mais agitada, Taguatinga tem muitas opções para oferecer. Ao longo de todo o Pistão Sul, é possível encontrar casas de festas para todos os gostos musicais.

Sim sem hora

Uma das casas noturnas mais conhecidas de Brasília. Ela conta com shows de diversos artistas locais e é ótima para quem gosta de um bom forró e de música sertaneja.

Coliseu beer

É uma casa de festa bem conhecida em Taguatinga. Oferece um ambiente agradável e descontraído, música de qualidade e variedades de bebida.

Alfa Club

O Alfa Club é casa noturna que tem um público mais jovem. O ambiente é agradável e seguro, e sempre buscam trazer cantores que estão fazendo sucesso no momento.

Santo Grau bar

O local conta com um ótimo ambiente e música de qualidade, muito pagode e cerveja gelada. É ideal para uma boa diversão e segurança.

 

Taguatinga é uma região completa e muito amada pelos seus moradores. É um local autossuficiente que atende todos os aspectos para uma boa vivência.

Muitos moradores de regiões administrativas do entorno de Taguatinga vão até lá em busca de diversão e em busca de serviços diversos.

O que você mais gosta em Taguatinga? Eu gosto do Mercado Norte, ahh, o pastel....


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br