• Sábado, 26/09/2020
  • Brasília, 17º C
Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.
Brasília é Aqui: Entretenimento, informação, crônicas, horários de ônibus e muito mais. Tudo em um só lugar.

Principais pontos turísticos de Brasília - De Brasília


Foto: Jose Assenco

Qual a melhor temporada para apreciar Brasília?

Uma temporada propícia para conhecer melhor essa capital é entre abril e junho, pois as vegetações estão mais verdes e bonitas, pois chove antes destes meses, o que faz com que a paisagem fique com um tom mais vibrante.

Já no período de agosto e outubro você deve ter cuidado, pois o tempo se torna mais seco, por isso é importante destacar que a hidratação fundamental neste período.

Outra dica é de visitar esta capital nos finais de semana e nos feriados, pois o local fica mais desabitado, o que pode favorecer para o turista na hora do lazer e de realizar as suas compras, já que os preços tendem a melhorar principalmente nesta temporada.


Por onde devo começar?

Bom, se você não faz idéia de por onde começar a desvendar este local maravilhoso, iremos dar umas dicas que pode facilitar a sua decisão.

Antes de tudo, é importante destacar que esta capital é famosa pelos seus prédios governamentais e obras arquitetônicas. Muitas destas obras foram feitas pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.

 

Praça dos Três Poderes

Pra inicio de viagem sugerimos que você comece indo para a Praça dos Três Poderes, onde ficam os prédios dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Ela se localiza no leste do plano piloto, com espaço de 120x220 metros.

Esta praça inclui esculturas como Os Guerreiros (popularmente conhecida como Os Candangos) apontados como um símbolo importante de Brasília, desenvolvida por Bruno Giorgi.

Existe também a escultura chamada A Justiça elaborada por Alfredo Ceschiatti adiante do STF. Nota-se também que existe a Pira da Pátria e o Marco Brasília em tributo a Unesco, a mesma que considerou Brasília um patrimônio cultural da humanidade.

Logo na parte leste da praça possui o Museu Histórico de Brasília, logo na face você pode apreciar a escultura da cabeça de Juscelino Kubitschek e a escultura de Oscar chamada Pombal.

Ainda mais a praça abriga acomoda o Mastro da Bandeira realizada por Sérgio Bernardes. E logo a oeste está situado o Panteão da Pátria em consagração a Tancredo Neves.

Além disso, existe no Salão Vermelho onde situa o painel de Athos Bulcão e também temos o espaço Lúcio Costa localizado sob o piso da praça.

Possivelmente você deve ter ficado curioso, com o tanto de opções que existe em um só lugar, mas esse é só o começo da nossa longa viagem por Brasília.


Congresso Nacional

Para dar partida a nossa viagem, temos o Congresso Nacional, um lugar muito popular com fácil acesso as linhas de ônibus. Ele possui uma arquitetura abundante que traz as populares cúpulas invertidas. Se você passar por esse lugar, não se esqueça de registrar uma fotografia, pois é um lugar maravilhoso.

O Congresso começou a funcionar em 1960. Atualmente as visitas são iniciadas entre as 9h e 17h30 no período de meia hora, ocorridas em grupo. Quanto aos finais de semana, você pode ficar livre para visitar este local, mas nas terças e quartas não existem passadas.

Na opinião de Oscar Niemeyer, essa obra é uma das suas melhores realizações profissional. As cúpulas deste Edifício representam o Plenário, sendo a maior o Plenário da Câmara dos Deputados e a pequena o Plenário do Senado Federal.

Além disso, o congresso possui em seu acervo, obras de Di Cavalcanti, Alfredo Ceschiatti, Marianne Peretti, Fayga Ostrower, Carybé e Maria Bonomi.

 

Palácio do Planalto

Dando continuidade a nossa viagem, não podemos deixar de lado o Palácio do Planalto onde é a sede do poder executivo do Brasil localizada próximo a Praça dos Três Poderes. Neste local, são realizadas reuniões ministeriais. Além disso, é no Palácio que se localiza o gabinete Presidencial, Civil e de Segurança institucional.

Além do mais, se você pretende visitar o Palácio, saiba que não irá precisar gastar nada com isso. As visitas ocorrem aos domingos, com entrada franca das 9h30 as 14h, sendo por ordem de chegada e realizadas em grupo.


Supremo Tribunal Federal

Ainda temos o Supremo Tribunal Federal que fica ao contrário do Palácio do Planalto. Logo a frente desta obra, você já consegue ver a Estátua da Justiça, considerada uma obra muito famosa.

Este prédio pode ser visitado de segunda a sexta das 10h às 11h. Nas segundas, terças e sextas o horário que permite visitas com agendamento antecipado é das 14h às 17h de forma gratuita.


Itamaraty

Você já deve ter escutado falar do Itamaraty não é mesmo? Se não, você precisa conhecê-lo. Este prédio consiste em uma sede do Ministério das Relações Exteriores, localizada na Esplanada dos Ministérios.

As obras contidas neste ambiente são todas de autoria dos artistas brasileiros, o que torna o ambiente ainda mais agradável e bonito. O Palácio foi contemplado com o objetivo de exibir um pouco da cultura brasileira aos convidados.

Você pode apreciar essas obras durante a semana toda no horário das 9h, 11h, 14h, 15h e 17h podendo ser realizadas em grupos de até 15 pessoas, e, além disso, você pode levar um amigo estrangeiro com você, pois as visitas são fornecidas em português, inglês e francês.

Portanto fique atento aos horários, pois as visitas são confirmadas apenas por agendamento.


Palácio da Alvorada

Dando continuidade ao nosso passeio, ainda temos o Palácio da Alvorada, considerado como a casa do presidente. Este local é um dos mais almejado de Brasília.

Sua arquitetura é apreciada pelos visitantes por conter um espelho d’água que vai de união com os suportes de concreto. Se você pretende conhecer esse lugar, saiba que é super seguro.

As visitas duram em média meia hora, e, além disso, existe a sala de reunião, biblioteca oficial, capelinha jardim e piscina, tudo para uma maior comodidade.

Nesse ambiente você poderá apreciar as obras de arte de artistas como: Ceschiatti, Volpi, Tarsila do Amaral e etc. As visitas podem ser realizadas nas quartas no período das 15h às 17h, cabendo depender se o presidente estará ou não em sua residência.


Palácio da Justiça

Logo adiante, temos o Palácio da Justiça famoso pela sua arquitetura moderna e gótica. Suas formas circulares com arcos realçam ainda mais a sua beleza, dando um toque de delicadeza no local.

Ainda mais existe a cascata de água, localizadas na fachada e o lago adiante do prédio. Ainda neste ambiente agradável, temos um jardim de inverno, salão negro e uma biblioteca com um agregado de cem mil obras.

O Palácio está aberto aos visitantes das 9h às 11h e das 15 às 17h de segunda a sexta quando feito o agendamento antecipado.


Biblioteca Nacional de Brasília

Para você que é um amante dos livros, temos a Biblioteca Nacional (BNB) onde oferece um amplo espaço com salas de estudo, ambientes para eventos e biblioteca digital.

Essa biblioteca funciona das 8h às 19h45m, já nos sábados e domingos o horário é das 12h30m às 18h30m. Então aproveite.


Ponte JK

Em seguida temos a ponte JK, considerado um dos monumentos mais famosos de Brasília. O seu prédio tem uma forma retangular e é enfeitado por um painel de um artista plástico chamado Júlio Pomar.

Sua arquitetura é composta por três arcos com lindos designers, com 1200 metros de extensão, e pra você que pensa em fazer caminhada esta é uma opção nesta cidade, onde é possível atravessar o Lago Paranoá. Ainda tem a opção de visitar os bares na orla do lago, o que não deixa de ser um programa totalmente familiar.


A Torre de TV e mirante de Brasília

Continuamente temos a Torre de TV e mirante de Brasília localizada no centro do Plano Piloto, sendo considerado um dos lugares mais prestigiados de Brasília. Possível vislumbrar essa paisagem como um cartão postal já que quando as luzes da cidade estão acesas, realça o plano de fundo que é o Congresso Nacional, deixando ainda mais lindo este local.

Este ambiente foi reformado recentemente e tem seu funcionamento de terça a domingo das 8h às 20h e nas terças das 14h às 20h.


Feirinha da Torre

E pra finalizar ainda temos a Feirinha da Torre onde você pode encontrar várias especiarias como roupas e sapatos, artesanatos, comidas típicas e pedrarias. Este ambiente combina pra você que gosta de estar presenteando alguém ou ama estar levando lembranças de viagem para a casa.

Lembrando que, esta feira funciona sábados, domingos e feriados. Nada melhor do que fazer umas compras na sua folguinha não é mesmo? Portanto fique atento aos horários e não deixe de aproveitar muito o seu passeio.


Horário de Onibus

Indique o número da linha ou nome da cidade.

Informações disponibilizadas por Horário de Onibus DF

www.horariodeonibusdf.com.br