bars

Roteiro para um final de semana em Brasília - De Brasília


Café Daniel Briand Pâtisserie / Instagram
Thanyeres Pammy Canaes 15/02/2021

Ao contrário do que muitos acreditam, o DF não é composto apenas por cenários políticos, mas também por diversos pontos de tirar o fôlego, os quais integram um roteiro para final de semana completo!

As belezas que a cidade oferece são capazes de encantar qualquer tipo de visitante, deixando-os com vontade de quero mais!

Então, se você deseja se surpreender e montar um roteiro para final de semana em Brasília inesquecível, continue lendo este post.

Aqui será possível encontrar diversas informações sobre atividades para realizar na sexta, sábado e domingo.

Confira!

Roteiro em Brasília – dicas iniciais

Se você quer realizar uma viagem de última hora, Brasília sem dúvidas é o melhor destino.

Geralmente se consegue passagens aéreas com preços mais atrativos aos finais de semana, pois muitos dos viajantes costumam ir até a cidade a trabalho, deixando o fluxo maior para os dias úteis.

Quanto à melhor época para ir ao DF, esta é entre janeiro e abril, período em que se tem grama verdinha devido às chuvas recentes, céu firme e azul.

Outro período que pode ser muito interessante é entre setembro e outubro, pois não há grande incidência de chuva, mas também já passou o período de seca.

Nestes dois meses também é possível ter um ar mais puro e clima fresco, ideal para quem quer fugir do calor intenso.

Agora, no que se refere ao transporte, o primeiro ponto a ser considerado antes de elaborar seu roteiro, é ter em mente que Brasília foi desenvolvida para locomoção através de automóveis.

Portanto, alugar um carro ou programar corridas de Uber/táxi são a melhor saída.

Se você gosta de pedalar, outra possibilidade também é alugar uma bicicleta e usá-la como meio de transporte.

Outro ponto é definir o local de sua hospedagem. Em geral, a região hoteleira é centralizada, o que permite elaborar diversos passeios.

Sabendo disso, é o momento de conhecer as principais alternativas para cada um dos dias de sua estadia por lá.

Então, deixe o preconceito de lado e se prepare para um verdadeiro vislumbre de belas paisagens e arquiteturas magníficas!

Sexta-feira – saiba o que fazer no DF

Nada melhor do que começar o roteiro tendo uma visão panorâmica da cidade. Para isso você pode iniciar sua visita com a Torre de TV.

Localizada no centro, ela conta com um mirante de 75 metros de altura e tem visitação com entrada franca entre terça e domingo, no horário das 09h às 20h.

Depois de uma belíssima contemplação, você pode aproveitar para adquirir ou apreciar os diversos itens vendidos na feira de artesanato que fica aos pés da Torre.

Os feirantes oferecem comidas típicas de diferentes regiões do país, arranjos com flores secas tradicionais do cerrado, roupas, bordados e enfeites para sua residência.

Para fechar o primeiro dia do roteiro, você pode fazer um city tour através de um ônibus turístico de dois andares.

Ele circula pelos principais pontos da cidade e dá a você a oportunidade de descobrir quais outros lugares deseja visitar com maior cuidado.

Agora, quanto à alimentação, existem diversas opções para todos os gostos e bolsos, porém para os amantes de uma bela vista, uma boa pedida é o Pontão do Lago Sul.

Este se trata de um complexo ao ar livre que conta com diversos bares, lanchonetes e restaurantes à beira do Lago Paranoá, ponto perfeito para uma refeição em companhia do pôr do sol.

Como aproveitar bem o sábado?

Para o segundo dia do roteiro, algo bastante recomendado é passear pelos parques da cidade onde é possível fazer caminhadas, observar a natureza local, andar de bicicletas e até mesmo aproveitar um delicioso piquenique.

Duas grandes opções são o Parque Olhos d’Água, que fica no final da Asa Norte e é mais próximo ao centro ou o famoso Parque da Cidade, que é bem mais amplo que o primeiro.

No almoço ou jantar é possível que você queira apreciar algo rápido e prático. Neste caso, as melhores alternativas estão nos shoppings do DF.

Se você não quiser sair da região central, pode ir ao Brasília Shopping que é menor, mas conta com boas opções de alimentação.

Além disso, existe o Shopping Iguatemi que fica no Lago Norte e conta com diversas lojas de grife e restaurantes dos mais variados estilos.

Por fim, uma última sugestão é o Park Shopping, que fica a uma distância maior, porém é o mais completo em diversas áreas.

Em qualquer uma dessas sugestões, será possível encontrar boas alternativas para o almoço ou jantar, independente se será uma refeição rápida ou mais elaborada.

Domingo – aproveitando bem o último dia

E para fechar o roteiro para o final de semana em Brasília com chave de ouro, você pode começar o dia com um delicioso café da manhã em um belíssimo jardim.

Uma boa sugestão é o Daniel Briand Pâtisserie, que promete trazer todo o clima e requinte francês para sua primeira refeição do dia.

O ideal é chegar por volta das 09h para que consiga um bom lugar, mas você pode deixar que a visita se estenda até a hora do almoço.

A próxima parada pode ser no Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios, onde é possível ver muito da fantástica arquitetura que torna a cidade uma das mais autênticas do país.

Lá também é possível visitar diversas Igrejas, como a Catedral de Brasília, que possui colunas em formato de mãos justapostas.

Há também o Santuário Dom Bosco, que possui diversos vitrais magníficos e um belíssimo lustre de cristal, que completam uma decoração de tirar o fôlego dos visitantes.

Estas são, sem dúvidas, duas das opções que valem grandes cartões postais.

E você pode fechar o terceiro dia com um passeio pela orla do Lago Paranoá e na Ponte JK. Há diversos restaurantes à beira do Lago e a vista é de tirar o fôlego.

 

Após conhecer estas sugestões, basta escolher as que mais lhe agradam para montar o seu roteiro para final de semana em Brasília e aproveitar o passeio!

Lembre-se de entrar em contato com os locais para verificar o funcionamento neste período de pandemia.

Bom passeio!