Seis cachoeiras para conhecer no Distrito Federal

Por Paulo Lima - 05/04/2022


Foto: Cachoeira Chapada Imperial

Às vésperas de celebrar os 62 anos da capital federal, o Brasília é Aqui reuniu seis opções de cachoeiras para aproveitar o feriado de Páscoa e o aniversário da cidade com a família. Essa é a oportunidade para conhecer mais sobre as belezas naturais do nosso cerrado, contemplar a natureza e se refrescar nas águas transparentes das “cachus”, como os brasilienses costumam chamar intimamente. A época do ano é propicia, já que a vegetação está verde e agradável, em razão das chuvas dos meses anteriores. Ideal para se divertir, descansar e registrar bons momentos. 

Paraíso na Terra

Quem busca opções de meditação e ecologia, tem destino certo na reserva Paraíso na Terra. Localizada em Brazlândia, o lugar oferece cachoeiras de fácil acesso para ir com as crianças. No local é possível conhecer hortas orgânicas e até um templo de meditação. Para chegar até o Paraíso, basta seguir pela Estrutural e ir pela rodovia DF-001. Depois é necessário percorrer a DF-220 e, no km 4, chegará ao majestoso espaço. Há opções para day use e passar o fim de semana, com todo o serviço de hotelaria. Valores e informações adicionais pelo telefone (61) 98430 8754.

Cachoeira do Urubu

Mais uma opção para contemplar a natureza do cerrado junto com as crianças, e o melhor: sem precisar pagar nada por isso, é Cachoeira do Urubu. O local dispõe de pequenas preais, com areias finas, para que os pequenos possam se divertir e se refrescar. A cachu fica a 14 Km do Plano Piloto, na Comunidade Córrego do Urubu, no Lago Norte. Para chegar até o local, basta colocar no aplicativo no Waze ou Google Maps. Leve lanche para passar o dia e preserve a natureza! 

Chapada Imperial

O nome imponente, já diz tudo: Chapada Imperial. Fica em Brazlândia e trata-se de um santuário ecológico com trilhas ecológicas, 30 cachoeiras, projeto pedagógico, projeto bicho livre, reintrodução de animais silvestres, rota das árvores, museu eco-histórico e arvorismo. Para chegar até o império natural, você pode ir em direção à Brazlândia. Após 8 Km entrar à direita na bifurcação, pegando a DF-001.
Rodar 13 km de asfalto, virar à esquerda na DF-220 e continuar por mais 6 Km de terra. Informações sobre valores pelo telefone (61) 99961 9061.

Cachoeira do Tororó

Localizada a cerca de 30 km da Torre de TV, muito provavelmente já deve ter ouvido da cachoeira do Tororó. Fica dentro do Parque Distrital do Tororó, no município de Santa Maria, próximo à Penitenciária Papuda.  O acesso é pela DF-140, onde, mais à frente você encontra em uma estrada de terra mais ou menos no Km 6. Basta colocar no Wase ou Google Maps. O Salto do Tororó tem 18 metros de altura e possui um leito do rio pedregoso. Essa é uma opção para os mais aventureiros.

Balneário Chácara das Águas

Se você busca um parque aquático com piscinas de água natural para crianças e adultos, o Balneário Chácara das Águas vai te surpreender.  O local conta com playground, sinucas, fliperama, e trilha ecológica com trajeto em meio à vegetação nativa e pela margem do Rio das Pedras, com cascatas e corredeiras de águas límpidas com locais para banho. Fica localizado no Gleba 03, Chácara 378, Alexandre Gusmão, em Ceilândia. Basta colocar no Wase ou Google Maps. Informações pelo telefone (61) 9 8430 8754. 

Cachoeira Poço Azul

Uma das cachus mais conhecidas do DF, a Cachoeira Poço Azul é opção completa para quem busca água cristalina e gelada, em uma vegetação de arrancar o fôlego, tamanha beleza que oferece.  Fica próxima do Parque Nacional de Brasília, e é um lugar com trilhas incríveis que acompanha outras oito cachoeiras paradisíacas. Para chegar, basta seguir sentido Sobradinho. Após o balão do Colorado, vire à esquerda, sentido Brazlândia. Siga pela DF 001, sentido Lago Oeste. Quando o asfalto acabar, siga por mais 10 km pela estrada de terra e uma placa indicará a entrada. Mais informações pelo telefone (61) 9 9976 7298.


E aí, partiu cachu? Nós, do Brasília é Aqui noticiamos sempre as principais novidades a favor dos brasilienses. Se você gostou do conteúdo, compartilhe e comente! Nossa equipe de jornalismo trabalha diariamente para oferecer informações relevantes para a população. Para sugestão de pauta, entre em contato conosco através do e-mail [email protected]. Já fizemos um roteiro sobre os dias que vamos visitar cada cacheira. Vem com a gente!

  • Compartilhe:
  • @