Roteiro de um dia em Brasília - confira tudo o que dá para fazer em um dia na Capital!

Por Thanyeres Pammy Canaes - 07/03/2022


Foto: Ramon Buçard / Unsplash

Definir um roteiro de um dia em Brasília pode ser a oportunidade perfeita para quem deseja apreciar uma das arquiteturas mais marcantes de nosso país.

E a Capital Federal tem inúmeras atrações, tanto para quem aprecia belíssimas construções, como para quem quer ter contato com um pouco da história do país e da região do DF.

Ao longo deste post você confere diversas dicas para percorrer durante sua estada por lá, em um roteiro de um dia em Brasília com sete diferentes pontos que certamente serão inesquecíveis!

Confira!

Memorial JK

Inaugurado durante o ano de 1981, o Memorial JK tem por intuito divulgar um pouco a história da vida de Juscelino Kubitscheck, tanto em seu lado pessoal quanto no político, e é uma das melhores alternativas para se iniciar um roteiro de um dia em Brasília.

Lá é possível visualizar uma série de fotos, painéis e objetos pessoais da família, seu escritório, uma pequena parte de sua biblioteca e também uma câmara com seus restos mortais.

Além disso, há uma ampla e completa sala para pesquisas e bem próximo a este importante ponto do DF é possível visitar um outro interessante museu: o Memorial dos Povos Indígenas.

Este último foi projetado por Oscar Niemeyer e idealizado por Darcy Ribeiro, com o intuito de causar a sensação de se estar em um ambiente típico da tribo Yanomami.

Por lá é possível assistir a diversas apresentações e outras atividades voltadas para a cultura dos povos indígenas.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Inaugurado ainda durante o ano de 1979, o também chamado “Centro de Convenções de Brasília" pode ser bastante apreciado por quem vai à cidade e quer conhecer um pouco de sua história sem grandes deslocamentos para outras regiões.

No local é comum serem realizados congressos, eventos, feiras, shows, palestras e etc., tudo isso com uma vasta opção de salas e auditórios.

Além disso, ele conta com equipamentos de última geração, tudo para que os profissionais e visitantes tenham uma excelente experiência.

E se você é ligado em esportes, pode aproveitar para conhecer também o Estádio Mané Garrincha, que teve sua inauguração prévia em 1974.

No local, além do amplo gramado e das arquibancadas, é possível encontrar salas de cinema, teatro e centros de convenções, bares, lanchonetes e restaurantes com excelente gastronomia.

Sem dúvida vale a pena conhecer estes dois lugares no DF!

Torre de TV

Um dos principais marcos visuais de Brasília, a Torre de TV possui cerca de 230m de altura e é uma das estruturas mais altas do país.

Ela foi projetada por Lúcio Costa e teve sua inauguração em 1967, com o intuito de receber diversas antenas de emissoras tanto de televisão quanto de rádio.

Além disso, ela conta com outras atrações, como um centro de eventos no mezanino do primeiro andar, que proporciona uma vista de 360º da cidade.

No mais, a identidade do DF está totalmente definida na parte interna, graças a um painel de azulejos produzidos por Athos Bulcão.

Aproveite ainda para adquirir diversos produtos típicos na Feira da Torre e para conseguir belas fotos em frente à fonte luminosa.

Catedral Metropolitana de Brasília

Originalmente chamada de Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, foi projetada por Oscar Niemeyer e teve sua construção iniciada em 1958.

Ou seja, ela se trata do primeiro monumento erguido na cidade, o qual foi concluído em 1960, mas só teve sua inauguração após dez anos, em 1970.

Ela conta com uma arquitetura extremamente peculiar, com vitrais magníficos e estátuas de anjos penduradas no teto, as quais representam os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Além disso, possui outra grande particularidade, a qual se trata de uma simetria espacial que possibilita uma ressonância acústica incrível. 

Isso permite que, pessoas próximas às paredes curvas em duas pontas opostas, consigam ouvir, mesmo que estejam falando em volume baixo.

E se você quer conhecer outros pontos culturais da cidade, saiba que próximo à Catedral também estão o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional, locais perfeitos para um roteiro de um dia em Brasília!

Congresso Nacional

Este é outro dos grandes cartões postais do DF, também projetado por Oscar Niemeyer, é ocupado pelos membros do Senado e da Câmara dos Deputados.

Ele conta com duas cúpulas, sendo que a menor e voltada para baixo é o local de atuação dos membros do Senado e a maior e voltada para cima, abriga os membros da Câmara dos Deputados.

Além das duas cúpulas existem também duas torres, cada uma com 28 andares, também pertencentes a estes dois grupos políticos.

Próximo ao Congresso, você encontra o Palácio Itamaraty, Palácio da Justiça, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Supremo Tribunal Federal, Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria Tancredo Neves e Monumento Dois Candangos.

Ou seja, por lá é possível conhecer diversos monumentos locais de grande importância para o funcionamento do país e, com certeza, vale uma visita.

Ponte JK

A Ponte JK é uma das construções mais recentes de Brasília (concluída em 2002), tendo pouco mais de vinte anos e já foi eleita como a ponte mais bela do mundo.

E além de proporcionar uma facilitação no transporte dos moradores e visitantes, ela permite que se consiga uma vista fantástica a partir dos diversos bares, restaurantes e lanchonetes que existem nas proximidades.

E aproveitando para complementar seu roteiro de um dia em Brasília, é possível conhecer também o Centro Cultural do Banco do Brasil, além de diversos outros pontos locais, que ficam bastante próximos deste importante monumento.

Palácio da Alvorada

E para fechar seu roteiro com chave de ouro está o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República.

Também projetado por Oscar Niemeyer, este foi o primeiro prédio de alvenaria da cidade e teve sua inauguração em 1958, sendo ocupado na época pelo ex-presidente Juscelino Kubitscheck.

Ele tem como intuito remeter ao padrão usado nos antigos casarões de fazenda em estilo colonial.

Sua beleza é complementada também pelo espelho d’agua que, além de refletir a imagem da construção, permite que se crie um espaço virtual com sensação de algo infinito.

Sem dúvida, com esta que é uma das principais obras da cidade vale a pena encerrar seu passeio pelo DF!

 

Gostou destas sete indicações de lugares para um roteiro de um dia em Brasília? Qual dessas obras mais te impressionou?

  • Compartilhe:
  • @