bars

Qual local é melhor para se morar - Asa Sul ou Asa Norte? - De Brasília

Follow

victoria.camara, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Thanyeres Pammy Canaes 15/03/2021

Pessoas de todo o Brasil veem na capital Federal uma excelente cidade para estabelecer residência, mas você sabe qual local é melhor para se morar, se na Asa Sul ou na Asa Norte?

E essa grande vontade de se fixar por lá se deve à imensa qualidade de vida que a região é capaz de proporcionar a todos que lá escolhem viver.

No entanto, devido a todos os fatores que a cidade possui, e também por ter sido totalmente planejada, o metro quadrado dos imóveis passa a ser um dos mais valorizados de todo o país.

Então, este post foi produzido com o intuito de mostrar qual local é melhor para se morar, a fim de que você conheça os benefícios oferecidos pela Asa Sul e Asa Norte.

Então continue a leitura deste até o final e descubra todas as informações sobre estas duas regiões!

Conheça mais sobre a história de Brasília

Para se entender o motivo que faz com que tal lugar seja bom para se viver, é preciso conhecer um pouco de sua história.

Com sua inauguração feita em 21 de abril de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek, Brasília passou a se tornar um dos principais símbolos da modernidade e integração em todo o país.

O planejamento estrutural e arquitetônico ficou a cargo de dois importantes profissionais da época: Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Todo esse plano fez com que ela pudesse oferecer um bom índice de segurança, infraestrutura de primeira, integração com a natureza, vias amplas e de qualidade, etc.

Tudo isso fez com que o DF se tornasse um dos melhores pontos para se viver, principalmente para a população de alta renda.

No entanto, seu crescimento gerou diversas possibilidades, graças ao surgimento das cidades satélites, as quais compõem a região administrativa da capital federal.

E por ter um desenvolvimento praticamente ininterrupto desde sua inauguração, ela se tornou uma das principais capitais, estando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Bem, após ter isso em mente, é o momento de descobrir qual é melhor para se viver - Asa Sul ou Asa Norte?

A resposta mais adequada seria: depende! Afinal é preciso levar em conta diversos quesitos, como as características que está buscando, preços dos imóveis, proximidade com seu local de trabalho, escolas, etc.

Neste caso, confira nos próximos tópicos diversas informações e os principais benefícios que cada uma delas é capaz de oferecer. Assim será possível tirar suas próprias conclusões sobre qual é a mais adequada às suas necessidades.

Asa Norte

Construída no Plano Piloto, a Asa Norte é um dos bairros mais tradicionais da cidade e se encontra bastante próximo à região central.

Em geral, ela possui imóveis de alto padrão, vias bem arborizadas e oferece muita segurança e tranquilidade aos moradores.

Todos esses fatores, no entanto, fazem com que a Asa Norte seja considerada uma das regiões com o custo de vida mais caro de Brasília.

Mas isso não impediu que novos empreendimentos fossem lançados por lá, aumentando a expansão imobiliária, trazendo diversos novos investidores para habitações de alto padrão.

No que se refere à infraestrutura, a Asa Norte é capaz de oferecer os seguintes itens:

- vias de acesso em excelente estado de conservação;
-
saneamento básico de qualidade;
- lojas dos mais variados segmentos;
- supermercados e farmácias em diversas quadras;
- Igrejas e templos religiosos;
- escolas e faculdades;
- shoppings, como o Brasília Shopping e o Boulevard;
- bares, lanchonetes e restaurantes;
- clínicas médicas.

Tudo isso faz com que os moradores tenham mais comodidade e não precisem se deslocar até outras regiões para conseguirem acesso a todos estes itens.

Agora quanto à moradia, é possível encontrar tanto opções bastante amplas e luxuosas quanto casas e apartamentos menores, com cerca de dois ou três dormitórios e suíte.

Isso faz com que as residências sejam vastas e bastante diversificadas, contendo prédios que possuem entre três e seis andares.

Para a educação, a Asa Norte conta com diversas escolas para todos os níveis de ensino, tanto públicas quanto privadas. 

E no que se refere ao ensino universitário, a UnB (Universidade de Brasília) está localizada nesta região.

Por fim, as opções de lazer e cultura na Asa Norte são bastante amplas, sendo que uma das principais é o Parque Olhos d’Água.

No entanto, é preciso levar em conta o custo de vida da região que, por ter uma excelente infraestrutura, segurança, centros educacionais e de lazer, acaba sendo consideravelmente alta.

E no que se refere ao transporte, a Asa Norte não conta com estação de metrô, mas suas vias e linhas de ônibus são bastante eficientes.

Já com relação à saúde, além das clínicas médicas, hospitais estão instalados por lá para atender aos moradores:

-
Hospital Regional da Asa Norte;
- Hospital Universitário de Brasília;
- Setor Médico Hospitalar Norte.


Asa Sul

E do outro lado do Plano Piloto está a Asa Sul, também um bairro bastante tradicional de Brasília, a qual conta com inúmeras opções de lazer e cultura para os moradores e visitantes.

Dentre elas, estão diversos centros de entretenimento, parques, bares, restaurantes e lanchonetes, os quais são capazes de atender os mais variados gostos.

Alguns deles são:

-
Parque da Cidade (Sarah Kubitschek);
- Cine Brasília;
- Pier 21;
- Pátio Brasil;
- Setor Comercial e Bancário Sul;
- Rua dos Restaurantes;
- Rua das Farmácias;
- Rua das Luminárias.

A tradição na construção dos imóveis nesta região se dá por conta de prédios mais antigos, com casas e apartamentos consideravelmente mais amplos.

Além disso, ela é a única região pertencente ao Plano Piloto que possui acesso por meio de metrô e conta ainda com excelentes linhas de ônibus.

E no que se refere à educação e saúde, diversas escolas (públicas e privadas) de todos os níveis de ensino também são encontradas por lá, assim como inúmeros centros e clínicas médicas, igrejas e templos religiosos.

Dentre eles estão:
-
Hospital de Base do Distrito Federal;
- Hospital Sarah;
- Centro Universitário Euroamericano;
- Escola Parque;
- Escola Salesiana;
- Igreja Nossa Senhora de Fátima;
- Santuário Dom Bosco;
- Templo Shin Budista Terra Pura.

No entanto, a região é mais conhecida por ser o ponto onde diversas embaixadas foram construídas, além de ser principal via de acesso para o Aeroporto Internacional de Brasília.

Sem falar na oferta de restaurantes que estão por lá, sendo os mais tradicionais e sofisticados de Brasília.

 

Com todas estas informações, ficará mais fácil definir qual local é melhor para se morar - Asa Sul ou Asa Norte.

Mas se caso você ficar com dúvidas ou então se desejar compartilhar sua opinião, não deixe de enviar o seu comentário!